SÃO PAULO/BRASIL (10 de setembro de 2024) – A Cargill, em parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS), acaba de lançar a etapa 2024 do Circuito Rural – Queijos Artesanais, em Araxá (MG). O projeto itinerante oferece capacitação gratuita para pequenos produtores que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre produção de queijos artesanais, fabricação de queijos finos e processamento de leite.
A fase piloto da iniciativa já passou por três cidades e treinou 70 produtores rurais e pequenos empreendedores do ramo de alimentos com o apoio de uma queijaria móvel equipada para a realização dos cursos.
Na nova etapa, o projeto vai percorrer nove cidades de Minas Gerais e, até dezembro deste ano, também chegará a sete cidades de São Paulo. Em cada município serão realizados dois dias de capacitação para a fabricação de queijos de mofo branco e azul. Na programação, há temas de formação básica em boas práticas de fabricação de alimentos e princípios para a produção de leite de qualidade.
“A Cargill tem criado um legado nas comunidades onde atua, e o investimento social é uma forma de mostrar que compartilhamos os valores das comunidades. Investimos nas localidades de diversas formas e, neste caso, capacitar os produtores para que continuem prosperando é uma ação que tem resultados a curto, médio e longo prazos”, comenta Flavia Tayama, líder de responsabilidade corporativa e diretora presidente da Fundação Cargill.
Conduzidas por um time de profissionais, as aulas abordarão as principais características dos queijos, curiosidades, variações, embalagem e rotulagem, além de legislação vigente e mercado consumidor. Também serão discutidos temas relativos à nutrição animal e de que forma ela interfere na qualidade do leite e do queijo.
A realização do circuito faz parte da proposta da Cargill, dona da marca Nutron, de oferecer soluções para o pecuarista leiteiro e, paralelamente, falar com esse público sobre manejo e nutrição de vacas leiteiras.
“Com o Circuito Rural, conseguimos atingir dois objetivos importantes – o incremento da renda familiar do pequeno produtor e o aprendizado de uma nova habilidade que impactará positivamente a criação do gado. Fomentar iniciativas como essa, associada às boas práticas no campo e nutrição animal, agrega valor não só à produção, mas também ao setor, permitindo que ele seja mais sustentável, abrindo espaço para novas oportunidades”, diz Marcelo Dalmagro, líder de Marketing Estratégico e Tecnologias da Cargill.
Os interessados em participar das próximas rodadas da capacitação podem obter mais informações sobre o número de vagas e as próximas cidades que vão receber o curso pelo celular: 19 98166-6430 com Isabelle Cunha do IBS.
# # #
Sobre a Cargill
A Cargill é uma empresa comprometida com o fornecimento de alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais para nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Situados no centro da cadeia de suprimentos, fazemos parcerias com produtores rurais e clientes para obter, fabricar e entregar produtos que são vitais para a vida. Os 160.000 membros da nossa equipe, incluindo os 13 mil colaboradores do Brasil, inovam com propósito, fornecendo aos clientes o essencial para que as empresas possam crescer, para que as comunidades prosperem e os consumidores vivam bem. Como uma empresa familiar com 159 anos de experiência, olhamos para o futuro e permanecemos fiéis aos nossos valores. Colocamos as pessoas em primeiro lugar. Superamos as metas. Nós fazemos a coisa certa – hoje e para as próximas gerações. Para obter mais informações, visite Cargill.com e a nossa Central de Notícias.
Informações para a Imprensa
Felipe Fonseca – media@cargill.com / (11) 5099-3123
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KAROL JORGE DE ALMEIDA
anacaroline.carvalho@ketchum.com.br