Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS) reafirma compromisso com 21 empresas para empregabilidade de pessoas com deficiência
Durante o 1º Fórum para CEOs da REIS, membros da alta liderança da Ford, XP Inc, DSM, Natura, VW, Mars, Accenture, Siemens, 3M, somando-se um total de 21 CEOs reforçaram o Pacto pela Inclusão REIS – OIT
São Paulo, maio de 2024 – A Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), que faz parte da Rede Global de Empresas e Deficiência da OIT/ONU, reuniu na última quinta-feira, 25/04, no escritório da Ernst & Young, em São Paulo, 21 CEOS das principais multinacionais no país para debaterem sobre a inclusão social nas empresas e o papel da liderança. Ao final do evento, as 21 empresas reafirmaram o compromisso e aderiram publicamente ao Pacto pela Inclusão REIS – OIT a fim de garantir a empregabilidade de pessoas com deficiência dentro das grandes organizações.
Stefan Tromel, representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), abriu o fórum falando sobre a importância da educação inclusiva, o quanto as empresas clamam por essa necessidade e como os colaboradores podem estar mais integrados a partir do letramento sobre inclusão social. Além disso, ele reforçou que o papel da liderança não pode permitir que haja barreiras dentro das empresas.“Precisamos ser mais atrativos, inclusivos, apoiar os jovens e principalmente as pessoas com deficiência para que possam ser livres para ousar e ocupar todos os espaços da companhia”, explicou ele.
Mediado por Djalma Scartezini, Diretor-Geral da REIS, a mesa reuniu nomes que já fazem parte da REIS como Pedro Zogbi, Analista Sênior de Diversidade Equidade e Inclusão da EY, Maria Elisa Verri, presidente do Conselho da REIS e sócia da TozziniFreire Advogados, Fábio Maceira, CEO da JLL, Luiz Sérgio Vieira, CEO da EY ambos também integrante do conselho, ao lado ainda de Valdemir Bertolo da Serasa, Dimitrius Oliveira da Atento e Adriana Blikstein da 3M. Os demais C-levels apresentaram cases e contaram como estão amadurecendo do ponto de vista social para integrar um público diversificado, como têm aprendido a lidar com as pessoas que possuem deficiência e como isso tem sido mais produtivo. E retornando ao compromisso com a REIS, Marcos Matias, CEO da Schneider Electric Brasil.
“Só vamos conseguir quebrar essa barreira e garantir a inclusão social quando olharmos para uma pessoa com deficiência e não enxergar a deficiência como um impeditivo para ocupar um espaço dentro da empresa. Esse paradigma só será quebrado quando entendermos que um profissional com deficiência também pode demonstrar alta performance. E para isso, o processo de seleção das empresas e a liderança precisa avaliar todo o perfil do candidato como as competências técnicas e comportamentais”, explica Djalma.
Os executivos presentes também abordaram como o uso da inteligência artificial tem um potencial significativo para apoiar e incluir pessoas com deficiência por meio de soluções que facilitam a comunicação e atendem todo o público da companhia. Durante o encontro, foi ressaltado que para promover a diversidade e inclusão social é preciso respeito e coragem. E que a liderança precisa possuir empatia ativa, ser genuína e não ter receio de expor os exemplos que não deram certo e que de alguma forma contribuíram para o aprendizado e engajamento de todos que fazem parte da organização.
Pacto pela Inclusão REIS-OIT
O Pacto pela Inclusão REIS-OIT é um documento criado pela REIS que elenca cinco compromissos que devem ser adotados pelas empresas signatárias. O objetivo é que as ações de diversidade e inclusão sejam levadas para a cultura da empresa, gerando propagação e engajamento entre os colaboradores.
As empresas signatárias do Pacto pela Inclusão têm como compromissos:
Comprometer a alta liderança com o respeito e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência;
Desenvolver políticas e procedimentos com vistas às ações afirmativas em todos os âmbitos da organização;
Promover cultura e ambiente inclusivos e acessíveis a todas as pessoas com deficiência;
Comunicar e educar para o respeito dos direitos e deveres das pessoas com deficiência;
Incluir a questão da deficiência na estratégia da empresa, bem como no planejamento de produtos e serviços, e atendimento a clientes.
Sobre a REIS
A ideia de criação da REIS surgiu durante o 26º Fórum de Empregabilidade Serasa Experian, há 12 anos, fundada por João Ribas, precursor do movimento. Atualmente a rede é composta por um grupo de mais de 100 empresas nacionais e multinacionais que se comprometem com os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e das Nações Unidas (ONU) para promover a empregabilidade das pessoas com deficiência e junto com 39 países é parte da Rede Global de Empresas Inclusivas, sendo uma das redes nacionais mais antigas e celebradas.