Nesta terça-feira, 13 de agosto, a plataforma mundial de sustentabilidade Clean Up The World deu início a sua participação na quarta edição do evento de tecnologia e inovação Rio Innovation Week, que acontece no Píer Mauá, Rio de Janeiro, e que ocorre até o dia 16 de agosto. O painel “Abertura com a SEAS: Inovação do Território para a Economia Azul” contou com a participação de Moema Versiani, Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS/RJ; Mariana Maia, Superintendente de resíduos e economia da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade; Keila Ferreira, subsecretária de ambiente e saneamento da Prefeitura de Arraial do Cabo; e Renata Ramalhosa, CEO e fundadora da Beta-i Brasil.
“Nosso objetivo é desenvolver parcerias que estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) – agenda mundial adotada sobre o desenvolvimento sustentável composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030 – e, desta forma, o estado como um todo buscar essas metas globais. Por isso, os municípios são fundamentais nessa questão de territorializar os processos”, afirmou Mariana Maia, Superintendente de resíduos e economia da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
Um dos destaques do debate foi a recuperação da Lagoa de Araruama, situada no município de Araruama, no Rio de Janeiro, tendo sido 95% recuperada. “Ela está pronta para ser usada em benefício do esporte, do lazer e da pesquisa. Com isso, estamos trabalhando essa descentralização do turismo de Arraial, pois a Lagoa de Araruama é uma excelente opção e está preparada para receber mais pessoas”, afirmou Keila Ferreira, subsecretária de ambiente e saneamento da Prefeitura de Arraial do Cabo, acrescentando que a educação ambiental também está em pauta no local.
“Com o projeto ‘Conhecer para Amar’, queremos trazer para quem nos visita que Arraial é muito mais do que se enxerga. Tem muita biodiversidade e nossa ideia é fazer uma unidade de conservação. Já sobre a educação ambiental para os habitantes, queremos incluir essa matéria nas escolas. Para isso, já estamos em contato com a secretaria de educação”, adiantou Keila.
Moema Versiani, Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS/RJ, também abordou a importância da circularidade e do conceito de economia azul para os municípios. “Estamos trabalhando esse tema sob todos os aspectos e quem pode nos ajudar nisso são as startups. Queremos implantar essas soluções de esgoto, além de trabalhar com as bacias hidrográficas que compartilhamos com os estados vizinhos, pois temos que aprender a ir para o mais amplo e não pensar em fronteiras. Temos esse desafio de conectar os municípios”, detalhou.
Já Hildon Carrapito, sócio-fundador da Amigança Produções que, ao lado da mulher, a jornalista Anna Carrapito, comanda a empresa e os projetos da ONG Clean Up The World no Brasil, afirmou que representar a plataforma é um desafio constante. “Estamos não somente focados nos eventos que fazemos de limpeza das praias, que já são conhecidos, mas em como mudar a mentalidade de toda a sociedade para que a consciência ambiental faça parte do dia a dia de cada um. Estar aqui neste evento é fazer parte da inclusão da sustentabilidade em ações presentes para um futuro melhor”, finaliza.
Confira a programação completa do Clean Up The World na Rio Inovation Week aqui: https://rioinnovationweek.com.br/programacao/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LETICIA VAL DE OLIVEIRA DO RIO BRANCO
lrbconteudo@gmail.com