Desde o início deste ano, a abertura do mercado livre de energia para todas as empresas ligadas à alta tensão tem gerado um intenso movimento de migração das concessionárias para o ambiente de livre comercialização.
Segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), nos últimos 20 anos, o ambiente de contratação livre foi responsável por uma redução acumulada de gastos de energia da ordem de R$339 bilhões, sendo R$41 bilhões somente em 2022.
Diante desse cenário, a Indra Energia, empresa que se dedica a impulsionar a transição energética para um futuro mais sustentável listou alguns mitos e verdades que podem gerar dúvidas dentro desse segmento.
1. A transição para o Mercado Livre de Energia é difícil e cara?
Mito! Estudos indicam que as empresas que aderem ao Mercado Livre de Energia podem usufruir de uma redução média de até 30% na conta de energia.
Ingrid Santos, CEO da Indra Energia comenta que, a migração não requer investimento inicial em geração própria, o que desmistifica a ideia de que seja uma transição dispendiosa. Além disso, o processo inteiro pode ser feito junto com as empresas do setor, simplificando e eliminando as burocracias.
2. Ao optar pelo mercado livre, os consumidores estão isentos de qualquer tipo de interrupção no fornecimento de energia
Mito! Optar pelo mercado livre de energia não garante automaticamente a isenção de interrupções no fornecimento de energia elétrica. No mercado livre, os consumidores ainda estão sujeitos a interrupções no fornecimento devido a diversos fatores, como problemas na infraestrutura, manutenção da rede elétrica, condições climáticas extremas, entre outros. Portanto, é importante que os consumidores estejam cientes das políticas de garantia de fornecimento de energia de seus distribuidores e das medidas de contingência disponíveis em caso de interrupções.
3. Existe o risco de ficar sem energia se consumir mais do que contratado?
Mito! No Mercado Livre, a contabilização da energia consumida é feita posteriormente, eliminando o risco de interrupção do fornecimento devido ao excesso de consumo. Caso o consumo supere o montante contratado, o consumidor pode buscar energia no Mercado de Curto Prazo por meio de uma comercializadora.
4. Aderir ao Mercado Livre de Energia possibilita a escolha do tipo de energia ?
Verdade! No Mercado Livre, os consumidores têm a liberdade de escolher não apenas o fornecedor de energia, mas também o tipo de energia que desejam consumir, priorizando assim a escolha da energia de acordo com suas preferências.
‘’Com a liberdade de escolha e flexibilidade proporcionadas por esse ambiente, os consumidores estão encontrando novas formas de otimizar seu consumo e contribuir para um futuro mais sustentável’’ explica Ingrid.
5. O Mercado Livre não é vantajoso para pequenos consumidores?
Mito! Embora seja comumente associado a grandes empresas, o Mercado Livre de Energia pode trazer benefícios também para os pequenos consumidores, especialmente com a recente abertura do mercado. Desde que, estejam em alta tensão.
6. Há isenção das bandeiras tarifárias no Mercado Livre?
Verdade! No Mercado Livre, o preço da energia negociada é válido durante toda a vigência do contrato, o que exclui a necessidade de se preocupar com as variações das bandeiras tarifárias.
Sobre
O Grupo Indra Energia se dedica a impulsionar a transição energética para um futuro mais sustentável. Eles fornecem soluções energéticas eficientes e inovadoras para seus clientes, que vão desde a comercialização e trading de energia, até a geração distribuída e investimento de impacto. Eles acreditam que a energia é o motor do mundo e, por isso, trabalham para garantir que seus clientes tenham acesso a uma energia limpa e renovável, capaz de impulsionar seus negócios de forma mais rentável e sustentável. Seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade está presente em cada aspecto do seu trabalho, desde a identificação de novas oportunidades de mercado até a implementação de tecnologias de última geração para maximizar a eficiência energética.