*Por Fábio Claumann, Diretor Comercial da Ourolux.
Antes vista como uma novidade cara e pouco acessível, as lâmpadas com a tecnologia LED se tornaram opções cada vez mais populares e vantajosas para consumidores e empresas. Hoje, investir nesse dispositivo eletrônico capaz de gerar luminosidade não apenas representa uma escolha inteligente, mas também um passo decisivo em direção a um futuro mais sustentável e eficiente.
Tecnicamente, a palavra LED é a sigla para Light Emitting Diode, um condutor de energia com proficiência para emitir luz a olho nu. Trata-se da tecnologia mais inovadora no mercado de iluminação. Graças a sua evolução ao longo do tempo, atualmente há vários modelos de lâmpadas LED que suprem necessidades específicas, como as tradicionais de bulbo, muito utilizadas em locais internos de residências e comércios; as tubos ou tubulares, usadas em casas, empresas e até em indústrias; as de filamento, que dão um design mais vintage aos ambientes, favorecendo a decoração; entre outras.
Fato é que existem muitos motivos convincentes para considerar o investimento.
Vida longa
Uma das principais vantagens das lâmpadas LED diz respeito à sua durabilidade. Normalmente, podem durar até 2,5 vezes mais que as fluorescentes. Sendo assim, podemos dizer que boas lâmpadas LED têm durabilidade entre 25 e 50 mil horas, em condições e operações normais. Se usada, por exemplo, por 8 horas diárias, pode durar entre 15 e 17 anos; já se ficar acesa durante 3 horas por dia, pode chegar aos 45 anos. Isso significa menos trocas e menos resíduos gerados ao longo do tempo. Além disso, sua resistência a impactos e vibrações as tornam ideais para uma variedade de aplicações.
Eficiência energética
As lâmpadas LED também são conhecidas pela incrível eficiência energética. Comparadas às incandescentes e fluorescentes, consomem significativamente menos energia para produzir a mesma quantidade de luz. Isso não só reduz os custos de eletricidade em longo prazo, como também contribui para a conservação dos recursos naturais e para a redução das emissões de carbono.
Segurança e qualidade luminosa
A tecnologia LED produz uma luz de alta qualidade, uniforme e sem oscilações, o que cria ambientes mais confortáveis e agradáveis. Além disso, ao contrário das lâmpadas incandescentes, não emitem calor excessivo, reduzindo o risco de queimaduras e incêndios.
Opções mais sustentáveis
Além da eficiência energética, que gera menos impactos negativos ao meio ambiente, as lâmpadas LED não possuem filamentos metálicos, mercúrio ou substâncias tóxicas na composição, portanto não poluem a natureza e ainda podem ser recicladas.
Custo-benefício
A economia financeira com o uso de lâmpadas LED é inegável. Com sua durabilidade, eficácia e baixa manutenção, os produtos oferecem retorno significativo sobre o investimento ao longo da vida útil. Dependendo do modelo e da marca, podem reduzir em até 90% o consumo comparado a lâmpada anterior, o que reflete em uma excelente economia na conta de luz.
*Fábio Claumann é Diretor Comercial da Ourolux – ourolux@nbpress.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HERIKA MENDES GRACINDO COSTA
herikamendes@nbpress.com.br