Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    MERCADO

    Quer abrir uma franquia? Saiba o que considerar ao escolher o ponto comercial ideal

    By 29/08/2024Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    O mercado de franquias brasileiro teve um crescimento nominal de 19,1% no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com o levantamento, todos os segmentos registraram crescimento, em especial o de alimentação (comércio e distribuição), com 43,9% e alimentação food service, com 26,6%.

    Com a crescente abertura de franquias, empreendedores interessados devem avaliar o cenário antes de optar pelo formato. Repleto de vantagens, como o know-how da franqueadora e uma rede de apoio com outros franqueados, o modelo traz também desafios, como a contratação da equipe, a garantia de manutenção dos padrões operacionais e a escolha do ponto comercial – sendo este o primeiro enfrentado pelo franqueado após a escolha da compra de sua franquia.

    Matheus Krauze, sócio fundador da SOFT Ice Cream, avalia que a decisão do ponto comercial é o maior desafio ao iniciar a abertura de um negócio. “Independente de qual o seu produto, o local é o principal ponto a ser avaliado para uma loja física. Acredito que o primeiro passo para escolher um bom ponto comercial é conhecer seu público e entender seus comportamentos e hábitos de consumo, assim você consegue identificar padrões e o que precisa ter em um bom ponto”, diz o empresário. 

    De acordo com Krauze, acessibilidade, área com sombra e um bom fluxo de pedestres passantes são bons sinais para pontos voltados para alimentação, que dependem do conforto na permanência para que os clientes desejem consumir naquele espaço. “Nossas lojas não costumam ter grandes espaços internos, por isso nossos franqueados precisam mirar em locais com boas áreas externas, com sombra e até mesmo bancos, para que seus clientes possam aguardar seus pedidos e até mesmo consumi-los no local”, diz.

    André Henning, sócio fundador da Go Coffee, cafeteria curitibana pioneira em café ‘to go’, corrobora a visão de Krauze. “Tão importante quanto a qualidade dos produtos, a escolha do ponto comercial é fundamental para o sucesso do negócio”, diz. Ele conta ainda que a responsabilidade de garantir um bom espaço para a loja vem também do franqueador. “É normal que os franqueados estejam ansiosos e animados para abrir suas lojas, nosso papel é avaliar se ali é de fato o ponto ideal para o negócio. Às vezes, o valor de aluguel pode ser baixo e parecer muito atrativo, mas se a região não está de acordo com o público ou não tem o fluxo de pedestres que precisamos, vai ser um impacto direto no faturamento da unidade”, complementa Henning.

    Segundo os empresários, é de extrema importância que exista sinergia entre os interesses da franqueadora e do franqueado, e uma análise intensificada de todas as vantagens e desvantagens dos pontos comerciais analisados. Para tanto, é possível utilizar softwares de geolocalização, estudos de público e parcerias com empresas imobiliárias.

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    MARIA EMILIA RODRIGUES SILVEIRA
    [email protected]

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Vale a pena esperar promoções sazonais para usar cupons de moda?

    11/03/2025

    Franquia descomplica importação e ajuda brasileiros a crescer internacionalmente

    30/11/2024

    Conheça as ações que mais se valorizaram desde a última Black Friday

    30/11/2024

    Edenred encerra participação na Expo ABLA com soluções para gestão de manutenção

    30/11/2024

    Governança Corporativa: Estratégia para Longevidade e Valorização das Empresas Familiares

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Atiaia Renováveis recebe selo Woman On Board

    26/07/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.