Close Menu
IgniFire
    Facebook X (Twitter) Instagram
    IgniFireIgniFire
    CONTATO
    • MODA E BELEZA
    • BEM-ESTAR
    • CASA E DECORAÇÃO
    • DIVERSOS
    • MARKETING
    • NEGÓCIOS
    • TURISMO
    IgniFire
    NEGÓCIOS

    A digitalização é um motor para a sustentabilidade?

    By 17/04/2024Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    por Inon Neves, vice-presidente sênior da Access Latam

    As organizações em todo o mundo estão fazendo a transição para uma mentalidade que prioriza o digital, implementando tecnologias como a aprendizagem automática, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT). Também estamos testemunhando a ascensão da fabricação inteligente, criando oportunidades para otimização energética, melhoria de processos e manutenção preditiva.

    Estas tecnologias podem ajudar as empresas a enfrentar os desafios de sustentabilidade, abrindo caminho para um futuro mais verde. Também se alinham com o compromisso da União Europeia de emissões líquidas de gases com efeito estufa (GEE) até 2050. Basicamente, a digitalização e a sustentabilidade andam de mãos dadas e devemos nos concentrar igualmente em ambas as áreas para impulsionar a transformação em grande escala.

    A rota digital para a produção sustentável

    Hoje em dia, todos discutem as alterações climáticas, a globalização, a digitalização e as megatendências que moldam o nosso mundo. A sustentabilidade tornou-se um impulsionador de valor para os negócios nas últimas décadas – e faz sentido, considerando que 75% de toda a poluição provém de apenas 20 países. No que diz respeito à UE, quase um terço das emissões de GEE provêm dos transportes. As operações industriais são responsáveis ​​por 26% das emissões, enquanto a produção de eletricidade e calor contribui com outros 23%. Uma maneira de enfrentar esses desafios é abraçar a transformação digital. Com esta abordagem, os negócios podem se tornar mais ecológicos e eficientes, o que se traduz em receitas mais elevadas.

    A digitalização, ou transformação digital, pode ser definida como a integração de tecnologias digitais nas operações comerciais. O seu papel na indústria é eliminar ineficiências e, ao mesmo tempo, limitar a produção e os desperdícios. As práticas de sustentabilidade, por outro lado, visam travar as alterações climáticas e proteger os recursos naturais. Num contexto empresarial, esta abordagem envolve a utilização apenas dos produtos, serviços, conjuntos de dados e plataformas considerados essenciais para a eficiência operacional e a inovação.

    Uma abordagem mais sustentável pode beneficiar as empresas, os consumidores e o ambiente, uma vez que, os clientes também estão preocupados com as questões ambientais e, muitas vezes, optam por companhias e marcas sustentáveis. Portanto, alcançar uma imagem de marca “verde” pode diferenciar a sua empresa e impulsionar o crescimento da receita.

    Na medida em que a sustentabilidade se torna uma prioridade global, muitos governos e organizações estão mudando para fornecedores ambientalmente responsáveis. Isto permite que as empresas “verdes” entrem em novos mercados, garantam mais clientes e ganhem vantagem competitiva.

    Alcançar a sustentabilidade através da digitalização

    A transição para processos mais sustentáveis ​​pode levar à economia de custos, eficiência operacional e mais lucros. Mesmo que, tudo isto pareça promissor, existem compromissos significativos entre a transformação digital e a sustentabilidade.

    Embora a digitalização tenha trazido benefícios significativos, ainda continua tendo uma pegada de carbono significativa. As prioridades estratégicas conflitantes dentro das organizações e a falta de uma abordagem consistente colocam barreiras adicionais.

    Os líderes empresariais podem enfrentar estes desafios adotando uma abordagem estratégica à dupla transição. Um bom ponto de partida é definir objetivos claros para a digitalização e a sustentabilidade, com foco em áreas de negócio avançadas.

    Ao mesmo tempo, é crucial definir objetivos para cada área, garantir as competências necessárias para uma transição bem-sucedida e visar a suficiência digital. Isto requer uma nova abordagem para a adoção de iniciativas digitais e verdes, permitindo a transferência do conhecimento e da tecnologia.

    O que mais importa é ter um roteiro de transição dupla bem definido antes de começar. Não espere mudar as coisas da noite para o dia. Este processo leva tempo e requer uma mudança fundamental na estratégia empresarial, mas os resultados valerão a pena.

    Ao adotarem tecnologias digitais, as organizações podem atingir os objetivos de sustentabilidade, contribuir para os esforços ambientais globais, satisfazer as expectativas em evolução e criar valor a longo prazo tanto para os negócios como para o planeta. É um caminho essencial para um futuro mais sustentável e resiliente para as empresas e o conjunto da sociedade.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email

    Related Posts

    Saffire by Elie Saab: O Mais Novo Lançamento de Alto Padrão em Moema

    17/03/2025

    Morar em Portugal e empreender: Vale a pena abrir um negócio?

    08/02/2025

    Locação de galpão vale a pena? Veja 8 motivos que provam que sim!

    17/12/2024

    Toner pode secar ou endurecer se não for usado?

    09/12/2024

    Bioestimulantes reproduzem uma solução sustentável para os desafios da agricultura na América Latina

    30/11/2024

    Touros da marca CV se destacam na Reprodução Programada da ANCP

    30/11/2024
    Add A Comment

    Comments are closed.

    NOVIDADES

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025

    Os prêmios da loteria são pagos em dinheiro ou em parcelas?

    08/04/2025

    A Espada de São Jorge pode ficar dentro de casa?

    08/04/2025

    Como Frases e Mensagens Moldam a Cultura Pop

    03/04/2025
    QUEM SOMOS

    Blog de Notícias

    CNPJ: 47.569.043/0001-56

    EM DESTAQUE

    Cibra conquista 3º lugar no Prêmio Melhores do Agronegócio

    30/11/2024

    Por Que Sua Rotina de Skincare Precisa de um Clareador de Pele?

    03/05/2025

    Lançamento Cyrela The Palace Vila Mariana: conheça o novo alto padrão na Vila Mariana

    30/04/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.