Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    MERCADO

    De Volta Redonda para o Metaverso: a história do empresário e professor Fernando Moulin

    By 26/07/2024Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    Fernando Moulin é natural de Volta Redonda (RJ). É um profissional de transformação digital, marketing e inovação com foco na geração de negócios, com passagem em funções de liderança executiva por diversas empresas de alto nível, em diferentes setores. Com mais de 20 anos de experiência, atualmente é Partner da Sponsorb e lidera projetos ligados à transformação digital e ao CXM (Customer Experience Management). Leciona na ESPM-SP, no INSPER e na Live University, é investidor-anjo e cofundador da Malbec Angels, além de mentor de startups, colunista de diversos veículos de comunicação, palestrante TEDx e jurado de premiações de marketing e negócios.  

    Formação 

    Iniciou a sua formação acadêmica se graduando em Engenharia Química pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Depois de formado, fez um MBA Executivo Internacional na FIA-USP, eleito o melhor MBA do Brasil e classificado entre os 100 melhores do mundo. Enveredou mais profundamente ao longo de sua carreira pelos campos da transformação digital, marketing e negócios, tendo cursado especializações nestas áreas em renomadas escolas pelo mundo, como Kellogg/NorthWestern (EUA), Cambridge (Reino Unido), INSEAD (França, Singapura), Lingnan University (China), Vanderbilt (EUA) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. 

    Trajetória profissional 

    Fernando Moulin é especialista em alguns temas no mundo dos nos negócios, marcadamente inovação, transformação digital (metodologia ágil, cultura digital, indústria 4.o, etc.), experiência do consumidor, jornada do cliente, internet das coisas, 5G, gestão de canais digitais, e-commerce, omnicanalidade e marketplaces. 

    Após alguns estágios durante a faculdade, ingressou no programa de trainees do Citibank, em 1999. Já nessa época, iniciou suas atividades profissionais em marketing, atuando na área de canais digitais do banco e participando de projetos pioneiros como o Citimail Banking, primeiro extrato personalizado de conta corrente criptografado enviado aos clientes no mundo. 

    Posteriormente, teve uma passagem como gerente de marketing direto para a América Latina da LatinStocks.com, pioneira fintech dos anos 2000 com atuação nos EUA, no México, na Argentina e no Brasil, que hoje já não desempenha atividades comerciais. De lá, participou ativamente da construção do setor de telecomunicações brasileiro, atuando em funções gerenciais na BCP (atualmente, Claro) liderando programas estratégicos nas áreas de CRM, Segmentação e Gestão de Clientes. 

    Em 2003, assumiu a função de gerente de marketing na GE Money, implementando projetos vinculados às diferentes disciplinas do marketing e lançando alguns novos produtos e serviços voltados aos consumidores emergentes, além do lançamento e posicionamento dessa marca no Brasil. Foi o responsável pelo reposicionamento do Programa Mais de Fidelidade no Grupo Pão de Açúcar e liderou toda a área de Marketing Digital e CRM para a Nokia na América Latina por alguns anos.  

    Também teve passagens pela área de Gestão de Relacionamento com Clientes na Nokia, antes de iniciar na Cyrela Brazil Realty em 2010 – empresa na qual por três anos teve a oportunidade de liderar todas as atividades e programas de marketing digital para as marcas Cyrela (premium) e Living Construtora (econômica), atuando em mais de 200 projetos em 16 estados brasileiros. 

    Sua última passagem como executivo profissional foi como diretor na Vivo (empresa do Grupo Telefónica), onde por seis anos e meio teve responsabilidade direta na liderança e implementação de um dos maiores programas de transformação digital do Brasil, gerenciando mais de 100 canais digitais e lançando iniciativas como o Vivo Digital Labs (uma das referências corporativas de implementação da cultura ágil e inovação no Brasil) e o aplicativo Meu Vivo.  

    Em 2020, em linha com todas as transformações pelas quais passa o mercado de trabalho rumo à maior especialização e prestação de serviços customizados, resolveu deixar de ocupar posições corporativas para embarcar em uma jornada de empreendedorismo e transformação em escala de um maior número de profissionais, empresas e setores. Nesse processo, tornou-se business partner da Sponsorb, consultoria boutique de business performance. Adicionalmente, assumiu como professor de disciplinas ligadas ao marketing digital e à inovação em instituições de ensino superior como a ESPM, o INSPER e a Live University. 

    Atuação acadêmica 

    Fernando é professor do Master em Gestão da Experiência do Consumidor e de Varejo 4.0, Inovação e Omnicanalidade na ESPM, professor de Transformação Digital e Inovação no INSPER, bem como professor e conselheiro deliberativo do IBRAMERC da Live University, em disciplinas ligadas aos campos de Internet das Coisas e 5G, Transformação Digital, Gestão Agile e Design Thinking e para alunos do MBA de e-Commerce. 

    Indo além

    O executivo e professor também é cofundador da Malbec Angels, grupo de investidores-anjo com algumas investidas no Brasil, atua como mentor de startups e executivos(as), além de ser advisor estratégico para empresas e organizações do terceiro setor. É palestrante em eventos públicos e privados, incluindo o TEDx e também jurado de premiações importantes do mercado, como o Prêmio ABEMD e o Prêmio Best Performance. É também colunista da Revista Consumidor Moderno, da Propaganda & Marketing e publica artigos seus recorrentemente em veículos como a Meio & Mensagem, O Estado de São Paulo e vários outros veículos de renome.

    Sobre Fernando Moulin
    Nascido em 1976 na cidade de Volta Redonda (RJ), Fernando Moulin é um dos principais especialistas brasileiros em transformação digital, inovação e gestão da experiência do cliente, além de ser um dos pioneiros do Marketing Digital/CRM no país. Graduado em Engenharia Química pela Unicamp, possui MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e realizou cursos de marketing e negócios em diversas instituições internacionais, como Kellogg/Northwestern (Estados Unidos), INSEAD (França), Cambridge (Reino Unido) e Lingnan University (China). Eleito em 2022 para o Hall of Fame da Associação Brasileira de Marketing de Dados (ABEMD), tem mais de 25 anos de experiência e passagens executivas em funções de liderança em grandes organizações, como Telefônica/Vivo, Cyrela, Nokia, Pão de Açúcar, Claro, Citibank, entre outras. Cofundador da Malbec Angels, mentor de startups e advisor estratégico, também é palestrante profissional e professor de disciplinas ligadas a suas áreas de expertise em instituições como a ESPM, o INSPER e a Live University, além de ser colunista de diversos veículos importantes de mídia e jurado de premiações de mercado. Também é coautor das obras coletivas e best-sellers “Inquietos por Natureza”, organizada por João Kepler, e “Você brilha quando vive sua verdade”, organizada por Eduardo Shinyashiki e Kareemi, ambas publicadas pela Editora Gente. Atualmente, é partner da Sponsorb, empresa boutique de business performance. Para mais informações, acesse: www.fernandomoulin.com.br, www.linkedin.com/in/fernandomoulin/ ou veja sua palestra no TEDxSP: https://www.youtube.com/watch?v=6tUJuZopcsA. 

    Informações à imprensa
    NB Press Comunicação  
    Tel.: +55 11 99419-5757
    E-mail: [email protected]

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
    [email protected]

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Vale a pena esperar promoções sazonais para usar cupons de moda?

    11/03/2025

    Franquia descomplica importação e ajuda brasileiros a crescer internacionalmente

    30/11/2024

    Governança Corporativa: Estratégia para Longevidade e Valorização das Empresas Familiares

    30/11/2024

    Conheça as ações que mais se valorizaram desde a última Black Friday

    30/11/2024

    Edenred encerra participação na Expo ABLA com soluções para gestão de manutenção

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Atiaia Renováveis recebe selo Woman On Board

    26/07/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.