Estimular os colaboradores a terem um momento de descontração atrelado ao desenvolvimento de habilidades é a aposta das empresas para reforçar laços interpessoais. Segundo levantamento feito pela consultoria PwC sobre “Força de trabalho no futuro”, desenvolver habilidades humanas (criatividade, liderança, empatia e curiosidade) é uma das dez competências mais importantes para os trabalhadores do futuro, de acordo com 87% dos entrevistados. Outros temas de importância para os líderes que se preparam para o futuro são promoção do bem-estar para 82% e ambiente colaborativo para 79% dos entrevistados.
Uma ferramenta utilizada pelas empresas para proporcionar esses pilares do futuro é o team building, que refere-se a atividades estratégicas aplicadas pela liderança da empresa para construir times engajados e altamente produtivos. “Ter atividades colaborativas não apenas fortalecem os laços interpessoais, mas também criam um ambiente de trabalho mais produtivo, onde os colaboradores se sentem valorizados e motivados a contribuir para o sucesso coletivo”, afirma Marcos dos Santos, especialista em experiências sensoriais da Vinho Tinta.
O especialista apontou os quatro principais motivos para o Team Building não ter o efeito desejado. Confira:
Falta de objetivos
Para executar uma ação de team building estratégica é importante ter objetivos claros. A falta de alinhamento com as necessidades da equipe e da organização pode resultar em atividades incapazes de alcançar os resultados desejados.
Falta de relevância
Se as atividades de team building não estiverem relacionadas aos desafios e metas reais da equipe, os membros podem ter dificuldade em ver a conexão entre as atividades e o trabalho cotidiano.
Abordagem genérica
Utilizar atividades genéricas e padronizadas sem considerar as características únicas da equipe e da empresa pode levar a um sentimento de desinteresse por parte dos membros.
Liderança
A liderança da equipe e da organização desempenha um papel fundamental no sucesso do team building. Se os líderes não apoiarem e participarem ativamente das atividades, os membros podem não se sentir motivados a se envolver.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUANA LEITE DE MORAES
luana_m202@hotmail.com