Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    NEGÓCIOS

    Bárbara França fala sobre incêndios no período de secas que atingem regiões de preservação ambiental em BH e Região Metropolitana

    By 28/08/2024Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    Nos últimos anos, os incêndios que atingem as regiões de preservação ambiental em Belo Horizonte e Região Metropolitana, um problema recorrente, agravaram-se ainda mais, principalmente durante o período crítico de estiagem, que vai de julho a outubro. Bárbara França, professora, pós-doutora em Planejamento Urbano e ativista ambiental, ressalta que a situação é crítica e demanda ações imediatas para evitar danos ainda maiores ao meio ambiente e à saúde da população.

    A cada ano, o número de incêndios em áreas de preservação, como a Serra do Curral, o Parque Estadual da Baleia e a Serra da Moeda aumenta significativamente. “Esses eventos trágicos são causados principalmente pela combinação de condições climáticas adversas, como a baixa umidade do ar, e a ação humana irresponsável, como a queima de lixo e o uso inadequado do fogo para limpeza de terrenos”, explica a professora.

    Impactos e medidas necessárias

    Os incêndios em áreas de preservação comprometem gravemente a biodiversidade local, destruindo habitats essenciais para a fauna e flora e causando a morte de espécies que muitas vezes já estão ameaçadas de extinção. “Além dos danos imediatos, as queimadas interrompem processos ecológicos fundamentais, como a regeneração natural das florestas, retardando a recuperação dessas áreas por anos”, alerta a ativista ambiental. Segundo Bárbara França, esse ciclo de destruição dificulta a continuidade dos projetos de preservação, pois exige esforços adicionais para restaurar o que foi perdido e, ao mesmo tempo, proteger as áreas que ainda permanecem intactas.

    Contudo, os incêndios também trazem consequências diretas para a população de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Como explica a ativista, as queimadas liberam uma quantidade alarmante de poluentes na atmosfera, piorando a qualidade do ar e agravando problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. “Outro problema é o solo, que fica mais vulnerável à erosão, comprometendo a capacidade de absorção da água e aumentando o risco de deslizamentos de terra no período chuvoso”, destaca. 

    A especialista enfatiza que, para mitigar esses impactos, é fundamental a implementação de um plano integrado de prevenção e combate aos incêndios, que envolva desde a conscientização da população até a melhoria da infraestrutura de monitoramento e resposta rápida às ocorrências. “Precisamos de campanhas educativas permanentes, que ensinem a população sobre os riscos do uso inadequado do fogo e a importância de preservar nossas áreas verdes”, propõe Bárbara França. Além disso, segundo a ativista ambiental, é essencial que as autoridades invistam em equipamentos e treinamentos para as brigadas de incêndio, garantindo uma resposta eficiente e minimizando os danos causados pelos incêndios.

    Por conta do atual período de secas, que se estende até outubro, Barbara França reforça a importância de uma ação coordenada entre governo, entidades de proteção ambiental e sociedade civil para enfrentar o problema. “Se não agirmos agora, os prejuízos serão ainda maiores, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde e a segurança da população”, explica. De acordo com a especialista, é preciso encarar essa questão com a seriedade que ela merece e buscar soluções que garantam a proteção das nossas áreas de preservação e o bem-estar de todos os cidadãos.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    MARIA JULIA HENRIQUES NASCIMENTO
    [email protected]

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Saffire by Elie Saab: O Mais Novo Lançamento de Alto Padrão em Moema

    17/03/2025

    Morar em Portugal e empreender: Vale a pena abrir um negócio?

    08/02/2025

    Locação de galpão vale a pena? Veja 8 motivos que provam que sim!

    17/12/2024

    Toner pode secar ou endurecer se não for usado?

    09/12/2024

    Bioestimulantes reproduzem uma solução sustentável para os desafios da agricultura na América Latina

    30/11/2024

    Touros da marca CV se destacam na Reprodução Programada da ANCP

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Crescente movimentação em portos catarinenses aumenta procura por centros logísticos

    10/08/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.