Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    NEGÓCIOS

    Controle da coccidiose na cria bovina é tema de debate da Elanco no XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária

    By 10/11/2024Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    O desafio de controlar a coccidiose na cria bovina é o tema da palestra a ser apresentada pela Elanco Saúde Animal no XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia Parasitária, entre os dias 10 e 13 de novembro, em Pirenópolis (GO). O painel ocupa a programação do dia 12/11, sob a condução do médico-veterinário e gerente técnico da empresa, Octaviano Pereira Neto.

    Octaviano falará aos presentes sobre como realizar o controle da doença sem complicar o manejo e preservando o bem-estar do animal. “Aproximadamente 70% do pasto brasileiro hoje é dedicado à cria, etapa da cadeia produtiva na qual a tomada de decisão sobre gestão e manejo sanitário dos animais influencia muito o sucesso de todo o ciclo. São cerca de 60 milhões de fêmeas de corte em reprodução, produzindo mais de 40 milhões de bezerros”, diz Octaviano. A Elanco Saúde Animal, além de prover a palestra, também é uma das patrocinadoras do evento.

    O médico-veterinário explica que a prevenção e o combate à incidência de males nas primeiras semanas de vida dos bezerros estão entre as metas de base da cria. A ideia é alcançar um animal mais saudável e consequentemente mais pesado no desmame. Segundo o especialista, a coccidiose é um desafio importante nessa empreitada, uma vez que é uma das mais recorrentes causas de mortalidade em bezerros, no Brasil e no mundo.  

    “A principal manifestação clínica desta doença é a diarreia com sangue em animais entre 15 e 60 dias de vida, trazendo enormes prejuízos para os produtores. Assim, a prevenção da coccidiose é fundamental porque, uma vez acometido pela doença, o bezerro, mesmo curado, não consegue alcançar seu potencial produtivo lá na frente, em termos de conversão alimentar e ganho de peso”, explica Octaviano. Isso significa perdas financeiras importantes para o produtor e menos bem-estar para o animal ao longo de todo o seu ciclo de vida.

    De modo geral, a doença prejudica a mucosa intestinal dos bezerros, causando a redução no ganho de peso, aumento dos gastos com medicamentos e, inclusive, podendo levar à morte. Estudos mostram que somente de 5% a 10% dos animais acometidos pela infecção apresentam diarreia, o que pode dificultar o diagnóstico. “A ausência desse sintoma mais evidente, porém, não significa que os animais não sofrerão os impactos negativos da doença em termos de produtividade. Ou seja, há um saldo negativo na saúde do animal e no bolso do criador”, diz Octaviano. 

    Para auxiliar produtores nos desafios desta etapa do ciclo produtivo, a Elanco, além de apoiar e participar de eventos como o XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, oferece educação e informação qualificada sobre sanidade e nutrição, por meio do Portal Cria Saudável; consultoria no campo, e soluções de excelência no portfólio para o controle da coccidiose. “O Baycox ™ 5% está na vanguarda da prevenção a essa doença, com aplicação oral e dose única, já nas primeiras semanas de vida do animal”, diz Octaviano.

    Segundo ele, por conta da fácil aplicação, que não causa estresse aos bezerros, e devido à sua eficácia atestada em estudos científicos, o produto detém selo internacional em bem-estar animal, concedido pela auditora Fair Food a empresas cujos processos internos e soluções do portfólio seguem premissas universais do bem-estar animal.

    Para saber mais sobre a Elanco no agronegócio visite o site agropecuaria.elanco.com e as redes sociais no Linkedin (linkedin.com/showcase/elanco-brasil/) e Instagram (@elancoagrobr).

    Serviço:

    XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária

    Datas: 10 a 13/11

    Local: Pirenópolis (GO)

    Informações: https://cbpv2024.com.br/programacao

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    Gisele de Cassia Berto Cabrera
    [email protected]

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Saffire by Elie Saab: O Mais Novo Lançamento de Alto Padrão em Moema

    17/03/2025

    Morar em Portugal e empreender: Vale a pena abrir um negócio?

    08/02/2025

    Locação de galpão vale a pena? Veja 8 motivos que provam que sim!

    17/12/2024

    Toner pode secar ou endurecer se não for usado?

    09/12/2024

    Bioestimulantes reproduzem uma solução sustentável para os desafios da agricultura na América Latina

    30/11/2024

    Touros da marca CV se destacam na Reprodução Programada da ANCP

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Atiaia Renováveis recebe selo Woman On Board

    26/07/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.