São Paulo, 25 de setembro de 2024 – Alinhada com os princípios de sustentabilidade e transparência, a Timbro, plataforma de negócios e comércio internacional, divulga pelo segundo ano consecutivo, o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), sendo este o primeiro relatório em que há o mapeamento das emissões de parceiros e fornecedores, o chamado Escopo 3 de acordo com o GHG Protocol. O documento levou em consideração três categorias principais para a medição das emissões: Transporte e Distribuição (Upstream), Viagens a Negócios e Resíduos Gerados.
Conforme Ana Amélia Tormin, diretora Jurídica, de Compliance e CSO da Timbro, o relatório visa subsidiar a busca de soluções para diversos desafios em relação à sustentabilidade, considerando a complexidade da cadeia de fornecimento da empresa: “A inclusão do Escopo 3 no inventário demonstra um avanço muito significativo, principalmente na categoria Transporte e Distribuição, em razão dos produtos agrícolas que comercializamos. Com base nesse levantamento, vamos dar continuidade ao aprimoramento dos processos de coleta e monitoramento de dados para aumentar a precisão do inventário nos próximos anos e, com isso, criar ferramentas para a seleção de fornecedores que também tenham ações voltadas para o meio ambiente”.
A categoria Transporte e Distribuição (Upstream) englobou as emissões geradas pelo transporte (aéreo, rodoviário e marítimo) de produtos adquiridos pela Timbro, utilizando veículos e infraestrutura de terceiros, cujos fretes são contratados pela própria empresa. Já em Viagens a Negócios, foi levado em conta o transporte de funcionários da Timbro para atividades da empresa pelo modal aéreo, o que inclui distância percorrida e trechos. Para concluir o Escopo 3, a categoria de Resíduos Gerados relacionou o descarte de papéis em aterros sanitários e sua destinação final.
Oportunidades
A entrada da Timbro no setor de bioenergia com a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar e do milho, a expansão da Timbro Foods com foco na distribuição de alimentos para países africanos e a busca por energia 100% renovável em suas operações demonstram o potencial da empresa para integrar a sustentabilidade em seus negócios.
Além disso, a implementação de uma Matriz de Riscos Corporativos que considere fatores geopolíticos, alterações regulatórias, escassez de recursos e mudanças climáticas, além do aprimoramento dos processos de monitoramento e coleta de dados, permite à Timbro tomar decisões mais estratégicas e resilientes a longo prazo.
A companhia também pode fortalecer o relacionamento com seus stakeholders por meio de programas de capacitação em sustentabilidade, incentivando a adoção de práticas responsáveis por toda a cadeia de valor e promovendo a transparência e o diálogo sobre seus compromissos socioambientais.
“A Timbro reconhece a importância da sustentabilidade e está comprometida em integrar práticas responsáveis em seus negócios. Ao abordar os desafios e aproveitar as oportunidades, a empresa pode consolidar sua posição como uma plataforma de comércio exterior diversificada, resiliente e sustentável”, destaca Bruno Russo, sócio-fundador e vice-presidente da Timbro.
Timbro
Há 14 anos no mercado, a Timbro é uma plataforma de negócios internacionais que simplifica o complexo, trazendo soluções ideais para seus clientes e parceiros – seja na comercialização de commodities dentro e fora do Brasil, na importação de itens diversos para terceiros por encomenda ou conta e ordem, na distribuição de produtos e em serviços financeiros em comércio exterior. Com escritórios distribuídos pelo Brasil e países do exterior, a empresa conta com mais de 400 colaboradores.
Timbro, ver além, realizar mais.
IMPRENSA
Máquina CW – timbro@maquinacohnwolfe.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HUMBERTO DOMICIANO DE PAULA
humberto.domiciano@maquinacohnwolfe.com