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    Ricardo Abramovay participa de documentário que debate os desafios do sistema educacional na Amazônia

    By 01/10/2024Nenhum comentário4 Mins Read
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    Estreia nesta quarta-feira, dia 2/10, EDUCAÇÃO, o quinto episódio da série documental AMAZÔNIA NOVAS HISTÓRIAS. Neste capítulo, que vai ao ar no Canal Futura e na Globoplay, são expostas as dificuldades do sistema de ensino presencial na região da Amazônia e as iniciativas criadas para que os habitantes tenham um melhor acesso à educação em todos os níveis.

    Inspirada no longa-metragem Amazônia Eterna, de 2012, a série tem direção de Guilherme Fernández, roteiro de Fernanda Miranda e produção da Giros Filmes e apresenta, em dez episódios, desafios emergentes com enfoque na bioeconomia e no retorno ambiental, social e financeiro de se manter a floresta em pé. Gravada na floresta amazônica, conta com depoimentos de pessoas que interagem diretamente com este bioma, como indígenas, ribeirinhos, líderes comunitários, ativistas e pesquisadores científicos.   

    Neste quinto episódio, EDUCAÇÃO, o escritor e sociólogo Ricardo Abramovay comenta a necessidade de aprimorar a infraestrutura na região da floresta amazônica, que atualmente apresenta os piores indicadores de educação, renda e emprego de todo território nacional. “Nós precisamos de um sistema educacional que valorize justamente as tradições e os conhecimentos locais, isso em todo o Brasil, mas na Amazônia especialmente”, comenta Abramovay.

    Já Heavanna Arce (Professora) destaca a importância e eficácia da modalidade de ensino presencial, onde os alunos, por meio da interação coletiva com os professores, são capazes de ter um retorno imediato das informações passadas. Kaellen Ferreira (Gerente de Ensino Mediado por Tecnologia) comenta sobre os programas que vêm sendo realizados para superar os principais problemas logísticos, geográficos e financeiros enfrentados pelos amazônidas em sua busca por educação. E há ainda o relato de Catarina da Silva (Agricultora), que precisou abandonar a escola para cuidar de sua filha, mas que com o programa Ensino Presencial teve a oportunidade de retomar os estudos. 

    AMAZÔNIA NOVAS HISTÓRIAS: EDUCAÇÃO vai ao ar no Canal Futura às 21h00 desta quarta-feira, 2/10. No mesmo horário, será disponibilizado e aberto para não assinantes no streaming Globoplay. Os documentários anteriores, sobre os temas Agricultura Sustentável, Água, Energia e Ecoturismo, já estão disponíveis na plataforma. Os demais episódios, que serão transmitidos nas próximas semanas, terão como tópicos a Pesca, Carbono Neutro, Unidade de Conservação, Povos Originários e Economia Verde.  

    AMAZÔNIA NOVAS HISTÓRIAS é uma produção assinada pela Giros Filmes e tem apoio cultural da Toyota, por meio da Lei do Audiovisual. “Esse apoio reforça nosso compromisso em promover o desenvolvimento social no país, além de estar alinhado com o nosso Desafio Ambiental Global 2050, que direciona os esforços da marca para reduzir a carga ambiental atribuída aos automóveis para o mais próximo possível de zero, ao mesmo tempo em que cria medidas para impactar as comunidades em que atuamos”, finaliza Otacílio do Nascimento, Gerente de Comunicação Corporativa da Toyota do Brasil e Diretor Executivo da Fundação Toyota.

    A Giros Filmes é uma produtora que atua há 27 anos no mercado audiovisual explorando diversos gêneros para TV, cinema, web e streaming. Ao longo desses anos, produziu cerca de 70 séries exibidas em mais de 40 canais nacionais e internacionais – HBO, TV Globo, Arte, BBC, History, Discovery, Universal TV; 21 filmes selecionados pelos festivais mais importantes do Brasil e do Mundo – IDFA, Fipa, Festival de Havana, Festival do Rio, Mostra Internacional de SP; 28 prêmios de prestígio mundial – NY Film Festival, International Documentary Association (IDA), GP do Cinema Brasileiro, Gramado, Documenta Madrid, Montreal Black Film Festival e passagem pela long list do Oscar em 2016 com o filme Menino 23.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    CARLOS ALBERTO GIL DE SOUZA
    [email protected]

     

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