*Por Lucas Rodrigues
Neste mês, celebramos o Dia do Servidor Público, e é um ótimo momento para refletirmos sobre como a Inteligência Artificial tem transformado a preparação dos candidatos que almejam cargos públicos. Sabemos que o caminho para se tornar um servidor público não é simples, porém, as novas ferramentas tecnológicas estão se mostrando grandes aliadas nesse processo.
A jornada de preparação para um concurso público é quase uma maratona, exigindo muito estudo e dedicação do concurseiro. Além da quantidade de materiais que precisam ser estudados, muitos enfrentam dificuldades pessoais, como problemas de aprendizagem, falta de tempo, ausência de material adequado, entre outros empecilhos. Diante desses desafios, podemos utilizar a tecnologia a nosso favor.
No contexto educacional, de acordo com uma pesquisa do Google em parceria com a Educa Insights, 73% dos alunos consultados acham que as instituições devem investir em novas tecnologias, como a inteligência artificial. No mundo dos concursos, caminhamos na mesma direção.
Um dos principais impactos positivos da IA é sua capacidade de personalizar o apoio ao estudante, ajustando-se às necessidades e especificidades de cada um. Ela pode identificar e focar nas áreas de maior dificuldade, ajudando o aluno a avançar de acordo com um cronograma de estudos personalizado. Além disso, a IA oferece feedback instantâneo sobre o desempenho, facilitando ajustes rápidos e eficientes no planejamento de estudo.
Outro aspecto positivo que garante uma boa preparação para as provas é a resolução de questões. Com o auxílio da IA, o candidato pode resolver inúmeras questões de forma adaptada ao seu nível de conhecimento e ao concurso desejado, além de realizar simulados que ajudam a ter uma noção real do seu desempenho. Esses simulados são importantes para familiarizar o candidato com o estilo da prova que será aplicada, permitindo uma prática mais realista.
Enfim, como a carreira pública é o sonho de muitos brasileiros, é sempre bom olharmos para as ferramentas que podem auxiliar nesse processo. Desde a personalização dos estudos, até a resolução de questões e simulados, as inovações têm proporcionado diversos benefícios e a IA tem se mostrado uma grande aliada na preparação para concursos, já trazendo bons resultados.
*Lucas Rodrigues é mestre em IA e Machine Learning for Data Science pela Université Paris Cité. Além disso, é fundador e CEO do Clipping, uma startup de educação em modelo 100% bootstrapping e que utiliza inteligência artificial e chatbot para proporcionar uma experiência inovadora de estudo para quem deseja realizar concurso público, principalmente de admissão à carreira diplomática
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gabriela Calencautcy
gcalencautcy@piarcomunicacao.com.br