Neste Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física (11/10), a Unilever amplia a acessibilidade ao seu portfólio de Cuidados Com a Casa. Por meio de uma parceria com a Alia Inclui, startup que promove acessibilidade para pessoas com deficiência visual e dificuldades de leitura, a companhia passa a disponibilizar marcas como OMO, Comfort, Fofo, CIF e VIM no aplicativo da parceira que conta com o recurso de audiodescrição, a fim de tornar a experiência de compra mais acessível e inclusiva para a população que enfrenta diferentes tipos de dificuldade visual. A ferramenta é gratuita e está disponível para smartphones com sistemas Android ou iOS.
A iniciativa nasceu depois de o time de Cuidados com a Casa ter feito visitas às residências de consumidores com deficiência visual e com deficiência física, no final de 2023, a fim de entender com profundidade alguns aspectos da experiência de compra e de uso dos produtos que compõem essa divisão.
“Como estamos presentes na maioria dos lares brasileiros, precisamos e queremos ter relevância diante dos mais diversos consumidores. Além de sabermos da responsabilidade que temos de influenciar e acelerar a agenda de diversidade, equidade e inclusão em todos os nossos processos e em toda a sociedade. E tendo em vista que os consumidores estão no centro da nossa estratégia de negócio, ampliamos a acessibilidade às marcas de cuidados com a casa e das roupas que possuem alta penetração no mercado. Esse é somente o primeiro passo para que possamos expandir a parceria futuramente ”, destaca Yasmine Antacli, Líder de Marketing para Cuidados com a Casa da Unilever Brasil.
Para ter acesso aos dados dos produtos, a ferramenta possibilita de maneira simples e intuitiva que os usuários façam o escaneamento do código de barras dos itens que procuram em tempo real, com aviso sonoro para melhor posicionamento da embalagem e leitura por meio de audiodescrição.
Atualmente, o aplicativo Alia Inclui também conta com recursos de inteligência artificial para trazer informações de produtos, porém, isso pode se tornar um fator limitante na experiência do usuário tendo em vista que produtos de empresas não aliadas trazem apenas informações básicas e não qualificadas. Ao cadastrar o seu portfólio, a Unilever permite que os dados de seus produtos sejam acessados com informação segura em qualquer lugar do país, como também garante uma experiência de compra mais inclusiva e completa, uma vez que as informações do rótulo são disponibilizadas detalhadamente. Isso possibilita a identificação da gramatura, variante e composição do produto, instruções de uso, precauções de uso, entre outras informações no momento em que o consumidor está na gôndola e deseja encontrar o produto certo que necessita.
“A Alia carrega no nome os seus pilares essenciais: Acessibilidade, Liberdade, Inclusão e Autonomia. Em tempos em que possuímos tecnologias capazes de levar pessoas ao espaço, acreditamos que é nosso papel enquanto sociedade promover iniciativas inovadoras que garantam a todos, independentemente de suas distintas realidades, os mesmos direitos. No caso da descrição de produtos, o Braille apresenta algumas barreiras. Sendo assim, apostamos na tecnologia e na vontade genuína de companhias como a Unilever, que compactuam dos mesmos valores que nós. Termos a Unilever como empresa Aliada é um importante marco em nossa trajetória e um exemplo a ser seguido por outras corporações que assumem sua responsabilidade social. Essa parceria evidencia que juntos podemos construir uma sociedade mais inclusiva”, comenta Tatiana Duarte, Cofundadora, CEO e Marketing da Alia Inclui.
Sobre a Unilever
A Unilever é uma das maiores fornecedoras do mundo de produtos de Beleza e Bem-Estar, Cuidado Pessoal, Cuidados com a Casa, Nutrição e Sorvetes. A empresa atua em mais de 190 países e seus produtos são usados por 3,4 bilhões de pessoas todos os dias. Contamos com 128.000 colaboradores e vendas que alcançaram €59,6 bilhões em 2023.
Para mais informações sobre a Unilever e as nossas marcas, acesse www.unilever.com.br
Sobre a Alia Inclui
Duas das atuais sócias, sendo Tatiana Duarte uma profissional atuante no ramo de Inteligência de Mercado, e Caroline Dall Acua, servidora pública e mulher com deficiência visual, lançaram oficialmente em 2023 a Alia Inclui com a missão de levar acessibilidade e inclusão a milhões de brasileiros, permitindo que todos tenham autonomia no momento das compras e do consumo. A empresa atende a um público diverso, que inclui pessoas com deficiência visual, analfabetos, idosos (60+), disléxicos e aqueles com dificuldades de leitura. A startup foi vencedora das duas maiores premiações do Gramado Summit 2023, e hoje conta com mais de 80 milhões de produtos cadastrados. A startup também lançou o Primeiro Selo de Rótulo Acessível do Brasil, um recurso de marketing visual que pode ser aplicado nos rótulos das empresas Aliadas, sinalizando para os consumidores que aquele trata-se de um produto inclusivo.
Site: www.aliainclui.com.br Instagram: @aliainclui ALIA
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA DE PAULA DOBNER
gabriela.dobner@inpresspni.com.br