Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    MERCADO

      Comunicar bem é fundamental  para o sucesso de operações de M&As

    By 23/10/2024Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

     

     

    https://fia.com.br/blog/ma-o-que-e-tipos-exemplos-e-etapas-do-processo/

    Movimentos de compra e venda empresariais representam períodos sensíveis na gestão, pois exigem um reforço no fortalecimento da marca perante o mercado. De acordo com pesquisa realizada em 2024 pela empresa multinacional de consultoria e gestão McKinsey Brasil, essas operações podem ser responsáveis por até 75% do crescimento de uma instituição. No entanto, muitas empresas não conseguem atingir esse potencial, atribuindo parte desse insucesso às estratégias relacionadas à cultura organizacional e ao processo comunicacional. O mesmo estudo aponta que, aquelas que priorizam esses fatores, aumentam em 50% as chances de atingirem as metas de sinergia, alcançando o lucro projetado.
    Por afetar todo o ecossistema da companhia, tanto interno quanto externo, a comunicação de fusões e aquisições (M&A) é fundamental para que o projeto transcorra com tranquilidade e seja bem-sucedido. “Planejar como será difundida a operação, tanto para o mercado quanto para os funcionários, com ações e cronogramas bem estabelecidos, é primordial para a consolidação, ou não, desse tipo de operação. Por isso, o trabalho em conjunto entre as equipes de comunicação, agências e departamentos jurídicos é o segredo do sucesso”, afirma Silvana Piñeiro, jornalista fundadora da Smartcom Inteligência em Comunicação, agência que há 15 anos trabalha na divulgação de operações de M&A.
    A gestão da narrativa e das informações é um fator sensível nesses momentos. O ideal é respeitar o timing do fechamento da operação, bem como dos eventuais trâmites jurídicos, para que a divulgação seja assertiva e contribua positivamente para a sua consolidação. É importante que todos os players tenham acesso a informações transparentes e unificadas sobre a operação, evitando a desinformação. “Um deslize ou vazamento de informações pode colocar toda operação em risco”, completa a especialista em comunicação empresarial, Silvana Piñeiro.
    Segundo um levantamento da Harvard Business Review, entre 70 e 90% das fusões e aquisições falham por conta de dificuldades na integração das empresas, problema que a presença de um planejamento de comunicação eficaz ajuda a resolver.
    Para os clientes e fornecedores, o trabalho bem feito de assessoria de imprensa e comunicações direcionadas trazem tranquilidade e esclarecem como as mudanças impactarão, ou não, a dinâmica produtiva, o que minimiza possíveis instabilidades comerciais e logísticas. Já para os investidores, a comunicação transparente e just in time é estratégica, visto que pode atrair novos investimentos e manter o interesse dos já existentes.
    A transparência foi destacada pela pesquisa realizada pela plataforma especializada em coleta e visualização de dados, a Statista já em 2021, quando evidenciou a importância da transparência e veracidade dos dados propagados durante processos de fusão e aquisição de empresas e sinalizou que 34% das operações falham devido às estratégias e objetivos que não foram bem articulados. Para evitar isso, a sinergia do board e a clareza nas decisões evitam a insegurança entre os funcionários, transmissão de [DCP1] informações precisas, o que enfraquece o famoso rádio peão, que fragiliza a cultura organizacional e compromete a operação. “O auxílio de profissionais da comunicação tem um impacto positivo na manutenção da cultura empresarial, por meio da propagação dos valores e objetivos da companhia, além de reafirmar o compromisso com a transparência e uma gestão humanizada, tão valorizada atualmente”, finaliza Silvana Piñeiro.
     
    Sobre a Smartcom: Agência de comunicação 360° com sedes em Curitiba e na Alemanha, a Smartcom difunde marcas no Brasil e no exterior por meio da gestão de redes sociais e sites, assessoria de imprensa, design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e externo. Seus braços na Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de comunicação altamente qualificados, garantem a conexão perfeita entre a empresa e o cliente por meio da comunicação planejada e estratégica para os segmentos da indústria, associações, startups, escritórios de Advocacia, tecnologia, entre outros.
     

     

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    MILENA VITÓRIA PEREIRA DOS SANTOS
    [email protected]

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Vale a pena esperar promoções sazonais para usar cupons de moda?

    11/03/2025

    Franquia descomplica importação e ajuda brasileiros a crescer internacionalmente

    30/11/2024

    Conheça as ações que mais se valorizaram desde a última Black Friday

    30/11/2024

    Edenred encerra participação na Expo ABLA com soluções para gestão de manutenção

    30/11/2024

    Governança Corporativa: Estratégia para Longevidade e Valorização das Empresas Familiares

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Atiaia Renováveis recebe selo Woman On Board

    26/07/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.