Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    VAGAS

    Profissionais seniores de marketing priorizam a produção criativa apesar de lacunas em investimento e talentos, diz pesquisa do Canva e da MMA Global

    By 24/06/2024Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    O Canva, a única plataforma de comunicação visual completa do mundo, e a MMA Global, a principal associação comercial global de profissionais de marketing, divulgaram hoje uma pesquisa conjunta sobre o valor da produção criativa, a saturação de tecnologias disponíveis e como enfrentar a guerra por talentos.

     

    Ao entrevistarem cerca de 100 CMOs e profissionais seniores de marketing que ocupam cargos de tomada de decisão nos Estados Unidos e no Reino Unido, Canva e MMA descobriram que no mundo das marcas hipercompetitivas de hoje, mais de três quartos (77%) acreditam que a produção criativa – abrangendo todos os elementos das campanhas e do conteúdo – é mais importante do que nunca, com 69% afirmando que a criatividade é prioridade máxima de marketing em suas organizações.

     

    A pesquisa revelou uma variedade de forças externas impulsionando a criatividade de novas maneiras, e um número significativo de obstáculos que impedem profissionais de marketing de alcançar todo o seu potencial criativo. As principais descobertas incluem:

     

    A produção criativa é o novo padrão-ouro

    Líderes de marketing estão atribuindo cada vez mais valor à criatividade e há a expectativa de que essa tendência continue.

    Mais de dois terços (68%) acreditam que a criatividade será mais importante para suas organizações nos próximos 12 meses.
    72% acreditam que a produção criativa agrega valor às vidas dos consumidores.

     

    Contudo, o investimento em criatividade não está à altura de seu valor comprovado

    Embora a criatividade seja cada vez mais valorizada, há uma lacuna significativa quando se trata de investimento.

    Mais da metade (55%) investe de 10% a 25% de seu orçamento total de marketing em criatividade, enquanto quase um quinto (18%) investe menos de 10% nesse quesito.
    41% afirmam não investir o suficiente em ferramentas, sistemas e tecnologias de criatividade.

     

    O processo criativo ficou mais complexo

     

    O atual ecossistema de ferramentas criativas está trazendo diversas melhorias, mas não sem novos desafios.

    Os seguintes elementos são considerados mais desafiadores agora (46%) do que eram cinco anos atrás: gestão de recursos e orçamentos, manutenção do padrão de produção e gestão de sistemas e ferramentas.
    A maioria dos benefícios vem das seguintes ferramentas, por aumentar a eficiência ou por melhorar a produção criativa: plataformas colaborativas (54%), ferramentas de edição de fotos e vídeos (54%), ferramentas de IA generativa (35%)

     

    Acompanhar avanços tecnológicos é um desafio

    As lideranças de marketing, em sua maioria, confiam em sua produção criativa quando comparadas à concorrência, mas há áreas onde se sentem ultrapassadas.

    Ao comparar sua produção criativa e seus processos com concorrentes:
    34% acreditam que sua produção criativa está melhor, enquanto 53% creem que está no mesmo nível.
    45% acreditam estarem piores na gestão de processos criativos que otimizam a velocidade, eficiência e flexibilidade.

     

    Modelo internalizado passa a ser mais atrativo

    O cenário de gestão criativa está mudando com mais trabalho sendo internalizado nas empresas do que terceirizado para agências. A internalização é vista, na maioria das vezes, como um processo mais vantajoso para as equipes, mas a terceirização é usada quando há necessidade de colaborar em produções criativas de alto impacto.

    30% internalizaram mais trabalhos nos últimos 12 meses, e 31% esperam fazer o mesmo no próximo ano.
    48% dizem que a maior parte da estratégia criativa é feita dentro das empresas, enquanto 23% afirmam que é terceirizada.
    83% dizem que a internalização é melhor sob uma perspectiva de custo, enquanto 61% afirma que a terceirização é melhor em relação à qualidade e à produção criativa.

     

    Talentos criativos de alto nível estão mais escassos

    Há uma preocupação com a redução do número de talentos criativos qualificados, o que evidencia o desafio de atrair, gerenciar e reter talentos em um mercado competitivo.

    47% dizem que o mercado de talentos qualificados ficou menor.
    80% estão satisfeitos com talentos criativos e recursos terceirizados, enquanto 74% estão satisfeitos com talentos criativos e recursos internalizados.

     

    “Produzir um resultado criativo de alto nível e, ao mesmo tempo, otimizar a eficiência dos recursos é um grande desafio para qualquer profissional de marketing hoje em dia. A forma como as marcas obtêm visibilidade ficou mais competitiva: há muita tecnologia a ser explorada e o mercado de talentos está diminuindo”, disse Zach Kitschke, CMO do Canva.  “Estamos felizes em trabalhar com a equipe do MMA para identificar as dores e as oportunidades com as quais profissionais de marketing estão lidando hoje, a fim de esclarecer as questões mais importantes que possam apoiar a sua tomada de decisão.”

     

    “Embora a concentração no aperfeiçoamento de dados, no desenvolvimento da audiência e na segmentação para gerar resultados tenha sido aparente nos últimos anos, profissionais de marketing também estão reconhecendo a necessidade de focar em uma segunda revolução criativa”, disse Greg Stuart, CEO global da MMA. “Profissionais de marketing enfrentam um momento crucial em que a adoção da IA e o desafio de gerenciar a marca por meio de milhares de execuções levarão a criatividade e a comunicação da marca a outro patamar, exigindo um foco revigorado para gerenciar o processo criativo.”

     

    Acesse o estudo “The State of Creative Process in Marketing” (“O Estado do Processo Criativo no Marketing”, em português) aqui.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    JULIA FERREIRA DOS SANTOS TSACHTIRIS
    [email protected]

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Oportunidades para quem pretende fechar o ano de emprego novo

    30/11/2024

    ISA ENERGIA BRASIL abre inscrições para estágio e trainee com vagas afirmativas

    30/11/2024

    Um pacto organizacional antirracista

    30/11/2024

    Confira 5 dicas de como se preparar para uma entrevista em inglês

    29/11/2024

    Douglas Moraes assume como Diretor Comercial e de Marketing da Ourolux

    29/11/2024

    Inclusão produtiva: uma ferramenta essencial para reduzir desigualdades no Brasil e América Latina

    29/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025

    Como Frases e Mensagens Moldam a Cultura Pop

    03/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.