Com as diversas transformações nos ambientes corporativos a cada dia, lidar com algumas gestões de equipes remotas tornou-se um grande desafio para algumas empresas. A Neon, principal fintech voltada ao trabalhador brasileiro e uma das poucas grandes empresas que adota o modelo de anywhere office, destaca-se por possibilitar o equilíbrio da qualidade de vida dos colaboradores com uma gestão eficaz, mesmo em um ambiente de trabalho remoto.
Com 52% dos “neowners” residindo em São Paulo e os demais espalhados pelo Brasil e pelo mundo, a Neon tem implementado práticas que aumentam a satisfação e a produtividade de toda a equipe. Um estudo interno, feito pela empresa, revela que o modelo flexível de trabalho é a categoria melhor avaliada na pesquisa de clima, alcançando nota de 95,7 (em 100%), classificando o modelo home office como um dos principais fatores para a permanência e interesse no trabalho.
Cada vez mais empresas estão retomando o trabalho presencial em seus escritórios, porém a busca pelo trabalho remoto é cada vez maior. Segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial (WEF), o modelo de trabalho flexível é uma das grandes tendências para atender as demandas do futuro do trabalho relacionados ao avanço da tecnologia e a digitalização, mas independentemente da empresa ou modelo, é fundamental que exista um olhar para a saúde mental.
Mesmo que o home office tenha suas vantagens para muitos trabalhadores, possibilitando flexibilidade e conforto no dia a dia, ele ainda apresenta desafios significativos para os gestores. Camila Costa, Head de Cultura e Talento da Neon, destaca práticas eficazes que garantem tanto a satisfação dos colaboradores quanto a entrega de resultados de alta qualidade na empresa.
Documentação é a chave para o remoto produtivo:
Para garantir que as reuniões e discussões sejam produtivas, a Neon prioriza a gestão da informação pela organização de documentos que orientam processos e reuniões. Além de anotações com action items, que são essenciais e ajudam a manter todos os membros da equipe alinhados e informados.
Rotinas e rituais dão cadência ao time:
A Neon possui um calendário de time bem definido. A agenda de todos fica bloqueada e preparada para agendas de rotina, rituais de gestão e iniciativas de cultura e engajamento, que contribui para uma organização alinhada, eficiente e com maior clareza do que é esperado para as entregas.
Respeito a rotina pessoal e ao fuso horário:
Com uma equipe global, a Neon garante que todos os colaboradores respeitem e sejam respeitados em relação aos seus horários e dinâmica pessoal. Estratégias de gerenciamento são realizadas para organizar reuniões e prazos, além da sinalização transparente das agendas para visualizar disponibilidade, visando equilíbrio na rotina de cada um.
Momentos presenciais:
Embora a Neon possua um modelo de trabalho remoto, reuniões presenciais a cada três meses entre os times são fortemente recomendadas. Esses encontros servem para fortalecer o vínculo entre os times, alinhar estratégias e resultados e melhorar o relacionamento entre todos do grupo. Também são estimulados encontros regionais em coworkings entre neowners que moram próximos para que trabalhem juntos(as) ao longo do dia e no final, tenham momentos de descontração com happy hours.
Boas práticas de comunicação assíncrona e padronização de Língua:
Pílulas de colaboração com orientações de práticas e processos de comunicação assíncrona são compartilhadas com frequência.
A utilização de inteligência artificial para tradução simultânea também é uma ferramenta que facilita a comunicação entre o time de diferentes origens linguísticas na Neon, quando necessário. Além disso, a empresa oferece cursos e treinamentos para melhorar as habilidades linguísticas dos colaboradores.
Cultura e Diversidade:
A Neon acredita que aprender um com o outro sobre diferentes culturas e estilos de vida torna o trabalho mais interessante e fortalece a colaboração e a inclusão dos membros da equipe. Eventos de cultura são realizados mensalmente para estimular a troca e proximidade entre os diferentes times, contribuindo para aumentar o alinhamento e engajamento.
Sobre a Neon
A Neon é uma fintech brasileira fundada em 2016. A empresa surgiu após a indignação do fundador da Neon, Pedro Conrade, que depois de estourar R$ 1,00 da sua conta corrente, descobriu que seu banco iria cobrar R$ 46,00 de tarifa para início de uso do cheque especial. Ao investigar suas faturas, Pedro se deu conta que, por ano, gastava um salário mínimo em tarifas bancárias – quase o mesmo que sua renda mensal na época. Indignado, Pedro pensou sobre os milhares de brasileiros que perdem seu dinheiro todo ano com taxas substanciais, a partir daí surgiu a Neon, primeira conta digital do Brasil.
Com o passar dos anos, a Neon foi se consolidando como uma das maiores fintechs do país, oferecendo aos clientes um portfólio completo com cartão de débito e crédito sem anuidade, empréstimo pessoal, consignado, investimentos de maneira simples em CDB, cashback, diversas formas de pagamento, entre outros produtos pensados para os brasileiros trabalhadores e com taxas adequadas. Além disso, com a MEI Fácil, a empresa oferece serviços financeiros e educação para microempreendedores individuais de todo o Brasil. Hoje a Neon possui mais de 32 milhões de clientes.
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HIORRAN RAFAEL DOS SANTOS
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