Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    NEGÓCIOS

    Owens-Illinois cria hub logístico do vidro para coletar o material em cidades no Nordeste do Brasil

    By 28/08/2024Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    Cidades do interior do nordeste brasileiro, como Cajazeiras, situada no sertão da Paraíba; Serra Talhada, localizada em Pernambuco; Porto Seguro, Trancoso e Teixeira de Freitas, na Bahia; consideradas paraísos turísticos brasileiro, enfrentam um desafio comum: a gestão de resíduos, como as embalagens de vidro pós-consumo, atualmente, tem como destino principal os aterros sanitários.

    Diante desse cenário, a Owens-Illinois, líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, está apoiando a criação de três hubs logísticos focados em coletar de forma eficiente, acumular de forma a otimizar o frete, e realizar a pré-triagem e trituração do vidro para maximizar a capacidade de carga dos veículos e, assim, aumentar a reciclagem de vidro pós-consumo na fabricação de novas embalagens.

    Sendo assim, a O-I assume o protagonismo, em parceria com a startup Grupo Seiva, criando um hub logístico para coleta em grandes geradores, acumulação e trituração de vidro no extremo sul da Bahia. A região de Porto Seguro e Arraial D`ajuda, Trancoso e Teixeira de Freitas, consideradas um dos principais paraísos turísticos do país, recebe cerca de 2 milhões de turistas em período de alta temporada. Com o alto volume de turistas, um dos grandes obstáculos para os resorts, bares e restaurantes do munícipio sempre foi dar destino correto ao vidro.

    Com isso, a O-I e o Grupo Seiva irão realizar, a partir de agora, a coleta dedicada de vidro em grandes geradores, bem como instalar inicialmente 20 máquinas trituradoras de vidro, adaptadas às necessidades dos bares, restaurantes, barracas de praia e resorts de Porto Seguro, Arraial D’ajuda, Trancoso e Teixeira de Freitas. Assim, o vidro de todos os tipos de garrafas será triturado e escoado para bombonas com capacidade para armazenar até 400 garrafas trituradas. Após esse processo, o material será recolhido de forma segura e limpa, e levado por caminhões até as fábricas da O-I. A estimativa é coletar 2.500 toneladas de vidro por ano na região.

    Outra iniciativa relevante é a parceria com o Instituto Recicleiros. A O-I firmou um contrato para que o Instituto Recicleiros utilize suas unidades produtivas, instaladas nessas cidades, como um hub logístico do vidro que possibilitará a coleta de vidro e sua reciclagem para reutilização como matéria-prima para fabricação de novas embalagens.

    É esperado por meio dessa facilitação logística ampliar o impacto, levando a oportunidade de comercialização para cooperativas e associações que estão em um raio de até 200 quilômetros das estruturas em Pernambuco e Paraíba. O objetivo é possibilitar a cooperativas e associações, que possuem pouco volume de material e ausência de equipamentos, se conectarem ao mercado por meio da infraestrutura e cadeia logística do Instituto Reciclieros. Isso significa conectar essas organizações e catadores ao mercado, garantindo para todos a compra por um valor justo. A ideia é que todas as unidades pertencentes ao Programa Recicleiros Cidades, espalhadas por todo o Brasil, se tornem hubs logísticos.

    Dessa forma, em parceria com o Instituto Recicleiros, a O-I vai expandir o raio de atuação para a coleta de embalagens de vidro pós-consumo nos arredores de Cajazeiras (PB) e Serra Talhada (PE). “O objetivo é criar condições de chegarmos a locais de longa distância no interior do Nordeste para coletar o vidro pós-consumo e encaminhá-lo às nossas fábricas para reciclagem e utilização dos cacos de vidro como matéria-prima para a fabricação de novas embalagens de vidro”, explica Alexandre Macário, gerente do Departamento de Economia Circular da O-I.

    Decreto e iniciativas pró-reciclagem
    Nesse contexto da coleta e reciclagem das embalagens de vidro pós-consumo, é fundamental ressaltar o Decreto 11.300, de 2022, que traz diversas mudanças importantes a fim de criar um ecossistema que aumente os índices de reciclagem de vidro no Brasil. Essas parcerias, realizadas pela O-I com o Instituto Recicleiros e a staturp Grupo Seiva, têm como objetivo apoiar a amarração final dessa visão de construção de ecossistema, uma vez que para se criar adicionalidade na reciclagem (decreto 11.413/23 de Crédito de Massa Futura) e garantir o cumprimento das metas de recuperação de vidro (Decreto 11.300/22) é preciso investir não só em infraestrutura, mas também ter o compromisso da indústria com o preço mínimo – que viabiliza o processamento e o transporte do material para reciclagem.

    O decreto do vidro representa um marco importante para a gestão de resíduos sólidos no Brasil, incentivando a reciclagem e a construção de uma sociedade mais sustentável. “Acreditamos que a responsabilidade compartilhada gera a prosperidade coletiva. Mesmo sendo um dos maiores recicladores de vidro do país, ainda há muito a ser feito e é cada vez mais necessário liderar e promover iniciativas que conectem em rede os diferentes elos da cadeia, a fim de resolver um problema comum, gerar renda e viabilizar a logística reversa do vidro até nossos fornos”, acrescenta Macário.

    Soma-se a isso os dados de uma pesquisa de mercado de 2022, que identifica que a principal barreira para a reciclagem do vidro, em locais de longa distância, era encontrar um comprador para o material pós-consumo. “Dessa forma, o vidro pós-consumo acabava sendo, muitas vezes, direcionado para reutilização no segmento de falsificação de embalagens. Então, o nosso trabalho é essencial para garantir que as embalagens de vidro pós-consumo e não retornáveis (one way) poderão ser quebradas e coletadas de forma segura por empresas e/ou projetos que garantam a destinação dos cacos a indústrias fabricantes e recicladoras, como a O-I, e possam efetivamente retornar ao mercado de forma lícita”, acrescenta Macário.

    O vidro é um material 100% reciclável, que pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perdas. A cada seis toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde a um crédito de carbono acumulado, pelo conceito definido no Protocolo de Quioto. E, a cada tonelada de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,8 m3 em aterros para resíduos sólidos. Além disso, cada tonelada do material reciclado evita a extração de 1,2 tonelada de matérias-primas virgens, como areia, calcário e carbonato de sódio.

    Sobre a O-I
    Na O-I Glass, Inc. (NYSE: OI), nós amamos o vidro e temos orgulho de ser líderes na produção de garrafas e potes de vidro em todo o mundo. O vidro não é apenas bonito, é também puro, saudável e totalmente reciclável, tornando-o o material de embalagem rígida mais sustentável. Com sede em Perrysburg, Ohio (EUA), a O-I é a parceira preferida de muitas das marcas líderes de alimentos e bebidas do mundo. Nós inovamos de acordo com as necessidades dos clientes para criar embalagens icônicas que constroem marcas em todo o mundo. Liderada por nossa equipe diversa de aproximadamente 24.000 pessoas em 69 fábricas em 19 países, a O-I alcançou receitas de US$ 6,9 bilhões em 2022.
    Saiba mais sobre nós: o-i.com / Facebook / Twitter / Instagram / LinkedIn.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    Cintia Bechiolli
    [email protected]

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Saffire by Elie Saab: O Mais Novo Lançamento de Alto Padrão em Moema

    17/03/2025

    Morar em Portugal e empreender: Vale a pena abrir um negócio?

    08/02/2025

    Locação de galpão vale a pena? Veja 8 motivos que provam que sim!

    17/12/2024

    Toner pode secar ou endurecer se não for usado?

    09/12/2024

    Bioestimulantes reproduzem uma solução sustentável para os desafios da agricultura na América Latina

    30/11/2024

    Touros da marca CV se destacam na Reprodução Programada da ANCP

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Atiaia Renováveis recebe selo Woman On Board

    26/07/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.