A Fazenda Barra Grande, situada em Itirapuã/SP, alcançou um novo marco quando o assunto é sustentabilidade na produção de cana de açúcar. A propriedade recebeu certificação pelo programa “Etanol Mais Verde”, uma iniciativa chave no setor sucroenergético de São Paulo, que promove práticas sustentáveis cada vez mais essenciais para o futuro ambiental.
A certificação foi concedida pela ASSOVALE, uma associação de produtores rurais com sede em Ribeirão Preto, que por sua vez é membro da ORPLANA, Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil. Este reconhecimento não apenas destaca o compromisso da Fazenda Barra Grande com a sustentabilidade, mas também ressalta seu papel exemplar no cumprimento dos rigorosos protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado.
Os protocolos do “Etanol Mais Verde” incluem a produção sustentável, que exclui o uso de queimadas, a proteção das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e das matas ciliares ao redor dos canaviais, além de medidas preventivas contra incêndios. A certificação foi conquistada com base em uma pontuação que considera a formação de brigadas de incêndio e outras ações de proteção ambiental.
“A Fazenda Barra Grande sempre teve uma atuação eficaz em termos de sustentabilidade e já recebeu diversas premiações nessa área. Continuaremos seguindo essas diretrizes e trabalhando para a preservação do meio ambiente, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental”, afirma Maurílio Figueiredo Cristófani, empresário e diretor da Barra Grande.
Estabelecido em junho de 2017, o programa é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, representado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (UNICA) e a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA), com a participação da ASSOVALE – Associação Rural Vale do Rio Pardo.
“A certificação da Fazenda Barra Grande reflete seu compromisso com a sustentabilidade e a produção de cana de açúcar e Cachaça de maneira mais responsável e com menor impacto ambiental. Esta certificação é um reconhecimento das ações implementadas pela Fazenda para a produção de cana de açúcar, matéria prima da Cachaça, do açúcar e dos biocombustíveis enquanto minimiza os impactos ambientais e sociais”, comemora Maurílio.
A Fazenda
Na Fazenda Barra Grande, visitantes e amantes da cachaça artesanal podem conhecer o processo de produção de cachaça no engenho mais antigo e único movido à roda d’água do Estado de São Paulo. As visitas guiadas, que proporcionam uma experiência personalizada, exigem agendamento prévio.
Contatos podem ser feitos pelo WhatsApp (16) 99131-2032, Instagram @cachacabarragrande ou no site www.cachacabarragrande.com.br.
No local também há um restaurante, aberto aos sábados, domingos e feriados, e oferece cardápio à la carte com porções, refeições e coquetéis de alto nível. Além das cachaças premiadas, a loja do restaurante vende produtos locais, como fubá, rapadura, gelatina de cachaça, café e carne de lata. O prato principal é a carne de lata com polenta de fubá do moinho. O frango caipira, outro destaque, deve ser encomendado com antecedência. Os pratos e preços estão disponíveis no site.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Casa da Comunicação Franca – Assessoria de Imprensa
Ana Luiza Silva – (16) 99107-3597 – comunicacao@casadacomunicacaofranca.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA LUIZA SILVA FELIPPE
comunicacao@casadacomunicacaofranca.com.br