Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    MERCADO

    Empresas brasileiras enfrentam desafios na gestão de riscos durante internacionalização

    By 27/10/2024Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    Nos últimos anos, a internacionalização de empresas brasileiras têm se intensificado, com muitas delas abrindo capital na Bolsa de Valores dos EUA (processo de IPO). Segundo pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), cerca de 68,9% das empresas brasileiras pretendem explorar novos mercados estrangeiros, com destaque para Estados Unidos, Chile, Portugal e México.

    Atualmente, cerca de 34 empresas brasileiras operam na bolsa americana, incluindo gigantes como Suzano, Embraer X, Gerdau, Itaú, Nubank, Petrobras e Vale. Por um lado, essa estratégia pode aumentar lucros, melhorar a competitividade e reduzir riscos devido à diversificação de clientes e parceiros. No entanto, a internacionalização também expõe as empresas a um ambiente regulatório complexo e requisitos de seguros que diferem das normas brasileiras. 

     

    Eduardo Toledo, vice-presidente de Resseguros, Speciality e Partners da Alper Seguros, uma das cinco maiores corretoras de seguros do Brasil, alerta para a necessidade de adaptação. “As companhias brasileiras que desejam expandir para novos mercados precisam estar cientes de que o ambiente regulatório em outros países pode ser significativamente diferente daquele ao qual estão acostumadas no Brasil. Isso inclui a necessidade de adquirir seguros compulsórios (compulsory insurance) específicos para cada jurisdição, como o workers’ compensation nos Estados Unidos, que cobre despesas médicas e salários perdidos de colaboradores feridos ou que adoeceram durante o trabalho”.

    Além dos seguros compulsórios, muitas empresas enfrentam desafios com o non-admitted insurance, no qual refere-se a apólices emitidas por seguradoras que não possuem licença em um território específico, o que é proibido em cerca de 85% dos países ao redor do mundo. “As empresas que não se adequam a essas exigências podem enfrentar problemas graves, como multas, penalidades e até mesmo processos criminais. É essencial ter uma estratégia bem delineada para lidar com essas questões, idealmente com o apoio de uma corretora que tenha expertise internacional”, explica o executivo da Alper Seguros.

    Para mitigar esses riscos, existem três modelos principais de cobertura de seguros para empresas com operações internacionais. Todos os modelos oferecem níveis de cobertura e controle, adaptando-se às necessidades e ao perfil de internacionalização da empresa:

    Coordenação local: empresas internacionais podem optar por uma coordenação totalmente local, onde cada subsidiária compra seguro no mercado local através de um corretor independente.
    Non-admitted Program: uma apólice única emitida em nome da matriz para cobrir operações internacionais, dispensando apólices locais.
    Programa Mundial Controlado (Controlled Master Program – CMP): emite uma apólice master no nível da empresa controladora, aplicável a toda operação internacional, complementada por apólices locais onde necessário.

    Toledo destaca que, “optar por um CMP é uma solução sofisticada que muitas empresas adotam. Isso permite uma gestão mais centralizada e eficiente dos riscos, além de garantir conformidade com as exigências locais por meio de apólices específicas”. 

    O vice-presidente da Alper afirma que a corretora tem experiência em ajudar empresas brasileiras a navegarem por essas complexidades, oferecendo soluções personalizadas que atendem às necessidades únicas de cada mercado. “Nossa atuação global, e a filiação ao Network RISKCO, a maior rede de corretores independentes especializados da América Latina, permite-nos entender e mitigar os riscos associados à internacionalização”, conclui Eduardo Toledo.

    A internacionalização, apesar dos desafios, oferece oportunidades consideráveis. Empresas como a SoftExpert, que começou sua expansão internacional em 2000 e hoje está presente em 50 países, destacam a importância de uma abordagem estratégica. “Atuar globalmente com pensamento local e apostar na diferenciação são essenciais para o sucesso”, afirmou Ricardo Lepper, fundador e presidente da SoftExpert, em depoimento ao Economia SP.

    Para saber mais sobre soluções em seguros internacionais da Alper Seguros, acesse https://www.alperseguros.com.br/.

    Sobre a Alper Seguros

    Fundada em 2010, a Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A. é uma empresa especializada em gestão de seguros corporativos, benefícios, massificados, seguro auto e transporte, com atuação em todo país, nos mais diversos segmentos, pautados pela inovação e tecnologia em busca de otimização e transparência aos processos. Com mais de 1000 funcionários e 22 escritórios pelo país, ao todo são 19 empresas adquiridas sob a atual gestão.

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    THIAGO QUIRINO DO NASCIMENTO
    [email protected]

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Vale a pena esperar promoções sazonais para usar cupons de moda?

    11/03/2025

    Franquia descomplica importação e ajuda brasileiros a crescer internacionalmente

    30/11/2024

    Conheça as ações que mais se valorizaram desde a última Black Friday

    30/11/2024

    Edenred encerra participação na Expo ABLA com soluções para gestão de manutenção

    30/11/2024

    Governança Corporativa: Estratégia para Longevidade e Valorização das Empresas Familiares

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Atiaia Renováveis recebe selo Woman On Board

    26/07/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.