Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    NEGÓCIOS

    Dia da Sobrecarga da Terra: como o setor químico transforma sua cadeia de valor em função da economia circular

    By 31/07/2024Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    Imagine um ciclo virtuoso, onde os recursos naturais, ao invés de serem explorados até o esgotamento, são continuamente reutilizados, reintegrados aos sistemas produtivos. Nesse cenário, o descarte desenfreado se torna obsoleto, dando lugar a um fluxo constante de transformações. O dia da Sobrecarga da Terra, celebrado nesta quinta-feira, 01, convida sociedade, governos e empresas a repensarem as formas de consumo e produção dos recursos naturais do planeta, uma vez que a lógica atual pode exceder a capacidade de regeneração de riquezas existentes.

    “Ao priorizar a redução, a reutilização e a reciclagem de materiais, diminuímos a demanda por extração de recursos virgens, aliviando a pressão sobre ecossistemas e seus serviços ambientais. A pegada de carbono se atenua, contribuindo para a mitigação e adaptação das consequências indesejáveis das mudanças climáticas. Simultaneamente, novas oportunidades florescem, impulsionando a inovação em tecnologias e modelos de negócio mais sustentáveis”, afirma Rafael Viñas, Gerente de Projetos para Novos Negócios e Métricas de Sustentabilidade na BASF.

    A economia circular se destaca como parte de uma solução que propõe uma alternativa atrativa e viável ao modelo linear atual, denominado por especialistas como ‘extrair, produzir, descartar’. A força da economia circular reside na sinergia entre os diferentes atores de uma cadeia de valor. Empresas repensam seus processos produtivos, consumidores adotam hábitos conscientes e governos incentivam a transição para esse modelo regenerativo. Dentro dessa lógica que se retroalimenta, isto é, circular, a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico caminham lado a lado.

    A circularidade, como também é chamada processos dentro da economia circular, requer mudanças substanciais em termos de comportamento e uso de tecnologia, não ficando restrito às operações da própria empresa. “A proposta de valor aos clientes e fornecedores deve atravessar toda a cadeia de produção para ter sentido, pois, um conceito de economia circular inteligente tem que estar integrado no desenvolvimento de produtos, nos processos de produção, na utilização e reutilização de sistemas desde o início”, explica Viñas.

    Para isso, ela explica, o pensamento circular não deve ser limitado às operações internas de uma empresa. Um conceito de economia circular propositivo precisa considerar o produto, o processo, o uso e o seu sistema de reutilização desde a concepção até o descarte.

    Com sua capacidade de inovação, o setor químico desenvolve papel fundamental quando se trata de processos de novas soluções. A BASF já está aplicando a economia circular de várias maneiras: a Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, está olhando para o pós-consumo e as dores dos consumidores que não sabem como descartar corretamente sobras de tintas e embalagens. O programa de logística da marca, chamado Suvinil Circula, recolhe embalagens e sobras de embalagens para reciclagem e coprocessamento.

    O aço do galão retorna para a cadeia do aço e o plástico vira PCR (post-consumer resin, ou resina pós-consumo, em tradução livre), um novo plástico feito a partir de resinas pós-uso, sendo uma opção interessante para dar novos usos para esse material. Do lançamento, em 2020, a julho de 2024, os resultados do programa demonstram, que:
     

    Mais de 50 toneladas de resíduos foram coletadas;
    Mais de 28 mil kg reciclados;
    Mais de 18 mil kg em coprocessamento;
    Mais de 195 mil kg redução na emissão de CO2.

    O descarte correto de embalagens e seu reaproveitamento também é uma tendência relevante dentro das melhores práticas de economia circular no setor da agricultura. A Divisão de Soluções para Agricultura da BASF tem participação ativa no Sistema Campo Limpo, por ser parte de um dos elos da cadeia deste mercado. A união de agricultores, indústria, revendedores e poder público garantiu a destinação ambientalmente correta de mais de 700 mil toneladas de embalagens vazias, desde o início das atividades em 2002.

    O Brasil é referência no assunto graças a iniciativa realizada pelo inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias. Aproximadamente 94% das embalagens colocadas no mercado são destinadas à reciclagem, enquanto os 6% restantes, são devidamente incinerados, garantindo uma destinação ambientalmente correta para 100% dos produtos consumidos em nosso país, de acordo com o inpEV.

    Reciclagem de plásticos por espectroscopia

    Essas embalagens, muitas delas sendo de materiais plásticos, são valiosas para a circularidade, desde que sejam devidamente classificadas durante o processo de reciclagem. Dado os múltiplos tipos de plásticos, esse processo pode ser difícil e caro. A separação por tipo de material tem efeito na qualidade do conteúdo reciclado, e os reciclados de um tipo único de plástico possuem melhor nível de qualidade, além de serem mais lucrativos.

    Disponível no Brasil e em outros países da América do Sul, a BASF desenvolveu uma tecnologia capaz de determinar com precisão diferentes composições de plásticos, a partir de um dispositivo portátil. O trinamiX NIR combina a análise de dados trinamiX com um aplicativo móvel. “NIR é uma tecnologia de espectroscopia de infravermelho que é utilizada no trinamiX em tamanho reduzido, proporcionando uma sofisticada análise de dados do plástico em questão”, conta Rafael.

    Com essa tecnologia, plásticos comuns podem ser facilmente identificados em segundos, facilitando a triagem de materiais, uma das etapas mais desafiadoras da reciclagem mecânica. O espectro infravermelho vai desde poliolefinas clássicas como PE, PP e PVC (polietileno, polipropileno e policloreto de vinila), até PET (polietileno tereftalato), que é mais conhecido como material para garrafas de bebidas. Além disso, plásticos técnicos como ABS (acrilonitrila butadieno estireno) ou PA (poliamida), cuja diferenciação é particularmente importante para as empresas de reciclagem, também podem ser corretamente identificados em campo.

    A transição para um modelo circular exige mudanças não apenas na atual estrutura produtiva pelas empresas, mas também no marco regulatório ambiental e nos hábitos de consumo, em que os usuários deixam de ser o último elo da cadeia produtiva e se tornam um elemento central para fechar o ciclo, cooperando na recuperação de materiais, que podem ser reciclados ou reutilizados em ciclos de produção futuros.
     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    LARISSA LUIZA BATALHA BENEDITO
    [email protected]

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Saffire by Elie Saab: O Mais Novo Lançamento de Alto Padrão em Moema

    17/03/2025

    Morar em Portugal e empreender: Vale a pena abrir um negócio?

    08/02/2025

    Locação de galpão vale a pena? Veja 8 motivos que provam que sim!

    17/12/2024

    Toner pode secar ou endurecer se não for usado?

    09/12/2024

    Bioestimulantes reproduzem uma solução sustentável para os desafios da agricultura na América Latina

    30/11/2024

    Touros da marca CV se destacam na Reprodução Programada da ANCP

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Atiaia Renováveis recebe selo Woman On Board

    26/07/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.