Quando foi a última vez que você viu a necessidade de buscar novas competências profissionais e novos conhecimentos? Esta nova competência pode ser buscada de diversas formas, seja realizando algum curso, participando de uma especialização, grupos de estudos, realizando uma atualização profissional, iniciado ou concluído uma graduação.
No mercado de trabalho atual, com uma velocidade impressionante em que as mudanças estão acontecendo, as pessoas estão sendo impulsionadas – ou quase obrigadas – a constantemente se atualizarem profissionalmente. Esse caminho, torna ainda mais evidente o fato de que estudar, atualizar-se ou adquirir novas competências é uma necessidade inadiável.
Segundo o dicionário uma das explicações para “competência” é a capacidade que um indivíduo possui de expressar um juízo de valor sobre algo a respeito de que é versado, então, quando falamos em competências profissionais, significa que uma pessoa desempenha uma tarefa específica, combinando os conhecimentos adquiridos, habilidades desenvolvidas e qualidades pessoais cultivadas ao longo de uma carreira profissional, e possível trajetória acadêmica.
Portanto, essas competências representam a habilidade de um colaborador em realizar tarefas baseadas em suas qualificações e experiências de vida, além de formações acadêmicas e cursos, permitindo-lhe atender às demandas do mercado e as necessidades da empresa.
Uma pesquisa recente do LinkedIn analisou as vagas de emprego divulgadas em sua plataforma, e o levantamento indicou as habilidades mais exigidas pelas empresas atualmente, são elas:
No entanto, uma dica de ouro que eu dou é: Entender as competências mais valorizadas pelo mercado é o primeiro passo para se destacar profissionalmente.
Porém, cada indivíduo é responsável por buscar seu próprio aprimoramento e evolução para se tornar um profissional melhor, sempre acompanhando as tendências para se destacar no ambiente de trabalho. Delegar essa responsabilidade exclusivamente ao RH ou ao líder pode ser arriscado.
Você, como profissional, é quem precisa ser o protagonista da sua carreira! Isso exige planejamento e organização, não apenas em termos financeiros, mas também na gestão do tempo. Analisar o mercado e as oportunidades é essencial para identificar as competências necessárias que são mais buscadas hoje para o seu crescimento.
*Juliana Dimário é Diretora de Pessoas e Cultura da CBYK Consultoria e Seastorm Ventures, com certificação Internacional em Psicologia Positiva pelo WholeBeing Institute, Chief Hapiness Officer (CHO) pelo Instituto Feliciência, Colunista no RH Portal, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, e graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista.
Profissional voltada a Cultura Organizacional, Bem-estar e Comunicação Corporativa, com mais de 15 anos de experiência atuando em empresas de grande porte e multinacionais, na área de engajamento e clima organizacional, branding, jornada de cliente, comunicação corporativa e marketing de produtos.
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Thalita Tartarelli do Nascimento
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