A Multiplan, um dos principais grupos de shopping centers do Brasil, divulgou nesta sexta-feira (14), o Relatório de Sustentabilidade de 2023. Entre os destaques, está o marco alcançado pela Companhia de 100% de uso de energia proveniente de fontes renováveis em seus 20 shoppings.
A empresa assegura seu abastecimento energético através da compra de energia do mercado livre e da geração própria de energia fotovoltaica, com dois complexos de usinas e quatro shoppings com painéis solares. Com a geração própria de energia, a Multiplan registrou uma economia anual de R$ 6,5 milhões em custos e evitou a emissão de quase 18 mil toneladas de CO2, o equivalente a 67 campos de futebol de árvores plantadas[1].
Ainda na esfera ambiental, todos os empreendimentos do grupo fazem gestão adequada de resíduos, ou seja, o processo de colher, transportar, tratar e descartar é realizado de forma segura e sustentável. E cerca de 65% implementaram sistemas de captação de água.
De acordo com o vice-presidente Institucional da Multiplan, Vander Giordano, as perspectivas de crescimento da Companhia estão diretamente atreladas ao seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade. Ele aponta que a empresa é referência em eficiência energética.
“Em 2024, completamos 50 anos de história e comemoramos também os avanços alcançados nos pilares ambiental, social e de governança, que são prioridade em nossa Companhia. O sucesso da Multiplan é atribuído a uma gestão eficiente aliada ao compromisso com o desenvolvimento sustentável”, comenta o executivo.
Construções sustentáveis ditam tendências do setor
Outra conquista importante detalhada no Relatório de Sustentabilidade da Multiplan foi a obtenção do certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), pelo ParkJacarepaguá (RJ), um feito raro no setor de shoppings.
A construção sustentável do empreendimento rendeu a certificação nível Prata. O “caçula” do portfólio da Companhia, inaugurado em 2021, foi concebido como “shopping do futuro” e se destaca por ter claraboias que priorizam o uso de luz natural, iluminação 100% LED e sistema inteligente para acionamento e dimerização das luminárias. Possui ainda, estação própria para tratamento de efluentes, sistema de reuso de águas pluviais, reutilização de águas cinzas nos vasos sanitários e mictórios, sensores nos banheiros e nas escadas rolantes, além de um sistema de ar-condicionado inteligente, mais moderno e sustentável. Outra inovação é o teto do shopping, equipado com mais de 3 mil placas solares, com capacidade de gerar o equivalente ao consumo de energia elétrica de 640 residências por ano.
“A Multiplan tem como premissa olhar de maneira sustentável para todos os seus empreendimentos, tanto no processo de seleção dos materiais, quanto na execução da construção, garantindo assim, uma maior eficiência operacional e contribuindo com o meio ambiente e o ecossistema de seu entorno”, afirma Vander.
O modelo de construção do complexo residencial Golden Lake, em Porto Alegre, também prioriza o reaproveitamento de materiais e recursos naturais. O projeto tem como premissa preservar árvores nativas, cuidar da fauna local e minimizar a geração de resíduos sólidos. Além disso, conta com sistema de coleta de água da chuva, que é usado tanto durante a obra quanto para irrigação futura, reduzindo o consumo de água.
Mais de 250 ações sociais realizadas sob o selo “Multiplique o Bem”
Por meio do hub Multiplique o Bem, a Multiplan contribuiu ativamente para o desenvolvimento social e a qualidade de vida das comunidades nas quais os shoppings estão presentes. Em 2023, foram promovidas mais de 250 ações sociais, que beneficiaram cerca de 530 mil pessoas nas áreas da educação, saúde, cultura, esporte, cidadania, direitos humanos e proteção aos animais.
O principal projeto social da Multiplan é o Projeto de Escolarização, que oferece a colaboradores e lojistas aulas gratuitas dos ensinos Fundamental e Médio, possibilitando aos alunos a conclusão dos estudos básicos e a certificação concedida pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa, que está em fase de expansão, já chegou à metade dos shoppings e a expectativa é que, até o fim de 2024, o curso esteja implementado nos 20 empreendimentos do grupo, beneficiando cerca de 1 mil pessoas a cada ciclo de aulas.
Outra ação inédita no setor foi a criação do Espaço Mulher, localizado dentro do NewYorkCityCenter, no Rio de Janeiro. O espaço é dedicado ao atendimento de mulheres que sofrem com violência doméstica. A parceria da Multiplan é com a Coordenadoria Estadual da Mulher (COEM), o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por meio do VII Juizado de Violência Doméstica, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Um novo Canal de Ética, mais próximo e moderno
Reforçando seu compromisso com a integridade, transparência e melhores práticas em governança corporativa, a empresa lançou, em 2023, um novo Canal de Ética, mais moderno e próximo do colaborador.
Ao longo do ano, também foram intensificados os treinamentos de Compliance nos escritórios e empreendimentos. Ao todo, 1,8 mil colaboradores foram engajados em cursos e palestras, que somaram 230 horas de duração. Ainda no tema governança, a Multiplan segue avançando rumo a uma maior equidade de gênero no ambiente corporativo, com mulheres ocupando 34,2% dos cargos de liderança.
A Companhia foi a única empresa do setor imobiliário a permanecer com o rating positivo na avaliação da S&P Global Ratings, agência de riscos de créditos relacionados à estrutura de administração e governança de uma entidade. Esta classificação é amplamente utilizada por investidores, instituições financeiras e outros participantes do mercado para avaliar o risco associado a investimentos específicos.
“O relatório de sustentabilidade de 2023 reflete o compromisso da Multiplan com a responsabilidade ambiental, social e de governança, demonstrando resultados sólidos e visão estratégica para o futuro”, conclui o vice-presidente.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LARA BORGES AZEVEDO
larissa.borges@fsb.com.br