Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    NEGÓCIOS

    Mais de 90% dos brasileiros adotam consumo consciente e conectam hábito a questões ambientais

    By 02/10/2024Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

     

    Entre os brasileiros, 94% afirmam adotar hábitos de consumo mais conscientes, com 58% considerando os selos e certificações socioambientais como relevantes. Esses dados são de um estudo de 2024 aplicado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que entrevistou mais de mil consumidores de todas as regiões do país. A pesquisa também revela que a maioria dos participantes associa o consumo responsável a questões ambientais, como a redução da poluição (61%) e o uso responsável dos recursos naturais (58%). Essa tendência acende um alerta para as empresas, que precisam garantir uma comunicação transparente sobre suas práticas, especialmente no que diz respeito às iniciativas de ESG – sigla para Ambiental, Social e Governança. 

    Diante dessa tendência de consumo consciente, o advogado Emanuel Pessoa, especializado em Governança Corporativa,enfatiza a importância da adoção de práticas ESG nas organizações. Contudo, ele observa que o tema requer uma visão mais abrangente, especialmente em relação às formas de aplicação. “Embora a conscientização sobre ESG tenha crescido no mundo dos negócios, sua implementação ainda enfrenta dificuldades, especialmente em empresas de pequeno e médio porte no Brasil”, observa.

    A escassez de profissionais qualificados na área de ESG no Brasil é uma questão preocupante. Um estudo da Future of Jobs reforça esse cenário, apontando que as vagas relacionadas à sustentabilidade devem crescer 33% até 2027, resultando em cerca de 1 milhão de novas oportunidades; contudo, a capacidade de formação profissional ainda não está acompanhando esse crescimento, dificultando o cumprimento de metas climáticas. Emanuel comenta que muitos não possuem a experiência ou o conhecimento técnico adequados, mas afirmam ter a capacidade necessária, o que pode comprometer a efetividade das práticas sustentáveis. “Aqueles que realmente precisam lidar com o tema, seja para atrair consumidores, captar investimentos, valorizar sua empresa ou contribuir para a sociedade e o meio ambiente, percebem a presença de muitos ‘experts do momento’”, alerta. 

    Padronização 

    Outro aspecto crucial na implementação de práticas ESG é a percepção dos líderes sobre a compreensão e o comprometimento da organização com essa cultura. “Há um problema de padronização nos parâmetros e nas terminologias relacionadas a ESG, bem como na análise de resultados. Essa disparidade torna mais difícil distinguir entre a autopromoção corporativa e os fatos realmente relevantes que evidenciam o comprometimento efetivo de uma empresa com práticas ESG”, destaca Emanuel. 

    Em vista desse cenário, torna-se ainda mais importante observar a propagação, por parte das empresas, de uma imagem verde sem substância real por trás de suas alegações. “Um dos pontos mais sensíveis, em particular quanto ao Brasil, pelo papel que o país desempenha globalmente no tópico de Meio Ambiente, é o greenwashing, prática que consiste em propagar notícias a respeito da adoção ou aplicação de práticas sustentáveis que são mentirosas ou deturpadas, criando uma falsa impressão de atuação ambiental”, afirma o advogado. 

    Ele reforça que a tendência é de que o investimento em práticas ESG efetivas cresça, impulsionado pela pressão cada vez maior do mercado e dos stakeholders. “O mercado consumidor está cada vez mais exigente e competitivo, e essa diferença pode ser crucial entre uma empresa que prospera e outra que enfrenta dificuldades”, conclui. 

    Sobre Emanuel Pessoa 

    Emanuel Pessoa é advogado especializado em Governança Corporativa, Mestre em Direito pela Harvard Law School e Doutor em Direito Econômico pela USP.

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    BARTIRA BETINI NUNES
    [email protected]

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Saffire by Elie Saab: O Mais Novo Lançamento de Alto Padrão em Moema

    17/03/2025

    Morar em Portugal e empreender: Vale a pena abrir um negócio?

    08/02/2025

    Locação de galpão vale a pena? Veja 8 motivos que provam que sim!

    17/12/2024

    Toner pode secar ou endurecer se não for usado?

    09/12/2024

    Bioestimulantes reproduzem uma solução sustentável para os desafios da agricultura na América Latina

    30/11/2024

    Touros da marca CV se destacam na Reprodução Programada da ANCP

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Atiaia Renováveis recebe selo Woman On Board

    26/07/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.