Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    NEGÓCIOS

    Unisa realiza pesquisa inédita sobre a saúde de onças-pardas e onças-pintadas

    By 27/11/2024Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    Neste mês é celebrado o Dia Internacional da Onça-Pintada (29/11). Um estudo realizado pela Universidade Santo Amaro (Unisa), uma das principais faculdades de saúde do país, revela a presença de agentes virais e parasitários em indivíduos de onças-pardas e onças-pintadas, que vivem nos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. A pesquisa foi realizada pela médica veterinária Camylla Silva Pereira, durante seu Mestrado no Programa de Pós-graduação em Saúde Única, sob orientação do professor doutor Herbert Sousa Soares. 

    Os pesquisadores constataram, nas onças-pardas, a presença de vírus das famílias Coronaviridae e Parvoviridae, além de protozoários do gênero Hepatozoon. Em ambas as espécies, onças-pardas e onças-pintadas, foi detectada a presença de protozoários da ordem Piroplasmida, que são parasitas transmitidos por carrapatos. 

    De acordo com Camylla, quanto mais estudos realizados sobre agentes infecciosos e parasitários, maior é o avanço no conhecimento sobre a saúde das onças-pardas e onças-pintadas nos diferentes biomas em que estas espécies habitam. “Doenças infecciosas e parasitárias podem contribuir para o declínio populacional da vida selvagem, representando grave ameaça à biodiversidade”, pontua a veterinária. 

    “A crescente fragmentação dos habitats, aliada à presença humana e de animais domésticos em áreas antes ocupadas somente por espécies silvestres, pode impactar negativamente a fauna nativa. Além disso, este cenário pode afetar a saúde humana, favorecendo a existência de novas relações entre patógenos e hospedeiros”, destaca a pesquisadora. 

    Ainda segundo a cientista, é complexa a relação entre humanos, animais domésticos e silvestres, sendo necessário adotar medidas de prevenção e controle, além do monitoramento de alguns agentes, para reduzir a ocorrência de doenças infecciosas e parasitárias.  

    “A onça-pintada, maior predador terrestre das Américas tropicais, é uma espécie considerada como vulnerável na lista oficial de espécies brasileiras ameaçadas e vem apresentando redução significativa da sua população. A presença de onças-pintadas em uma região é um indicativo do alto grau de conservação ambiental, além disso esses felinos desempenham importante papel na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas”, esclarece Camylla. 

    O estudo foi realizado entre os anos de 2022 e 2024, e utilizou amostras biológicas de 17 onças-pardas e quatro onças-pintadas, obtidas por meio de parcerias com o Programa Amigos da Onça – Instituto Pró-carnívoros; Projeto Carnívoros da Serra do Itajaí; Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros – CENAP-ICMBio e Parque Zoológico Municipal de Bauru. 

    A pesquisa contou com o apoio do Programa Amigos da Onça do Instituto Pró-Carnívoros; do CENAP (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros) do Parque Zoológico Municipal de Bauru, do Projeto de Conservação de Carnívoros do Parque Nacional da Serra do Itajaí – SC do Instituto Pró-Carnívoros e do Laboratório de Investigação Etiológica (LIvE Vet) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob a supervisão da professora doutora Aline Santana da Hora. 

    A Unisa oferece o Programa de Mestrado em Saúde Única, voltado para a saúde humana e animal, meio ambiente e suas inter-relações. Com duração de dois anos e carga horária de 810 horas, o curso é coordenado pela professora doutora Adriana Cortez e tem como linhas e projetos de pesquisa: saúde, bem-estar e biodiversidade.  

    O Programa de Pós-graduação em Saúde Única da Unisa, recomendado pela Capes, também colabora com o projeto “Captura, tratamento e identificação de indivíduos de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) acometidos por sarna sarcóptica na Estação Ecológica e Estação Experimental de Itirapina, São Paulo”, envolvendo docentes e alunos que são responsáveis pela identificação de ectoparasitas e detecção de agentes bacterianos, parasitários e virais dos animais capturados.  

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    GENINHA APARECIDA MORAES ROCHA
    [email protected]

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Saffire by Elie Saab: O Mais Novo Lançamento de Alto Padrão em Moema

    17/03/2025

    Morar em Portugal e empreender: Vale a pena abrir um negócio?

    08/02/2025

    Locação de galpão vale a pena? Veja 8 motivos que provam que sim!

    17/12/2024

    Toner pode secar ou endurecer se não for usado?

    09/12/2024

    Bioestimulantes reproduzem uma solução sustentável para os desafios da agricultura na América Latina

    30/11/2024

    Touros da marca CV se destacam na Reprodução Programada da ANCP

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Atiaia Renováveis recebe selo Woman On Board

    26/07/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.