A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, conquista a 3ª colocação no 20º Prêmio Melhores do Agronegócio, regiões Norte e Nordeste, na categoria Fertilizantes. A premiação é uma das mais importantes do setor, e tem a iniciativa da revista Globo Rural, em parceria com a Serasa Experian. Em 2023, a Cibra conquistou a sexta posição.
O ranking é elaborado com base nas informações econômico-financeiras consolidadas do ano anterior e nas iniciativas de sustentabilidade das empresas, classificando as maiores em mais de 20 segmentos do agronegócio. A análise também considera cortes por região, estado e indicadores financeiros. Estes representam 70% da pontuação final, enquanto a responsabilidade socioambiental corresponde a 30%.
No período de 2019 a 2023, a Cibra investiu R$ 100M em projetos de sustentabilidade. “Estamos muito felizes em participar mais uma vez desta importante premiação. O resultado comprova a força das nossas iniciativas e a integração do time rumo à meta de crescer acima da média da indústria de forma sustentável, algo que temos conquistado com consistência nos últimos 10 anos”, destaca Santiago Franco, CEO da Cibra.
Sustentabilidade
Neste ano, em parceria com a Ambiental JBS e Packem, a Cibra iniciou o uso de big bags sustentáveis em rPET (embalagens que fazem o armazenamento e transporte de insumos agrícolas), produzido em material pet 100% reciclado e sem adição de resinas virgens. As embalagens oferecem mais resistência ao atrito durante o transporte, especialmente em longas distâncias, e à exposição de até seis meses às intempéries (raios UV).
O objetivo é minimizar o uso de matéria-prima virgem, adotando o processo circular “bag to bag”, e reduzir pela metade a emissão de gases de efeito estufa, quando comparado ao polipropileno. A reciclagem de cada tonelada de material gera três empregos nesse mercado, desde catadores até a indústria.
As operações fabris possuem processos controlados, que visam reduzir o impacto ambiental e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais. A empresa também monitora o mercado de fertilizantes bioaprimorados, que aumentam a eficiência da produção agrícola e diminuem as emissões de GEE, trazendo benefícios para o solo.
A Cibra investiu em energia renovável, instalando painéis solares nas unidades de Uberaba (MG), SINOP (MT) e São Luís (MA). Além de realizar a transição para energias limpas.
Na planta de Camaçari (BA), com a substituição do gás natural por biomassa, as emissões diretas de GEE foram reduzidas em mais de 75%. Também foram instaladas leiras de compostagem nas unidades de Camaçari e Luís Eduardo Magalhães (ambas na Bahia), transformando resíduos orgânicos do refeitório em adubo e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.
A Cibra trabalha em convergência com 15 dos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Todos relacionados com os temas materiais: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida em Terra; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.
Sobre a Cibra
Há 30 anos no mercado, a Cibra é uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil. Com sede em Camaçari (BA), tem como sócios o grupo americano Omimex e a britânica Anglo American. A empresa atua em WFA – Work From Anywhere (trabalho remoto, sem escritório) para o time corporativo e tem 12 unidades fabris, com atividades de produção, importação, formulação e distribuição de fertilizantes nos principais estados agroprodutores do Brasil. Foi pioneira ao lançar o CibraCoin, o primeiro criptoativo do mundo vinculado a fertilizantes, e a primeira fabricante a oferecer e-commerce do produto, a CibraStore. Desde 2019, é certificada pelo GPTW – Great Place To Work –, como uma excelente empresa para se trabalhar. Em 2024, foi reconhecida como “18ª Melhor Empresa para Trabalhar do Agronegócio” e como a “3ª Melhor Empresa para Trabalhar na Bahia”.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUZI MAYUMI CORREA
suzi.correa@grupoprinter.com.br