Pedro Markun, pré-candidato à vereador de São Paulo, traz o inovador aplicativo “Reciclar.IA”, uma iniciativa pioneira que combina tecnologia de inteligência artificial com a promoção da sustentabilidade urbana. Este movimento marca a primeira candidatura política híbrida, unindo a visão de Markun com a inteligência da LEX, uma IA desenvolvida para facilitar a gestão na cidade.
Com São Paulo enfrentando desafios crescentes relacionados à sustentabilidade e à gestão de resíduos, o aplicativo “Reciclar.IA” surge como uma solução inovadora para engajar os cidadãos na prática da reciclagem. Segundo dados da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, apenas 3% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados na cidade, evidenciando a necessidade urgente de iniciativas que incentivem a participação ativa da comunidade.
Pedro Markun ressalta a importância do “Reciclar.IA” como uma ferramenta que não apenas educa, mas também simplifica o processo de reciclagem para os cidadãos de São Paulo: “Nosso objetivo é empoderar os paulistanos, facilitando o descarte correto de resíduos através de uma interface intuitiva e acessível. Com a ajuda da inteligência artificial da LEX, o aplicativo fornecerá informações personalizadas sobre reciclagem e dicas práticas”, disse.
Por meio de uma interface simples no WhatsApp, os usuários podem enviar fotos de itens que desejam descartar e receber informações instantâneas sobre o material se é reciclável e como deve ser descartado corretamente. Além disso, a IA oferece sugestões para reutilização de materiais e indica os pontos de coleta seletiva mais próximos, baseando-se na localização do usuário.
Markun explica que são 3 passos simples para o uso do aplicativo “Reciclar.IA”, confira abaixo:
Envie uma foto de um resíduo ou objeto que deseja descartar para o WhatsApp do “Reciclar.ia”;
A inteligência artificial analisa a imagem usando redes neurais avançadas para identificar o objeto e o material, fornecendo instruções sobre o processo correto de descarte;
Se o material for reconhecido pela base de dados da plataforma, você terá a opção de enviar sua localização e, em resposta, receberá o endereço do ponto de coleta seletiva mais próximo.
Este projeto é particularmente relevante considerando que, apesar de 76% das vias de São Paulo já contarem com coleta seletiva, apenas 3% do lixo é reciclado na cidade. Além do impacto ambiental, há uma questão econômica em jogo: a prefeitura desembolsa anualmente cerca de 300 milhões de reais com o tratamento de lixo que é descartado de forma inadequada.
O app utiliza algoritmos avançados para analisar padrões de descarte de resíduos e oferecer sugestões personalizadas aos usuários do aplicativo. Este lançamento inovador não apenas posiciona Pedro Markun como um líder visionário na política paulistana, mas também destaca seu compromisso com a inovação tecnológica e a sustentabilidade urbana. Saiba mais, aqui!
Sobre Pedro Markun:
Pedro Markun é um pioneiro no uso de tecnologia para a transformação social e política. Com uma carreira dedicada à inovação, Pedro é fundador do primeiro jornal colaborativo do Brasil e da Casa de Cultura Digital. Ele tem sido uma figura chave na promoção de dados abertos e transparência governamental. Fez parte do processo de desenvolvimento da lei de acesso à informação – LAI; co-fundou o laboratório hacker no Congresso Nacional e foi coordenador de inovação no legislativo paulista no gabinete da Dep. Marina Helou. Saiba mais, aqui!
Para informações (Imprensa):
Queissada Comunicação
Agência de RP & Digital Full Service
Pedro Amaral – conteudo@queissada.com.br – (11) 99460-2979
Laíse Marcondes – atendimento@queissada.com.br – (12) 99674-5960
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Pedro Henrique Amaral Ferreira
conteudo@queissada.com.br