Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    MERCADO

    Longevidade empresarial: como construir uma trajetória duradoura?

    By 21/11/2024Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    *Por Eduardo Gomes, presidente do conselho da Board Academy 
     

    Longevidade nos negócios refere-se ao tempo que uma empresa consegue se manter ativa no mercado de forma reconhecível. No Brasil, essa duração varia bastante, influenciada por fatores como setor, porte, gestão e outras variáveis. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 20% das organizações brasileiras encerram suas atividades antes de completar dois anos.  

     

    O objetivo de qualquer empreendedor é garantir que seu negócio prospere e permaneça lucrativo por muitos anos. Mas, para alcançar essa meta, é essencial evitar a acomodação, adotar uma visão de longo prazo e desenvolver estratégias que assegurem o êxito contínuo. 

    A longevidade empresarial é fundamentada na ação contínua ao longo do tempo, sem se limitar a períodos específicos, e requer uma visão de capacitação que vá além dos horizontes tradicionais. Ela exige coragem e resulta em um modelo operacional inovador, focado na marca e na organização, em detrimento do “culto à personalidade”. Esse modelo destaca a importância de alinhar lucro (Profit), pessoas (People) e planeta (Planet) – os “3P” – como elementos centrais de uma estratégia sustentável e duradoura. 

    Administração eficiente em negócios familiares 

    Para garantir o sucesso na jornada, um sistema de gestão eficiente deve ser aplicado, apoiando o empreendimento em questões como a necessidade de gerir com clareza a sucessão externa à família (no caso de companhias familiares), estabelecer novas parcerias e competir com outras companhias que operam em modelos parecidos. Além disso, é essencial lidar com riscos e ameaças, como questões geopolíticas e protecionismo, e contar com um Conselho dinâmico e adaptável às mudanças. Também é necessário cultivar uma mentalidade de planejamento preventivo, que fortaleça a estrutura e a resiliência da organização. 

    Lidar com a longevidade em empresas familiares exige a proximidade constante da família com o negócio e seus funcionários. É fundamental que o gestor tenha a coragem de explorar novos caminhos e desenvolver uma cultura interna que favoreça a evolução e o crescimento ao longo do tempo, permitindo que a companhia se adapte e prospere diante dos desafios e mudanças do mercado. 

    Cases de sucesso 

    Com vasta maioria de empresas familiares de porte médio em sua matriz corporativa, a Alemanha se destaca no quesito longevidade empresarial. O exemplo da empresa Rügenwalder, fundada em 1834, destaca como a mudança de foco — indo de embutidos à base de carne para opções veganas — foi essencial para sua vida longa. A decisão de que as salsichas veganas seriam o futuro deixou de ser apenas uma estratégia e tornou-se um mindset que norteou o novo modelo operacional da companhia. A administração baseada em hipóteses foi a chave para essa transição, resultando em uma revisão completa dos processos, habilidades e sistemas internos. Como parte dessa transformação, a família foi substituída na equipe de gestão por profissionais externos, já que a nova direção exigia competências que os membros familiares não possuíam. 

    A Lammsbräu, uma cervejaria com quase 400 anos de história e atualmente administrada pela 11ª geração na pessoa do seu sócio-gerente, destaca seu compromisso total com a sustentabilidade. Com 140 funcionários, a empresa decidiu, há 40 anos, adotar uma abordagem sustentável que abrangesse todo o processo, “do campo até a garrafa”. Para reforçar essa estratégia, a empresa implementou um placar de sustentabilidade que avalia seus fornecedores, oferecendo remunerações significativamente melhores para aqueles que são aprovados. A comunicação transparente dessa filosofia para os consumidores e varejistas garantiu uma aceitação positiva, mesmo diante de aumentos de preço, tornando a Lammsbräu a cerveja preferida dos consumidores. 

    Para garantir a resiliência e o sucesso de uma empresa, os líderes devem ser curiosos, adotando uma postura de aprendizado contínuo e buscando novas ideias. A adaptabilidade, a aceitação de desafios e a disposição para mudanças são igualmente essenciais, assim como a capacidade de promover disrupções sem comprometer a essência da empresa. Estar preparado para eventos inesperados e manter uma governança clara, revisando-a a cada três ou cinco anos, é primordial. Ademais, a inovação deve estar no centro das estratégias, promovendo um ambiente que favoreça o desenvolvimento coletivo e beneficie todos os stakeholders. Embora os modelos de gestão de inovação ainda sejam raros, são essenciais para manter as empresas alinhadas com os negócios do futuro.  

     

    *Eduardo Gomes é presidente do conselho da Board Academy, EdTech de formação e desenvolvimento de conselheiros consultivos, independentes, fiscais e de administração de empresas. E-mail: [email protected]  

    Sobre a BoardAcademy 

    Fundada em 2021 por dois veteranos do varejo brasileiro, Farias Souza, ex-McDonald’s, Burger King, Leroy Merlin e Walmart Brasil, e Eduardo Gomes, ex-Leroy Merlin e SMS group, a Board Academy inovou o mercado educacional brasileiro com um portfólio que alia formações e certificações para executivos, conselheiros e profissionais com interesse em atuar em conselhos empresariais. O modelo da companhia abrange tem três frentes: a educação em si, com aulas presenciais e on-line sobre temas como governança estratégica e gestão de stakeholders, inovação, ESG, riscos e compliance, entre outras; o Board Club, espaço de networking de conselheiros que já passaram pelos programas; e um calendário robusto com grandes eventos no ano, alguns deles são realizados também como Road Show pelas capitais do Brasil. Para mais informações, acesse: https://boardacademy.com.br/. 

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    HERIKA MENDES GRACINDO COSTA
    [email protected]

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Vale a pena esperar promoções sazonais para usar cupons de moda?

    11/03/2025

    Franquia descomplica importação e ajuda brasileiros a crescer internacionalmente

    30/11/2024

    Conheça as ações que mais se valorizaram desde a última Black Friday

    30/11/2024

    Edenred encerra participação na Expo ABLA com soluções para gestão de manutenção

    30/11/2024

    Governança Corporativa: Estratégia para Longevidade e Valorização das Empresas Familiares

    30/11/2024

    Bares e restaurantes apostam em descontos na Black Friday para atrair clientes

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025

    Como Frases e Mensagens Moldam a Cultura Pop

    03/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.