Quais são as estratégias dos prestadores de serviços para serem encontrados online? Página do Facebook, Google Meu Negócio, cartão de visita virtual, QR Code que abre e-mail, Instagram e até listas pagas. Essas são as opções mais comuns, mas não adianta estar em todo lugar e não responder rapidamente um pedido de orçamento.
Anderson Nery, fundador da startup Robozin, primeiro assistente de serviços via WhatsApp do Brasil, afirma: quem deseja ser encontrado não precisa estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas em um canal que seja sempre visto e lembrado:
“Ser competitivo vai além de saber divulgar seu serviço: é preciso conseguir responder imediatamente. Não faz sentido um encanador ser encontrado facilmente em uma rede social e demorar a responder. Muitas vezes, ele está trabalhando, deslocando-se para outro serviço ou comprando algum material para uma obra, ou seja, pode nem perceber que tentaram entrar em contato.”
WhatsApp é o lugar certo
Para o especialista, o WhatsApp é o lugar certo para encontrar novos serviços. Em 2023, o WhatsApp foi o aplicativo mais baixado, à frente de redes sociais consagradas, como Instagram, Facebook e TikTok, e as chances de prestadores conseguirem responder solicitações são bem maiores:
“Todos os dias conversamos pelo WhatsApp, então faz sentido que um prestador de serviço esteja cadastrado no Robozin. Além de ser grátis, o prestador estará o tempo todo recebendo notificações de novos orçamentos originados via Robozin. Muito mais prático e rápido do que entrar em um e-mail, copiar o número de telefone e tentar chamar”, completa.
Inteligência para negócios
A startup promete que o Robozin vai eliminar a barreira das chamadas não atendidas. Muita gente não atende números desconhecidos. Ainda, a quantidade de tentativas de golpes, de chamadas de telemarketing e até de cobranças faz com que muitas pessoas prefiram não atender chamadas:
“Neste novo sistema, a negociação acontece dentro do WhatsApp, com a chancela do Robozin, na mesma caixa de conversa da solicitação. O tempo de resposta é de até 30 minutos, portanto o prestador consegue receber e fazer o orçamento de maneira quase automática.”
IA presente
O que faz essa novidade tão ágil é a tecnologia baseada em Inteligência Artificial. Quem pede um orçamento, solicita diretamente ao Robozin, que interpreta o pedido, seja de texto ou áudio, lapidando as informações e cruzando com os prestadores de serviços cadastrados no sistema.
Em seguida, o próprio sistema seleciona os prestadores que atendem à demanda, de acordo com a especialidade, tempo de cadastro e disponibilidade, entra em contato para saber se conseguem realizar o serviço. Caso aceite, o sistema faz essa conexão diretamente com o cliente:
“Uma vez cadastrado no sistema, o prestador passa a ter um assistente 24h que não deixa passar nenhuma mensagem,” completa Anderson Nery.
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AROLDO ANTONIO GLOMB JUNIOR
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