Na corrida pelo crescimento profissional, estagiários enfrentam o desafio de provar seu valor em um ambiente corporativo muitas vezes dominado por profissionais experientes. Mas como um estagiário pode se destacar e conquistar uma promoção? Segundo Wanderley Cintra Jr., psicólogo especializado em comportamento no ambiente de trabalho, a chave está em uma combinação de proatividade, bons relacionamentos e resultados tangíveis.
“O estagiário pode usar uma estratégia que vai desde observar os desafios da equipe e sugerir melhorias, passando pela construção de uma rede de contatos que amplie a visibilidade, até a necessidade de documentar os resultados alcançados e mostrar que é confiável, cada dica é crucial para o sucesso”, comenta.
“Além disso, é importante entender que as empresas são diferentes e que analisar a cultura delas, assim como o histórico, ajuda a ser mais preciso e ganhar a sabedoria que os que já trabalham nela tem”, acrescenta.
A seguir, veja cinco estratégias sobre o que o estagiário precisa fazer para aumentar as chances de promoção:
Demonstre proatividade
A primeira delas é observar atentamente os desafios que a equipe enfrenta e pensar em soluções ou melhorias que poderiam ser implementadas. “Essa postura mostra que o estagiário está atento ao ambiente e disposto a contribuir além das suas tarefas diárias”, explica Wanderley Cintra Jr., psicólogo especializado em comportamento no ambiente de trabalho. “A proatividade também se manifesta quando o estagiário se oferece para ajudar em projetos extras”, acrescenta.
Construa bons relacionamentos
Estabelecer uma rede de contatos dentro da empresa é uma boa dica para construir uma imagem positiva. Porém, isso vai além de conhecer as pessoas com quem o estagiário trabalha diretamente. Segundo Wanderley Cintra Jr., ele deve aproveitar as oportunidades para interagir com colegas de outros departamentos, seja em reuniões, projetos em conjunto, ou até mesmo em momentos mais informais, como intervalos ou eventos da empresa. “Essas interações ajudam a ampliar a imagem e a visibilidade do estagiário dentro da organização”, diz.
Apresente resultados
Documentar e mensurar resultados é uma estratégia para demonstrar o impacto do trabalho do estagiário na empresa. Para Wanderley Cintra Jr., a conclusão de tarefas com um grau de dificuldade maior é uma oportunidade para isso. Por exemplo, se o estagiário otimizou um processo, ele pode demonstrar a economia de tempo ou recursos que sua ação gerou. “Essa prática reforça o valor dele para a empresa e cria um portfólio de realizações para apresentar em avaliações de desempenho ou conversas sobre seu futuro na organização”, destaca.
Mostre que é confiável
A pouca experiência de um estagiário, muitas vezes, o faz ser visto como uma peça de pequeno valor no tabuleiro. Uma forma de mudar isso é assumir responsabilidades. “Ao tomar a frente de atividades, o estagiário pode ganhar a confiança dos superiores. Essa confiança é essencial para o seu crescimento na empresa, pois demonstra que ele não apenas se compromete, mas também entrega o que promete”, comenta Wanderley Cintra Jr..
Deseje crescer na empresa
Quando o estagiário expressa interesse em assumir mais responsabilidades e contribuir de maneira mais significativa para a empresa, ele mostra que tem ambições alinhadas com os objetivos da organização, o que pode fazer com que os superiores o enxerguem como um candidato natural para promoções. “Quando o estagiário se posiciona como alguém que quer crescer e demonstra, na prática, que está se preparando para isso, ele cria uma imagem de profissional dedicado e comprometido, aumentando as chances de ser considerado para novos desafios e promoções”, finaliza Wanderley Cintra Jr..
Sobre Wanderley Cintra Jr.
Wanderley Cintra Jr. é psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializado em comportamento no ambiente de trabalho. Cintra possui mais de 20 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas, acumulando mais de 55 mil horas de treinamentos ministrados.
Já deu entrevistas para O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, UOL, Exame.com, O Globo, Valor Econômico, Você S/A, SBT, Você RH, dentre outros grandes veículos. Tem propriedade para falar de saúde mental, burnout, empreendedorismo, semana de trabalho com quatro dias, liderança, inteligência emocional, carreira, ambiente corporativo, dentre outros temas.
Para mais informações, acesse: https://www.wanderleycintra.com.br/
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LEONARDO GUARISO
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