São Paulo, 9 de abril de 2024 – Na pecuária de leite, assegurar o cuidado com as bezerras é o primeiro passo para garantir uma produção de alta performance, segura e sustentável. Não é exagero dizer que investir nessa etapa do ciclo produtivo, em cuidados já na fase de gestação das vacas, em alimentação adequada e na prevenção de doenças comuns ao animal jovem, é o que vai determinar todo o legado leiteiro da fazenda. “O planejamento para o futuro da propriedade começa com a criação de bezerras e novilhas saudáveis, com um bom desenvolvimento corporal”, diz Fernanda Paparotti, coordenadora de marketing de Ruminantes para a Cadeia Leiteira da Elanco Brasil. “O número total de novilhas de primeira cria produzido por ano, no rebanho de reposição, tem grande influência na rentabilidade das fazendas de leite, pois elas serão as futuras produtoras. Por isso, produtores e técnicos devem ter em mente o objetivo de obter novilhas de melhor produção que suas mães. Mas para que isso ocorra, boas práticas de criação e bem-estar de bezerras, que incluem nutrição, alojamento e saneamento adequados, além da prevenção de doenças, são fundamentais”, completa.
O enfrentamento dos desafios que acometem os bezerreiros no Brasil será tema de debate com a participação da Elanco no próximo SANIBOV – Simpósio Internacional de Sanidade Bovina – que ocorre no formato híbrido em São Paulo, entre hoje e 12 de abril, na Universidade de São Paulo (USP). Em sua segunda edição, o evento reunirá especialistas internacionais e nacionais para discutir protocolos preventivos e terapêuticos para doenças infecciosas gastrointestinais comuns a animais jovens, como a coccidiose e a colibacilose; a saúde e funcionamento da mucosa intestinal; suplementação e imunidade bovina; entre outros temas.
A Elanco apoia o SANIBOV e ao longo do evento lançará sua campanha “O Legado Leiteiro”, que esclarece e apoia produtores de leite no monitoramento e identificação de sinais da incidência da diarreia, um problema comum no bezerreiro e que eleva os custos de produção relacionados à saúde animal. “Vamos prover aos produtores placas com informações e ilustrações sobre estes sinais e também sobre protocolos de conduta que poderão ser afixadas nas fazendas, facilitando o reconhecimento de sintomas importantes, como a consistência das fezes das bezerras”, diz Fernanda. Segundo ela, além das placas sobre a diarreia, a Elanco também disponibilizará informações sobre como gerir os riscos relacionados à pneumonia – o complexo DRB (doença respiratória bovina) – e à tristeza parasitária bovina (TPB), dois problemas que também ameaçam a saúde de animais jovens. “Acreditamos que o futuro da fazenda de leite está aí, no bezerreiro”, diz.
A Elanco custeará a presença de 100 técnicos e profissionais do setor no evento e participará da programação do dia 11 de abril, com a palestra “Integridade Intestinal como Ferramenta para o Bem-Estar e Produtividade”, concedida presencialmente pelo consultor técnico de leite da empresa, Matheus Lopes. O SANIBOV também oferecerá aos presentes dois minicursos práticos em diagnóstico gastrointestinais em bezerros e animais adultos.
O Legado Leiteiro – manejo e conduta em bezerreiros
O primeiro passo para a prevenção tanto das diarreias, quanto das pneumonias e da tristeza parasitária é cuidar das instalações do bezerreiro. “As bezerras precisam de cama profunda, seca e limpa para estarem aquecidas e distantes do esterco e da urina. Os utensílios de alimentação precisam ser bem higienizados e o bezerreiro deve possuir boa ventilação para evitar o acúmulo de amônia no ar, um fator de risco para pneumonias. Para animais em alojamento em grupo é preciso cuidado redobrado com a limpeza do ambiente. Fezes e restos de comida podem se acumular, por isso é preciso separar espaço adequado por bezerra para minimizar a exposição a agentes infecciosos como bactérias e protozoários”, diz Matheus Lopes.
São justamente eles, muitas vezes, os causadores das diarreias em animais jovens. A coccidiose é frequentemente causada por protozoários do gênero Eimeria, ocorrendo geralmente após 3 semanas de idade do animal. Os sinais clínicos incluem quadros de diarreia escura e com presença de sangue, manchas cinza-escuras que grudam na cauda e causam dor intensa, absorção reduzida de nutrientes e danos duradouros ao intestino. “Esses protozoários podem ser difíceis de gerenciar, pois permanecem no ambiente por longos períodos. Por isso, o ideal, além de manter o ambiente limpo e seco, é utilizar produtos para um protocolo de metafilaxia adequado, como a solução Baycox™ 5%, que é oral e de dose única, proporcionando mais bem-estar ao animal”, diz Matheus.
Já as diarreias de origem bacteriana são causadas principalmente por E.coli e Salmonella. A colibacilose, causada pelo agente Escherichia coli, pode acometer animais já nos primeiros dias de vida. Um sinal clínico importante, e destacado nas placas informativas da campanha Elanco, são as fezes de consistência profusa, pastosa ou líquida, e de coloração amarelada à brancacenta. No caso da diarreia por Salmonella, a transmissão acontece via oral e pode ocorrer via alimentos, equipamentos ou ambiente contaminados. Aqui, a idade em que os animais são mais acometidos geralmente varia entre 1 e 10 semanas, apresentando fezes muito líquidas com vestígios de sangue, além de febre alta. “Os animais rapidamente ficam fracos e desidratados e, se não tratados, podem morrer rapidamente em consequência da desidratação intensa e possível infecção generalizada”, alerta Matheus. “Para a prevenção dos dois agentes, medidas de higiene e vacinação das vacas, já durante o pré-parto, são estratégias fundamentais para o controle”, explica.
Para o controle da tristeza parasitária bovina, doença transmitida pelo carrapato e também bastante comum em bezerras e novilhas leiteiras, a Elanco recomenda a estratégia combinada dos produtos Kinetomax™ e Ganaseg™ 7%. “Juntos eles promovem a recuperação ágil do animal, reduzindo o período de febre e suspendendo a destruição dos glóbulos vermelhos que a doença provoca”, explica Matheus.
Para saber mais sobre as soluções que a Elanco oferece ao produtor rural, visite também o site agropecuaria.elanco.com.br e acompanhe a empresa no Instagram (@elancoagro) e no Linkedin (@elancobrasil).
Serviço
SANIBOV 2024
Local: Auditório Istvan Jancsó – Espaço Brasiliana USP – Universidade de São Paulo
Data: 9 a 12 de abril (9 e 10/4 – cursos práticos | 11 e 12 – palestras)
Palestra Elanco Integridade Intestinal como Ferramenta para o Bem-Estar e Produtividade: Dia 11/4 às 15h40 (Virtual ou Presencial)
Informações sobre o evento e inscrições: https://sanibov.com.br/sobre
Sobre a Elanco
A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy Purpose™ – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta.