O Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, composto por seis empreendimentos localizados em Campinas e Indaiatuba, lançou seu primeiro relatório ESG, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Há mais de 10 anos, o grupo publica o ‘Balanço Institucional’, demonstrando seu comprometimento com o meio ambiente e agora migrando formalmente para o ESG.
Desde a fundação do grupo, herança do fundador Armindo Dias, sempre esteve presente o valor de uma gestão preocupada com a ética, a transparência e a responsabilidade socioambiental. “Foi um mergulho nos processos da empresa para entender o que já estamos praticando e onde podemos melhorar,” afirma Antonio Dias, Diretor Executivo do grupo.
Para reforçar esse compromisso, o Royal Palm contratou a consultoria ESG4, que realizou workshops para que quase todos os colaboradores conhecessem os princípios que norteiam os critérios ESG e sua importância, não só para a performance do grupo, mas também para toda a sociedade. Após a fase de conhecimento e sensibilização, foi realizado um Diagnóstico e um Censo junto aos colaboradores para identificar suas percepções sobre ESG.
O relatório detalha as práticas sustentáveis adotadas por cada empreendimento, incluindo cuidados com a água, consumo de energia, gestão de resíduos e insumos. Além disso, destaca o compromisso do grupo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), beneficiando 12 metas específicas: saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, paz e justiça, e parcerias pelas metas.
O grupo está em processo para associação ao Pacto Global – Rede Brasil, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, visando alinhar suas estratégias aos 10 princípios universais, desenvolvendo ações para o enfrentamento de desafios sociais e ambientais.
No campo da descarbonização, o grupo investiu 2 milhões de reais na troca do sistema de aquecimento de piscina, de gás natural para bombas de calor que utilizam energia elétrica. Este investimento resultou em uma redução de 425 toneladas de CO2 por ano na pegada de carbono do grupo. Em 2024, o grupo também realizará seu primeiro inventário de carbono e iniciará o processo de compensação de suas emissões.
O consultor Alexis Pagliarini diz que, “Para nós, da ESG4, o processo de alinhamento do Royal Palm aos princípios ESG foi facilitado porque o grupo já tem as questões socioambientais contempladas nas suas ações há tempos. É muito bom ver mais uma etapa ser concluída e poder contribuir com o aprimoramento constante que o Grupo Royal Palm está disposto a cumprir.”
“Com o lançamento deste relatório, estamos formalizando nossas práticas de sustentabilidade e reafirmando nosso compromisso com a responsabilidade ambiental e social,” conclui Antonio Dias.
Para mais detalhes, o relatório completo está disponível no site: https://royalpalm.com.br/esg/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLARISSA DA SILVA ROTHER
clarissa.rother@pipah.com.br