Acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Software do Centro Acadêmico UniBrasil foram premiados no II Renault Transformation Day. O evento contou com a participação de mais de 20 instituições públicas e privadas do Paraná e de Santa Catarina e ocorreu de forma simultânea também na Argentina e na Colômbia. Na categoria “Case de Compras”, os alunos do UniBrasil conquistaram o 1º lugar, além de se destacarem na 3a colocação entre as 20 ideias apresentadas ao longo do evento.
O professor e coordenador do curso de Engenharia de Software do UniBrasil, Orlei José Pombeiro, explica que o desafio Renault começou ano passado, com o propósito de aproximação das universidades com a montadora. O evento, além da oportunidade de vivenciar uma imersão na realidade da Indústria 4.0., ainda divide com os acadêmicos desafios atuais da indústria. Nessa edição, o case premiado em compras desenvolveu uma solução inovadora para a área de gestão de contratos.
Para que a solução apresentada fosse campeã, 11 alunos e quatro professores foram designados para entender os principais problemas enfrentados e desenvolver uma inovação. A Renault, por sua vez, disponibilizou mentores para descrever a situação atual e orientar os acadêmicos. “Nós montamos uma equipe multidisciplinar com alunos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Software. Estudamos o problema e, junto com os alunos, começamos a levantar possíveis soluções. Dentro disso, criamos também um produto que foi o protótipo de um software para poder fazer o gerenciamento dos contratos de compra e serviço mais rapidamente”, detalhou o professor Orlei.
A solução permitiu apresentar formas de automatizar processos, buscando índices econômicos e cotações de moedas, e permitindo automatizar uma maior parte da gestão de contratos. Além disso, foi desenvolvido um dashboard para mostrar os vencimentos com maior agilidade.
Aprendizado e visita técnica
O II Renault Transformation Day aconteceu na sede da montadora Renaut em São José dos Pinhais (PR). Vale ressaltar que, além das competições, os alunos podem visitar os setores da fábrica e interagir com diretores e mentores da Renault. O intuito foi unir a prática com os conhecimentos dos acadêmicos e promover a integração do jovem profissional ao mercado de trabalho.
“Os alunos gostaram muito de passar um dia fantástico lá, porque a gente conheceu todo o processo fabril da Renault. O ganho maior não foi apenas a premiação, mas também o aprendizado para todos: alunos, professores e a Renault, assim como o conhecimento e a colocação no mercado de trabalho”, considerou o professor e coordenador do curso de Engenharia de Software do UniBrasil.
Orlei conta que a vivência gerou inclusive uma oportunidade extra: “o desafio ocorreu na sexta-feira (4/10) e já na segunda-feira a gente recebeu a grata notícia de que um diretor financeiro gostou da apresentação e convidou três alunos para fazerem estágio na Renault”. Orlei enfatizou por fim que essa aproximação gera inclusive oportunidades futuras, para que outros departamentos possam trazer vagas de estágio aos estudantes do centro acadêmico.
A vivência despertou também uma maior confiança e experiência para inovar e enfrentar novos desafios no âmbito acadêmico e profissional. “Eles querem novos desafios, pegaram gosto pela coisa. Os integrantes se destacaram, foram melhores que todas as instituições em Curitiba e viram que o aprendizado deles tem um tremendo valor”, finaliza Orlei José Pombeiro.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Pedro Henrique de Lima Moraes
contato@acciocomunicacao.com