A Cargill anuncia, durante a sua participação na Femec 2024 – a maior feira agro de Minas Gerais, que acontece de 1 a 5 de abril, em Uberlândia (MG) – o lançamento do ReSolu. O programa promove a construção de sistemas de produção mais resilientes e mais eficientes pautados pela melhoria da saúde do solo.
A iniciativa vai oferecer solução completa aos produtores, com acesso a práticas agrícolas para acelerar e dar escala à agricultura regenerativa no Brasil. O ReSolu acontece em duas frentes: conversão de áreas degradadas para a agricultura, por meio do manejo agronômico e agricultura regenerativa, e adoção de práticas sustentáveis em áreas agrícolas já estabelecidas, para melhorar a saúde do solo.
Com isso em mente, a Cargill baseia o ReSolu em quatro pilares:
– A assistência técnica especializada, que apoia o agricultor no desenvolvimento de plano para conversão de pastagem degradada em terra para agricultura ou adoção de manejos agronômicos que promovam melhoria da saúde do solo e do ambiente.
– Portfólio de insumos, oferecendo produtos, tecnologias e serviços que promovam impactos positivos da agricultura regenerativa.
– Finanças verdes, ferramentas financeiras de longo prazo que viabilizam e incentivam a adoção de novas práticas agronômicas e expansão da atividade agrícola sobre áreas de pastagem.
– Mensuração de carbono, que monitora o impacto positivo da implementação das práticas de agricultura regenerativa, mediante mensuração de carbono e saúde do solo.
“Por meio do ReSolu, queremos estimular a prosperidade dos produtores rurais, sem deixar de lado o uso da agricultura como ferramenta de geração de impacto positivo no ecossistema. Seguindo nosso compromisso de ajudar o mundo a prosperar, lançamos um programa que reúne benefícios para o meio ambiente, como a redução de gases de efeito estufa, a conservação de recursos hídricos e o aumento da saúde do solo e da biodiversidade”, diz Ingrid Graziano, líder de Produtos de Sustentabilidade da Cargill para a América do Sul.
Os produtores rurais que participarem do ReSolu também serão incentivados e remunerados por meio de cashbacks no portfólio de insumos da Cargill. A iniciativa é destinada a produtores do Brasil, com áreas prioritárias no MT, MS, GO e MG. A coleta de dados começa na safra 24/25, a partir de setembro.
Palestra sobre desenvolvimento sustentável e valorização econômica
Durante o evento, será apresentado o projeto AGRO+VERDE, uma iniciativa do sistema Faemg Senar, realizada por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo e a Cargill. No dia 4 de abril, a partir das 9h, no Sindicato Rural de Uberlândia (Parque de Exposições Camaru), Raphael Hamawaki – Gerente de Projetos de Sustentabilidade da Cargill – fará uma palestra sobre o projeto de recuperação de áreas promovido pela companhia.