Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    NEGÓCIOS

    ABREN anuncia filiação à Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG)

    By 30/07/2024Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    São Paulo, 29 de julho de 2024 – A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) anuncia, nesta segunda-feira (29), sua filiação à Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). A iniciativa tem como objetivo promover a sustentabilidade a partir da transformação de resíduos da agropecuária em biogás e biometano, dando seguimento ao projeto Diálogo UE-Brasil sobre a redução de metano no setor de resíduos agrícolas e urbanos, conduzido pelo projeto EU Climate Dialogues (EUCDs), financiado pela União Europeia e implementado pela ABREN.

    De acordo com Yuri Schmitke, presidente da ABREN, “a filiação à ABAG é o início de uma cooperação que tem tudo para ser bem-sucedida. Atualmente, cerca de 92% do potencial de biogás encontra-se nos resíduos da agropecuária, e a cooperação entre as Associações é um passo extremamente relevante para o sucesso das políticas públicas necessárias para aumentar a produção do biogás, principalmente a partir de esterco animal e vinhaça”.

    Atualmente, apenas 3% de todo o potencial para uso do biogás e do biometano na agropecuária é utilizado no Brasil. O setor tem uma perspetiva de receber investimentos de até R$ 300 bilhões nos próximos anos, o que irá contribuir para as metas climáticas do Brasil no Acordo de Paris e no Compromisso Global da Metano, assumido pelo Brasil na COP26, e reiterado na COP28, cuja meta é a redução de 30% das emissões de metano até 2030.

    Par a ABAG, a produção de biogás ou biometano deve ser considerada para fortalecer a transição energética, fomentando ciclos de produção que contribuirão com as metas do Brasil e com a compensação de emissões em outros países. “A agropecuária de baixo carbono, com tecnologias que permitem reduzir emissões e remover carbono, é um caminho para a geração de créditos para um mercado interno”, destaca Gislaine Balbinot, diretora executiva da ABAG.

    Projeto EUCD para redução de metano no setor de resíduos agrícolas e urbanos 
     
    A parceria com a ABAG é parte complementar da iniciativa Diálogo UE-Brasil sobre a redução de metano no setor de resíduos agrícolas e urbanos. O projeto tem como objetivo promover a cooperação entre as partes interessadas no Brasil e na União Europeia para impulsionar a produção e o uso sustentável de biogás e biometano, seguindo políticas públicas, abordagens regulatórias e padrões técnicos alinhados com o Acordo de Paris.

    Em 2020, o Brasil foi identificado como o quinto maior emissor de metano do mundo, representando 5,5% das emissões globais e apresentando um aumento de 51% entre 1990 e 2019, atingindo 417 MtCO2e/ano. De acordo com os dados do SEEG (2022), o setor de Agricultura lidera as emissões de metano no Brasil, com 14,54 MtCH4 em 2020 (71,8% do total), enquanto o setor de resíduos está em segundo lugar, com 3,17 MtCH4 (15,8% do total). As emissões dos setores de energia e indústria foram mínimas e estão em tendência de queda.

    O potencial teórico do país para a produção anual de biogás é de 84,6 bilhões de m³, o que seria equivalente a 40% da demanda nacional de eletricidade ou 70% do consumo de diesel. No entanto, em 2021, o Brasil produziu apenas 2,3 bilhões de m³ de biogás, o que representa 3% do seu potencial teórico. Quanto ao biometano, o potencial teórico é de 121 milhões de m³/dia, mas a produção atual é de apenas 360.000 m³/dia, ou 0,2% do potencial estimado.

    Na COP26, o Brasil assinou o “Global Methane Pledge”, comprometendo-se a reduzir as emissões de metano em 30% até 2030, em comparação com os níveis de 2020. Em 2022, a “Estratégia Federal para o Uso Sustentável do Biogás e do Biometano” e o “Programa Nacional de Redução de Emissões de Metano” foram estabelecidos para ajudar a cumprir esses compromissos.

    Os objetivos do projeto incluem a colaboração com o Brasil para compartilhar políticas públicas bem-sucedidas, conhecimento e conscientização sobre questões relacionadas, tais como:

    A redução das emissões de metano dos setores agrícola e de resíduos, de acordo com os compromissos do Acordo de Paris;
    A definição de uma estrutura regulatória clara para a produção de biogás e biometano, promovendo o compartilhamento de conhecimento e a conscientização;
    Aumentar a conscientização pública sobre o papel do biogás e do biometano na transição energética e na neutralidade climática;
    O uso do biogás e do biometano como alternativas aos combustíveis fósseis, contribuindo para a descarbonização de setores-chave da economia brasileira.

    Uma parte essencial do projeto é a identificação e a categorização das principais partes interessadas no Brasil para participar de uma viagem de estudos internacional. Foram consideradas para avaliação mais de 280 partes interessadas no Brasil e na Europa, sendo que a Alemanha e a Dinamarca, e o próprio marco regulatório da União Europeia, foram apontados como referências para a avaliação das melhores práticas em políticas públicas de incentivo à produção sustentável de biogás e biometano.

    Além disso, também foram desenvolvidos conceitos para workshops, centrados nos principais resultados do relatório de avaliação e na promoção de intercâmbios regulatórios entre a UE e o Brasil. Os locais definidos foram Brasília, São Paulo e Minas Gerais, escolhidos com base no benchmarking e no potencial identificado.

    Sobre a ABREN:
    A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) é uma organização nacionalsem fins lucrativos cuja missão é promover odiálogo entre o setor privado e as instituiçõespúblicas, tanto em nível nacional quantointernacional, e em todos os níveis de governo. A ABREN foi selecionada pela GIZ Bélgica para implementar o projeto. A ABREN representaempresas, consultores e fabricantes deequipamentos para recuperação energética,reciclagem e logística reversa de resíduos sólidos, com o objetivo de promover estudos, pesquisas, eventos e buscar soluções legais e regulatóriaspara o desenvolvimento de um setor sustentável eintegrado de tratamento de resíduos sólidos noBrasil.

    A ABREN integra o Global Waste to EnergyResearch and Technology Council (Global WtERT),instituição de tecnologia e pesquisa proeminente que atua em diversos países, com sede na cidade de Nova York, Estados Unidos, tendo por objetivo promover as melhores práticas de gestão de resíduos por meio da recuperação energética e da reciclagem. Conheça mais detalhes sobre a ABREN acessando o site, Linkedin, Facebook, Instagram e YouTube da associação.

    Sobre a ABAG:
    A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) foi criada em 1993 com o objetivo de estabelecer dentro do agronegócio brasileiro uma organização no processo de desenvolvimento sustentável, aproximando o setor, e todos os seus stakeholders, da economia nacional e internacional. É a única associação que congrega todos os elos da cadeia, do campo à indústria, distribuição e serviços, sendo fundamental para o fortalecimento do sistema agroindustrial e das relações com o governo, iniciativa privada, entidades de classe e instituições de ensino. Com mais de 70 associados e uma forte presença no calendário de eventos do agronegócio, a ABAG traz também informações através de palestras, entrevistas, debates, fóruns, congressos, workshops e feiras, que são fundamentais para o avanço do mercado e de nossos profissionais.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    CARLOS HENRIQUE COELHO MOURA
    [email protected]

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Saffire by Elie Saab: O Mais Novo Lançamento de Alto Padrão em Moema

    17/03/2025

    Morar em Portugal e empreender: Vale a pena abrir um negócio?

    08/02/2025

    Locação de galpão vale a pena? Veja 8 motivos que provam que sim!

    17/12/2024

    Toner pode secar ou endurecer se não for usado?

    09/12/2024

    Bioestimulantes reproduzem uma solução sustentável para os desafios da agricultura na América Latina

    30/11/2024

    Touros da marca CV se destacam na Reprodução Programada da ANCP

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Jogo do Bicho: Desvendando os Segredos e Mitos de uma Tradição Centenária

    12/05/2025

    Crescente movimentação em portos catarinenses aumenta procura por centros logísticos

    10/08/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.