O edital do concurso para Diplomata foi publicado. Serão ofertadas 50 vagas para a classe inicial de terceiro secretário, com remuneração inicial de R$20.926,98. O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Os candidatos interessados poderão fazer a inscrição no período de 15 de julho a 26 de julho de 2024, exclusivamente no site da banca organizadora. A prova objetiva da primeira fase será aplicada nas capitais dos 26 estados da Federação e no DF, no dia 15 de setembro de 2024.
De acordo com o edital, o concurso será estruturado em fases, com provas objetivas e discursivas. A parte objetiva será composta por 65 questões, sendo 10 de língua portuguesa, 9 história do Brasil, 9 história mundial, 6 de geografia, 7 de inglês, 10 de política internacional, 7 de economia e 7 de direito. Segundo o professor do Gran e especialista na área, Victor Toniolo, o número de questões deve orientar a estratégia de preparação nesse momento.
“As disciplinas de língua portuguesa e política internacional são as com maior número de questões e com peso relativo maior que as demais, seguidas por história do Brasil e história mundial. Essas quatro disciplinas vão demandar um esforço de revisão maior. No entanto, há questões com menor quantidade mas com grande complexidade técnica, como economia e direito. Na hora da preparação é preciso buscar esse equilíbrio. Esse equilíbrio o candidato vai encontrar em função do conhecimento já adquirido e das disciplinas que ele domina mais.”, explicou.
Ainda segundo o expert, a dica para essa fase pós edital é priorizar a revisão e treinamento de questões. “Em 60 dias é mais fácil adquirir conhecimento ou consolidar o que já temos? Isso vai depender do perfil do candidato, mas como uma abordagem geral é mais eficiente consolidar o conhecimento e adquirir pontualmente alguns conhecimentos que identificamos que não temos durante o treinamento de questões”.
Outro alerta do especialista é para o método de correção da prova, o método Cespe. São questões de certo e errado com penalização por cada questão que o candidato errar. Portanto, é preciso ter cuidado na hora de “chutar”.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mayara Barcellos
atendimentogran