São Paulo, outubro de 2024 – Manter funcionários engajados e satisfeitos é uma das tarefas mais complexas de uma companhia. Pesquisa realizada pela HRtech Mereo junto a 50 empresas, de 22 segmentos diferentes, 12% com atuação internacional e três delas listada em bolsa, mostra que, de julho de 2023 a julho deste ano a satisfação dos colaboradores foi de 54 pontos, num total de 100. Isso mostra que há um nível de qualidade quando o assunto é satisfação e engajamento com o trabalho.
Chamada de eNPS (no inglês, Employee Net Promoter Score), é uma métrica que determina o quanto o trabalhador se sente engajado o suficiente para recomendar a empresa em que atua para pessoas de seu círculo pessoal, social e profissional. A pontuação se dá da seguinte forma: faz-se a subtração entre a porcentagem de promotores com a porcentagem de detratores. Os resultados podem chegar a quatro zonas diferentes:
Crítica: -100p a 0p;
Aperfeiçoamento: 1p a 50p;
Qualidade: 51p a 75p;
Excelência: 76p a 100p.
Ainda de acordo com a pesquisa da Mereo, o maior pico de engajamento ocorreu em janeiro deste ano, com 58 pontos. Já a maior baixa foi nos meses de agosto e setembro de 2023, com 52 pontos. Os números denotam, assim, que o engajamento dos colaboradores se manteve relativamente estável com uma leve variação ao longo do ano.
“O pico de engajamento em janeiro está associado a um novo começo de ano e a novos objetivos. A baixa em agosto e setembro do ano passado reflete um período de desgaste, possivelmente associado a férias ou questões sazonais. A estabilidade no engajamento sugere que as empresas estão conseguindo manter um nível consistente de satisfação entre os colaboradores, o que é positivo. No entanto, a presença de variações pode indicar períodos de desafio ou necessidade de atenção adicional. Em linhas gerais, a pesquisa mostra uma estabilidade geral no engajamento, com variações que podem refletir a necessidade de intervenções em períodos específicos. Fato é que a utilização de pesquisas pode ser uma área a ser explorada para maximizar o engajamento e a performance dos colaboradores”, explica Ivan Cruz, cofundador da Mereo, plataforma integrada de gestão de pessoas presente em mais de 40 países, responsável por atender a 10% das 500 maiores empresas do Brasil.
Das mais de 200 empresas atendidas pela Mereo, aproximadamente 25% delas utilizam ferramentas de clima e engajamento. A pesquisa conta com 52 perguntas de clima em diversas dimensões e uma pergunta de eNPS. Todas elas podem ser aplicadas de uma única vez, pontualmente, ou no formato contínuo, que consiste em: uma pergunta de clima com resposta “sim” ou “não”, semanalmente, e uma pergunta de eNPS por mês. “O engajamento é a ligação afetiva do colaborador com a empresa, resultado de experiências passadas que ela teve dentro da organização, seja com pares, liderança direta ou pessoas de outras áreas, como ela se projeta em relação ao futuro e como se sente com o papel que exerce hoje. Ou seja, o engajamento é volátil e muda ao longo do tempo. Ora as pessoas estão engajadas nas organizações, ora desengajadas”, explica afirma Cruz.
Dados da Gallup, de 2020, mostram que colaboradores engajados vendem 20% mais, são 17% mais produtivos e apresentam 40% a menos de absenteísmo. Além disso, são cinco vezes mais propensos a indicar a empresa, cinco vezes mais comprometidos com entregas e três vezes mais propensos à inovação.
“Pessoas engajadas são embaixadoras da marca. Isso quer dizer que indicam o negócio para outras trabalharem e para consumirem os seus produtos e serviços. Por isso, medir engajamento de forma simples e contínua com o eNPS é tão importante”, disse o cofundador da Mereo.
Sobre a Mereo
Presente em mais de 40 países e responsável por atender a 10% das 500 maiores empresas do Brasil, a Mereo atende a médias e grandes empresas. Conta com uma plataforma integrada de gestão de pessoas que oferece uma solução completa para gestão de metas e competências, remuneração variável, sucessão e capacitação.
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Janaína Kalsing
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