Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a cidade de Nanuque (MG) recebeu a 19ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, no frigorifico Frisa. 2.017 animais de 24 pecuaristas participantes foram avaliados na etapa, que foi resultado da colaboração entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e da Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN). Os organizadores receberam o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além da própria Frisa.
Ao total, foram avaliados 1.871 machos não castrados, sendo 56% dos animais com até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 53% dos animais tinham cobertura de gordura mediana. O peso médio era de 21 arrobas.
Entre as fêmeas, 75% dos animais com até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 99% tinham cobertura de gordura mediana. O peso médio foi de 15 arrobas.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Os ganhadores de Melhor Lote de Carcaças de Machos foram: Vantuir de Souza Bastos Júnior, da Fazenda Bom Pastor (Governador Valadares/MG) que recebeu a Medalha de Ouro. Elias Ferreira Caixeta, da Fazenda Itacolomi (Paracatu/MG) ficou com a Medalha de Prata e Arthur Arpini Coutinho, da Fazenda Paraíso (Nanuque/MG) ficou com a Medalha de Bronze.
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
A Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas ficou com a Frisa Agropecuária Ltda, da Fazenda Reata (Nanuque/MG) e a Medalha de Prata foi para José Carlos Araújo, da Fazenda Rancho Canadá (Nanuque/MG).
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
22, 23 e 24/10 – Fridosa de Santa Cruz de La Sierra (BO)
29/10 – Friboi de Andradina (SP)
31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
07 e 08/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
12/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
14/11 – Friboi de Redenção (PA)
19/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
20 e 21/11 – Friboi de Mozarlândia (GO)
23/11 – Friboi de Marabá (PA)
28/11 – Friboi de Campo Grande (MS) Unid. II
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA BATISTA DE CARVALHO
gabriela@textoassessoria.com.br