A Portaria Nativa Serra Fina, localizada em Itamonte (MG), ponto final da travessia de cerca de 30 km percorrida por praticantes de trilha e camping, passa a oferecer, a partir de agora, um coletor para o descarte correto de cartuchos de gás utilizados em fogareiros para a preparação de alimentos. No início do ano, a mesma iniciativa foi adotada no Parque Nacional do Caparaó.
Ao final da travessia da Serra Fina – uma das mais importantes do país -, os trilheiros podem depositar o material, que será recolhido e passará por um processo de transformação dos resíduos em matéria-prima para alimentar a indústria de aço. A instalação permite o esvaziamento do resíduo final que eventualmente pode sobrar no cartucho, assim como sua perfuração, o que garante segurança para os centros de reciclagem.
Os coletores fazem parte de um programa de reciclagem desenvolvido pela empresa brasileira Gear Tips Outdoor, plataforma de educação e comunidade para praticantes de atividades na natureza. A instalação foi realizada em parceria com a APSF (Associação dos Proprietários da Serra Fina) e Kampa, empresa local voltada à produção de redes de camping.
“A travessia da Serra Fina é um destino muito procurado por praticantes de trekking que utilizam esses cartuchos. Portanto, um ponto estratégico de mobilização. Acredito que as pessoas ainda não estão conscientes das diferentes formas como prejudicamos o meio ambiente, e o foco é trazer de volta essa consciência. Atualmente, temos 40 pontos de coleta no Brasil, um deles no Parque Nacional do Caparaó”, conta Pedro Lacaz Amaral, idealizador do Programa de Reciclagem Gear Tips, que recebeu o Prêmio de Proteção das Montanhas, concedido pela União Internacional das Associações de Alpinismo – UIAA, na Turquia.
A estruturação do Programa de Reciclagem Gear Tips foi feita por Bruno Negreiros, Coordenador de Responsabilidade Social e Ambiental do Gear Tips Outdoor. Já o projeto do coletor de cartuchos de gás foi desenvolvido por Victor Cruz, especialista em resíduos e fundador do Grão Coworking. Para o design e fabricação, o artista plástico Davi Rezende, conhecido por transformar sucatas em arte, dentro do conceito de upcycling, utilizou a mesma técnica para o coletor, trazendo ainda mais sustentabilidade para o projeto. O Grupo Nautika, detentor da marca NTK, que produz os cartuchos é um dos apoiadores, além de empresas como Clorin, Deuter e Spot.
Sobre o Programa de Reciclagem Gear Tips: Link
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAYANA RESENDE DE SOUZA LIMA
dayanalima.jornalista@gmail.com