A BASF lança o Tinuvin ® NOR ® 211 AR para dar suporte a produtores e convertedores de filmes em nível global na navegação pelo cenário desafiador da plasticultura – o uso de materiais plásticos em aplicações agrícolas. Este novo estabilizador de calor e luz de alto desempenho protege e prolonga a vida útil de plásticos agrícolas que exigem resistência a altos níveis de produtos químicos inorgânicos como enxofre e cloro. O Tinuvin NOR 211 AR oferece uma solução eficaz de valor em uso para plásticos agrícolas expostos à radiação UV intensa, estresse térmico e produtos químicos inorgânicos comumente usados no manejo e desinfecção de culturas.
Os avanços na plasticultura, fortemente influenciados por grades de polietileno (PE), levaram a uma tendência crescente de redução de espessura e a uma ênfase maior no uso de materiais plásticos. Essa medida envolve a redução da espessura dos filmes plásticos, mantendo seu desempenho, possibilitada pela incorporação de novos grades de polímeros para melhorar as propriedades mecânicas dos materiais de PE. Ao mesmo tempo, os convertedores estão investindo em novos equipamentos para aumentar o número de camadas em seus filmes, melhorando assim o desempenho e a durabilidade. Essa transição para filmes mais finos e duráveis é crucial para a sustentabilidade dos plásticos agrícolas, pois ajuda a reduzir o desperdício de plástico, aumenta a eficiência da produção e facilita práticas como reciclagem e upcycling.
O Tinuvin NOR 211 AR é um sistema de estabilização exclusivo que pode ser usado em plasticultura, mesmo em horticultura intensiva, independentemente da intensidade da radiação UV na região de aplicação, calor e produtos químicos presentes. Esta nova solução é a melhor opção quando é necessário reduzir a espessura, especialmente na presença de altos níveis de enxofre e cloro. Com o uso crescente de produtos químicos inorgânicos na agricultura devido à adoção de práticas de manejo integrado de pragas e agricultura orgânica, a necessidade de estabilização eficaz de filmes agrícolas é crucial.
“A solução em aditivo Tinuvin NOR 211 AR aborda uma ampla variedade de desafios para plásticos agrícolas, incluindo requisitos de sustentabilidade, maior exposição química, durações de uso mais longas e tendências de redução de espessura”, diz a Dra. Bettina Sobotka, Head do Marketing Global e Desenvolvimento para Aditivos Plásticos na BASF. “As soluções NOR HALS da BASF melhoram a estabilização ao ir além das soluções baseadas em HALS secundários e metilados. Por meio da colaboração com produtores de plásticos agrícolas, bem como agricultores, facilitamos a troca de conhecimento e experiência, criando soluções que, em última análise, levarão a um melhor rendimento das colheitas”.
O compromisso da BASF com a inovação e a sustentabilidade se reflete na expansão de sua plataforma NOR®. O Tinuvin NOR 211 AR, parte do portfólio VALERAS®, utiliza eletricidade renovável na produção e otimiza a forma do produto para reduzir o consumo de energia e as emissões. Ele também melhora a precisão da dosagem do material, minimiza a exposição à poeira e promove a proteção da água e dos organismos aquáticos, levando a um fluxo de trabalho mais seguro, eficiente e ecologicamente correto.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIGIA CRISTINA CERDEIRA CIULADA
ligia.cerdeira@maquinacw.com