São Paulo, 15 de agosto de 2024 – A Corteva Agriscience integra o XXXIII Congresso Brasileiro de Plantas Daninhas, de 12 a 15 de agosto, em Campinas (SP). No evento, que discute as técnicas para controle das invasoras nas lavouras brasileiras, a Corteva apresenta inovações para controle das plantas daninhas nas principais culturas agrícolas. A depender da espécie e da ausência de controle, as invasoras podem causar perdas produtivas de até 90%, sobretudo na soja, a principal cultura brasileira.
Desafio no manejo da buva e caruru na soja
As soluções pesquisadas e desenvolvidas pela Corteva, que serão apresentadas no Congresso, auxiliam os sojicultores em um dos seus principais desafios no cultivo da oleaginosa: as plantas daninhas. “Nas últimas safras, as lavouras brasileiras, principalmente da região sul, tiveram alta incidência de buva e caruru, invasoras que impactam severamente a produtividade e rentabilidade da soja. Segundo estudo da Consultoria Kynetec, na safra 2022/23, a buva está presente em metade da área de soja no Brasil. Buva e caruru são altamente prejudiciais à cultura da soja, pois uma única planta daninha/m2 já pode reduzir a produtividade em 9 e 5 scs/há, respectivamente, segundo a Supra Pesquisa. Já no Cerrado, os principais problemas são capím-pé-de-galinha e vassourinha-de-botão”, explica André Baptista, Líder do Portfólio de Herbicidas da Corteva Agriscience.
Para ajudar no controle, a Corteva apresenta Elevore®, lançamento que traz a tecnologia inovadora Arylex® Active no manejo de buva e outras plantas daninhas de folha larga, como trapoeraba, leiteiro e outras na dessecação pré-plantio da soja, podendo ser aplicado sem antagonismo com graminicidas. É o mais novo produto da família Arylex® Active, que já conta com o Paxeo, uma referência no manejo de plantas daninhas.
A companhia apresenta também o herbicida Paxeo®, uma solução que pertence à nova família de produtos para dessecação em soja, com ação residual e controle duradouro de diversas plantas daninhas de folhas largas e estreitas, sem antagonismo com graminicidas. O controle efetivo pode ser realizado com a aplicação na pré-semeadura, para o controle das invasoras em pré-emergência ou em pós-emergência. Após a aplicação, o herbicida é absorvido pelas folhas e raízes, tendo como via principal de translocação o floema, permitindo que ele atue no sistema radicular e em pontos de crescimento destas ervas daninhas.
Para facilitar e simplificar o dia a dia o agricultor, as plantas daninhas podem ser controladas com o Sistema Enlist®, com as variedades de soja com a biotecnologia Enlist®, associadas ao herbicida Enlist® Colex-D® e ao glufosinato de amônio. Rumo à quarta safra, o Sistema Enlist® promove uma experiência completa ao agricultor e possui como principais benefícios: diversidade de herbicidas para a pós emergência da soja Enlist®, conveniência na aplicação e flexibilidade de uso, além do maior controle na aplicação do Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina). O herbicida Enlist® Colex-D®, que integra o Sistema, oferece excelente eficácia no controle de plantas daninhas, além de redução de até 90% no potencial de deriva, ultrabaixa volatilidade e redução de odor. Ele traz muito mais flexibilidade e poder para o agricultor escolher como e quando aplicar, desde a dessecação até a pós-emergência da soja Enlist®, proporcionando um alto controle das invasoras e altas produtividades.
Controle das invasoras no milho
Para o controle da trapoeraba e outras invasoras de folha larga, como buva, soja voluntária, leiteiro, entre outras, com uso na dessecação pré-plantio de milho, a Corteva lança, no evento, o herbicida Gapper®, que chega ao produtor com a tecnologia RinksorTM Active e com o diferencial de atuar sem antagonismo com graminicidas e sem carência para o plantio do milho.
Manejo de folhas largas e de difícil controle na cana
A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas brasileiras. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a região Centro-Sul do Brasil concluiu a safra 2023/2024 com 654,43 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas. Para manter esta produtividade, a Corteva lança uma solução inovadora, o herbicida pré-emergente Linear®, para o manejo das principais plantas daninhas de folhas largas e de difícil controle na cultura, que impactam a produtividade e rentabilidade do canavial: Mamona (Ricinus communis) e Mucuna (Mucuna pruriens). O herbicida possui alta eficácia e é totalmente flexível, para auxiliar os produtores de cana-de-açúcar no desafio dessas invasoras, podendo ser manejado em qualquer época do ano, em cana planta e soca.
Controle de plantas daninhas no arroz
O início do segundo semestre é marcado pelo planejamento, por parte dos orizicultores, da aquisição de insumos para a próxima safra. Itens como a escolha da semente e seu tratamento, o mapeamento do solo, a seleção dos insumos e das técnicas de manejo são fundamentais para uma boa produtividade na orizicultura. A Corteva, como líder em soluções para a cultura, traz soluções eficazes para os produtores, como o herbicida LoyantTM, que tem como princípio ativo o RinskorTM, usado na fase de pós-emergência. Desenvolvido por pesquisadores da Corteva, o RinskorTM pertence a uma nova classe de ativos e possui modo de ação inédito que permite controlar as principais plantas daninhas que afetam o arroz como: gramíneas, incluindo capim-arroz, cyperáceas, folhas largas e plantas aquáticas. O herbicida controla até mesmo as plantas daninhas que apresentam resistência aos defensivos usados comumente hoje, fator que faz de LoyantTM uma ferramenta indispensável do produtor.
Sobre a Corteva
A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global agrícola que combina inovação e liderança do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os principais desafios agrícolas do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos, produtos digitais e serviços. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso das próximas gerações. Mais informações disponíveis em www.corteva.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
William Gimenes dos Santos
william.gimenes@inpresspni.com.br