A história de Ítalo Pereira (nome fictício), de 18 anos, é uma inspiradora jornada de superação. Após cumprir medida socioeducativa no CASA Vitória Régia, um dos centros de atendimento da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) localizado em Lins, Ítalo iniciou, em maio de 2023, sua trajetória como aprendiz na Bracol Produtora e Comercializadora de Calçados de Segurança.
Agora, neste mês de julho, ele foi promovido a auxiliar administrativo do setor de Gestão e Controle Ambiental.
Essa conquista é resultado do Programa Novos Tempos da Fundação CASA, que oferece oportunidades de reintegração social, por meio de ações de cidadania e encaminhamento profissional para jovens que se desligam da instituição.
O programa estabelece parcerias com empresas como a Bracol, que fica na cidade de Lins – uma das primeiras no estado a assinar convênio com a Instituição para a inclusão desses jovens no mercado de trabalho formal.
“A história do Ítalo é um exemplo claro do impacto positivo que o Programa Novos Tempos pode ter na vida dos jovens que atendemos. É uma iniciativa fundamental para que possamos oferecer uma segunda chance a esses adolescentes, permitindo que eles vislumbrem um futuro promissor e cheio de possibilidades. A parceria com as empresas é essencial para concretizar esse objetivo, pois abre portas para oportunidades reais de crescimento profissional e pessoal. Estamos comprometidos em continuar expandindo esse programa, fortalecendo as redes de apoio e proporcionando caminhos de inclusão e cidadania para todos os nossos jovens”, destaca a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
Ítalo, que atualmente cursa Técnico em Meio Ambiente, expressa sua gratidão pela oportunidade. “Agradeço à equipe da Fundação CASA e à Bracol por abrirem as portas para os jovens através dessa parceria”, diz ele.
A diretora do CASA Vitória Régia, Rosimeire Oliboni, destaca o orgulho da equipe do centro. “Ficamos muito felizes quando recebemos essa informação, de que o Ítalo havia sido efetivado. É uma conquista muito grande para todos”, conta.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAUREEN MELLO NOTTOLINI RUIZ
imprensa@fundacaocasa.sp.gov.br