A Connecting Food, primeira foodtech brasileira especializada em conectar os alimentos que seriam descartados por empresas, mas ainda são bons para consumo, às organizações sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, distribuiu, somente em 2023, 13 toneladas de alimentos na região Sul, o que gerou o complemento de mais de 24 mil refeições no prato de brasileiros. O estado sulista que mais recebeu doações foi o Paraná.
Junto a grandes nomes da indústria e varejo de alimentos, como GPA, Assaí Atacadista, Nestlé e Danone, a empresa, desde 2019, já contribuiu para a doação de 14 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, garantindo o complemento de mais de 25 milhões de refeições na mesa de pessoas atendidas em 550 organizações sociais, no Brasil todo.
“A fome e o desperdício de alimentos se tornaram duas questões críticas da atualidade. O relatório mais recente da FAO indicou que mais de 60 milhões de brasileiros enfrentam algum tipo de insegurança alimentar e quase um quarto dessas pessoas passam fome. Por isso, mais do que nunca, é preciso que as companhias passem a olhar para essa problemática com todo o critério e consideração, para assim realmente começarem a trilhar um caminho voltado para a sustentabilidade. É um conjunto de fatores que vai trazer essa mudança no mundo e nas empresas. Desperdiçar alimentos que ainda têm condições de serem consumidos, não deve ser uma opção em nenhum cenário”, ressalta Alcione Pereira, CEO e fundadora da Connecting Food.