Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    NEGÓCIOS

    CEBIS cria projeto para impulsionar economia verde e inclusão social no Pará

    By 27/11/2024Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

     

    O Centro Brasileiro Inovação e Sustentabilidade  (CEBIS), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, lançou o projeto Bamboost, uma iniciativa voltada para o aproveitamento sustentável do bambu como recurso natural estratégico. Focado na capacitação profissional e na promoção da economia verde, a proposta busca gerar impacto socioeconômico e ambiental significativo nas comunidades mais vulneráveis da região amazônica conta o apoio  da Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania do governo do Pará. 

     

    O Bamboost se destaca por utilizar o bambu amazônico, conhecido como “taboca”, como ferramenta para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O cultivo e manejo sustentável desse recurso contribuem para a recuperação de áreas degradadas, o controle da erosão e o sequestro de carbono, alinhando-se às prioridades globais da COP 30, que será sediada em Belém em 2025. 

     

    A realização da COP 30 em Belém, programada para 2025, representa uma ocasião singular para projetar o Pará como líder na pauta global de sustentabilidade. Nesse contexto, o Bamboost, evidencia a viabilidade de integrar o progresso econômico à preservação ambiental, consolidando cadeias produtivas regionais e impulsionando a bioeconomia como modelo estratégico para o desenvolvimento sustentável.

     

    Realizado através do  Programa Manuel Querino/Ministério do Trabalho e Emprego e com a parceria com  Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (SEAC), tem como objetivo transformar o cenário socioeconômico da Amazônia por meio da capacitação profissional. A iniciativa planeja formar 750 jovens e adultos em técnicas sustentáveis de manejo e utilização do bambu, fornecendo habilidades alinhadas às demandas do mercado de trabalho local. Esse processo contribui para a geração de emprego e renda ao estimular o empreendedorismo sustentável, permitindo que os participantes desenvolvam produtos artesanais e derivados do bambu, ampliando suas oportunidades econômicas e promovendo autonomia.

     

    O projeto é voltado para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles com idades entre 16 e 29 anos. As ações têm como foco as comunidades tradicionais de Belém e região, regiões que enfrentam desafios relacionados à vulnerabilidade social, trabalho informal e exclusão econômica.

     

    Katiane, Presidente da Cebis, Centro Brasileiro Inovação e Sustentabilidade, comenta que a iniciativa é fortalecida pela integração com as Usinas da Paz, uma estrutura já consolidada que promove cidadania, inclusão social e redução de desigualdades no Pará. 

     

    As Usinas da Paz fornecem infraestrutura e serviços integrados, como espaços de capacitação, apoio psicossocial e articulação entre políticas públicas. Essa estrutura permite a realização de atividades presenciais e práticas, além de recursos à distância, ampliando o alcance e a eficácia da capacitação.

     

    Além de capacitar os participantes em técnicas de manejo sustentável do bambu, o projeto valoriza a identidade cultural local ao estimular a produção artesanal com recursos naturais da Amazônia. Os produtos desenvolvidos, com alto valor agregado, têm potencial para conquistar mercados nacionais e internacionais, fomentando o empreendedorismo e o fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis.

     

    ‘’Com uma metodologia híbrida que combina atividades presenciais, remotas e práticas, o Bamboost busca proporcionar uma formação completa e acessível, promovendo inclusão social e a criação de oportunidades de emprego e renda’’, finaliza Katiane. 

     

    Sobre 

    Fundado em 1999, na cidade de Londrina, Paraná, o Centro Brasileiro de Inovação Sustentabilidade (CEBIS) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, reconhecida como Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP). Com uma atuação diversificada, o CEBIS abrange áreas como agricultura, assistência social, capacitação profissional, cultura, economia, educação, esporte, inovação, meio ambiente, microcrédito, sustentabilidade e tecnologia. A entidade se destaca por oferecer soluções inovadoras e de impacto social significativo, voltadas para governos, empresas e organizações que buscam crescimento responsável. Com uma equipe qualificada e uma ampla rede de parceiros, o CEBIS contribui para o desenvolvimento sustentável, priorizando sempre a ética e a inovação.

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    CAROLINA PALHARES
    [email protected]

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Saffire by Elie Saab: O Mais Novo Lançamento de Alto Padrão em Moema

    17/03/2025

    Morar em Portugal e empreender: Vale a pena abrir um negócio?

    08/02/2025

    Locação de galpão vale a pena? Veja 8 motivos que provam que sim!

    17/12/2024

    Toner pode secar ou endurecer se não for usado?

    09/12/2024

    Bioestimulantes reproduzem uma solução sustentável para os desafios da agricultura na América Latina

    30/11/2024

    Touros da marca CV se destacam na Reprodução Programada da ANCP

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Atiaia Renováveis recebe selo Woman On Board

    26/07/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.