Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    MERCADO

    Crise do crédito no Brasil: Falta de visão e instituições fragilizam o crescimento empresarial

    By 30/10/2024Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    Uma recente pesquisa do Sebrae revela que 60% dos pequenos e médios empresários brasileiros enfrentam dificuldades para acessar crédito, prejudicando a expansão de seus negócios e a geração de empregos. A conjuntura, agravada por instituições financeiras que impõem condições abusivas, revela um cenário alarmante de estagnação para um dos principais motores da economia nacional.

    Segundo especialistas, a raiz do problema vai além da mera escassez de crédito. Luciano Bravo, mentor de crédito internacional no Brasil, afirma que a questão crucial não é geográfica ou cultural, mas estrutural. “A grande diferença entre o empresário brasileiro e os de outras regiões está nas instituições bancárias e financeiras. Elas falham em gerar oportunidades reais para o pequeno e médio empreendedor”, aponta Bravo.

    No Brasil, os juros elevados, considerado o segundo maior no mundo após a elevação da Selic, e a burocracia pesada, são dois fatores que sufocam o acesso ao capital. As instituições financeiras, longe de serem facilitadoras, muitas vezes atuam como barreiras. Com prazos curtos e exigências complexas, os bancos tornam o crédito inacessível ou oneroso demais para quem necessita. Isso se reflete diretamente nos indicadores econômicos: um país onde pequenos e médios negócios, que representam 99% das empresas, não conseguem crescer e se desenvolver.

    Luciano Bravo ressalta que o problema é amplificado pela falta de visão a longo prazo das instituições. “A nossa economia é dependente de um sistema que explora, ao invés de fomentar. O crédito, que deveria ser uma alavanca, se tornou uma âncora para esses empresários”, explica.

    À medida que o Brasil busca soluções para seus entraves econômicos, a mudança na forma de concessão de crédito surge como um ponto central. “Se não ajustarmos essa estrutura, continuaremos a ver nossos empresários, e consequentemente nossa economia, estagnados”, alerta Bravo.

    À frente da Inteligência Comercial, Luciano Bravo tornou-se um dos únicos especialistas no país em captação de recursos estrangeiros para serem injetados em pequenas e médias empresas brasileiras, tornando-as independentes do sistema bancário nacional, através da chamada ‘internacionalização’.

    A empresa busca oferecer uma alternativa ao crédito tradicional, conectando empresários brasileiros a investidores estrangeiros, com o objetivo de viabilizar capital para o crescimento e desenvolvimento dos negócios.

    O futuro do empreendedorismo no Brasil depende de mudanças estruturais profundas. E, ao que tudo indica, soluções como a Inteligência Comercial podem representar o primeiro passo rumo a um cenário econômico mais inclusivo e próspero.

    Bravo, que tem trabalhado com o Aporte de Capital Internacional (ACI), afirma que a Inteligência Comercial oferece uma perspectiva mais justa e eficiente. “Ela coloca o empresário no centro da equação, analisando sua real capacidade de pagamento, o potencial do mercado em que atua e as melhores formas de aplicar o crédito internacional de maneira produtiva”, defende o especialista.

    Essa nova lógica vai na contramão da rigidez bancária que predomina no Brasil. Enquanto os bancos convencionais priorizam garantias e histórico de crédito, a Inteligência Comercial foca em projetos, inovação e escalabilidade. “Isso é o que falta para nossos empreendedores: uma visão que valorize o potencial e não apenas o passado”, finaliza Bravo.

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    Andreia Souza Pereira
    [email protected]

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Vale a pena esperar promoções sazonais para usar cupons de moda?

    11/03/2025

    Franquia descomplica importação e ajuda brasileiros a crescer internacionalmente

    30/11/2024

    Conheça as ações que mais se valorizaram desde a última Black Friday

    30/11/2024

    Edenred encerra participação na Expo ABLA com soluções para gestão de manutenção

    30/11/2024

    Governança Corporativa: Estratégia para Longevidade e Valorização das Empresas Familiares

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Atiaia Renováveis recebe selo Woman On Board

    26/07/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.