Faltam apenas alguns meses para a trigésima terceira edição dos Jogos Olímpicos. A deste ano será em Paris, na França, e está prevista para começar em 26 de julho, indo até o dia 11 de agosto. Entre muitas novidades e atrações das Olimpíadas de Paris que prometem surpreender o público, existe um ponto fundamental: a sustentabilidade.
A expectativa é de que 2024 ficará marcado para a história nesse quesito sustentável. Isso porque as estratégias aplicadas nas Olimpíadas de Paris foram desenvolvidas juntamente com os Objetivos Sustentáveis da ONU, WWF França, Yunus Centre e UNICEF França.
Objetivos para os Jogos Olímpicos deste ano
Uma das metas envolve a redução de carbono em até 55%, em comparação com as Olimpíadas de Londres, em 2012. Além disso, o membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), o príncipe soberano Albert II, de Mônaco, afirmou que os jogos serão alimentados por 100% de energia renovável. Haverá eletricidade limpa, mas também biogás.
Além disso, todos os sites estarão conectados à rede Enedis, e também fornecidos pela EDF. Isso significa que a eletricidade utilizada para disposição desses recursos na web vão ser provenientes de parques eólicos e solares.
Mudanças que fazem a diferença
O que tem sido feito até o momento em Paris precisa ser louvado. Especialistas apontam que a bandeira olímpica dos Jogos de Paris que está sendo levantada vai muito além do esporte. Com as medidas sustentáveis que estão sendo implementadas, ela passa a representar também a sustentabilidade sustentada no conceito da manutenção da natureza.
Ainda segundo o COI, outras medidas serão implementadas para fazer com que o evento esportivo esteja totalmente alinhado com o Acordo Climático de Paris. Algumas delas são:
Moradores e turistas vão para os eventos de transporte público, bicicleta ou a pé;
Quem tiver ingresso terá acesso gratuito aos meios de transporte de Paris;
Haverá frota de ônibus com emissão zero;
Rede ferroviária vai ligar 85% das grandes cidades da França, e de outros países, à capital que vai sediar as Olimpíadas;
Um só caminho
Essa mudança é um marco mediante ao que o mundo tem vivido nos últimos tempos. Cada vez mais se discute sobre a necessidade de aplicar medidas efetivas que contribuam com o meio ambiente de várias formas. E para isso acontecer, é necessário a união das pessoas, e a junção da iniciativa público e privada.
Tanto as pessoas procurando saber o que é energia solar, por exemplo, quanto outras formas de sustentabilidade e a iniciativa de empresas e do poder público trabalhando para desenvolvê-las. Só assim será possível ter resultados positivos.