Com dois eletropostos em pleno funcionamento e outros cinco em operação parcial, a Go Electric alcançou a marca de 100MW em carregamento de veículos elétricos por mês em suas unidades. O montante equivale ao abastecimento de 625 residências em uma cidade brasileira de pequeno porte ou ao carregamento de cerca de 900 caminhões elétricos* utilizados para transporte de cargas urbanas e logísticas de curta a média distância (middle mile e last mile). A empresa pretende chegar a 1000MW até o final do ano.
Somente com a energia utilizada pelos veículos elétricos atualmente nas unidades da Go Electric, a empresa contribuiu para que 50 toneladas de CO2 deixassem de ser emitidas na atmosfera por veículos a combustão – assumindo que 100Mv daria carga a cerca de 400 veículos e que cada um deles emitiria, se à combustão, 125 kg de CO2 no mês. Para absorver toda essa quantidade de CO2 seria necessário o plantio de cerca de 2.280 árvores de porte médio por mês (cada uma absorve aproximadamente 22 kg de CO2 por ano).
“Isso é muito representativo para a Go Electric, mas também para àqueles que ainda não veem na eletromobilidade a oportunidade de alcançar metas ESG ou ganhos reais para o meio ambiente. Acredito que é um bom momento para que empresas de logísticas e e-commerce, donos de postos de combustíveis e outros players olharem para esse mercado com mais zelo”, diz Danilo Guastapaglia, CEO da Go Electric.
Com cinco unidades em operação parcial e outras cinco em fase de negociação, a Go Electric planeja alcançar a marca de 1000MW até o final de 2024, quando todas as suas unidades estarão em funcionamento integral. “Nossas unidades viabilizam rotas middle mile e last mile e algumas estão em atendimento quase exclusivo, no momento, justamente para isso. Mas logo teremos todas elas em pelo funcionamento e chegaremos a 1000MW por mês, outro marco gigantesco com a eletromobilidade no Brasil.”
Projeção
Apesar de ambiciosa, a projeção mensal da Go Electric de 1000 MW se alinha com a expansão que vemos no mercado global de veículos elétricos, incluindo mercado brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado emplacou 109.283 eletrificados leves de janeiro a agosto desse ano, um aumento de 123% sobre o mesmo período de 2023. Ao todo, há 329.714 eletrificados leves em circulação de todas as tecnologias – market share em torno de 7%.
Com essa quantidade de energia por mês, a Go Electric, sozinha, conseguiria dar carga completa em 22.270 BYD Dolphins (cuja bateria é de 44,9 kWh) ou 29.410 GWM Haval H6 híbrido plug-in (bateria de 34kWh), os modelos mais comuns no país. “As pessoas já acreditam no carro elétrico e, quem tiver a oportunidade, migrará de tecnologia muito em breve. O mercado mudou, os valores estão mais acessíveis. E o meio ambiente exigirá mais”, finaliza.
A Go Electric faz parte do grupo Orbitec, que atua nos segmentos de energia solar fotovoltaica e térmica e, desde 2019, oferece soluções completas para carregamento de veículos híbridos e elétricos – do projeto de infraestrutura (dimensionamento, integração e comissionamento), passando pela gestão de software, monitoramento operacional e a manutenção do funcionamento.
*O BYD eT8 é um caminhão elétrico utilizado para transporte de cargas urbanas e logísticas de curta a média distância (middle mile e last mile). Ele tem uma bateria de 105 kWh, com autonomia aproximada de 200 km. Com 100 MW mensais, a Go Electric poderia fornecer energia suficiente para carregar de 952 BYD eT8 completamente (100 MW = 100.000 kWh / 105 kWh por recarga).
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Tatiana Andrade de Lima
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