A liderança feminina tem se destacado cada vez mais no cenário empresarial global, refletindo um movimento significativo em direção à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. No entanto, apesar dos avanços, ainda existem diversos desafios a serem superados – e no setor imobiliário não é diferente.
De acordo com um relatório da McKinsey & Company, empresas com maior diversidade de gênero têm 25% mais chances de alcançar uma lucratividade acima da média do setor. Além disso, o estudo revela que, embora as mulheres representem quase 50% da força de trabalho global, elas ocupam apenas 28% dos cargos de liderança sênior.
Outro dado relevante é o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra que, no Brasil, as mulheres ocupam cerca de 37,4% dos cargos gerenciais. Já os dados da pesquisa realizada pelo Instituto Mulheres do Imobiliário revelam que as mulheres no mercado imobiliário somam 54,9% da força de trabalho do segmento. Esses números, embora positivos, ainda revelam a necessidade de políticas mais efetivas para a inclusão feminina em posições de maior destaque e decisão.
A presença de mulheres em posições de liderança também tem impacto direto no ambiente de trabalho. Segundo a Harvard Business Review, equipes lideradas por mulheres tendem a ser mais colaborativas e inovadoras. Isso se deve, em parte, às habilidades de comunicação e gestão de conflitos frequentemente associadas ao estilo de liderança feminino.
Segundo a fundadora e diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, Elisa Rosenthal, a liderança feminina no mercado imobiliário está em ascensão, trazendo novas perspectivas e transformando a forma de fazer negócios. “As mulheres líderes inspiram outras mulheres a buscarem seus objetivos e ocuparem espaços de poder no setor”, afirma.
Pensando nisso, o SOMA, o maior evento dedicado ao protagonismo feminino no mercado imobiliário, promovido pelo Instituto Mulheres do Imobiliário (IMI), chega em sua terceira edição e amplia a voz das principais empreendedoras e executivas do mercado durante os dias 14 e 15 de agosto. O palco escolhido para o evento é o MASP (Museu de Arte de São Paulo), um dos mais importantes museus da América Latina e ícone absoluto da capital paulista.
Entre os destaques do evento, a programação contará com a transmissão de palestra exclusiva da Dra. Lorri Sulpizio, reconhecida especialista em liderança feminina. Sulpizio é Diretora da Conscious Leadership Academy e fundadora do Center for Women’s Leadership na Universidade de San Diego. Com interesses em dinâmicas de gênero e liderança eficaz, ela usa lições do esporte para desenvolver líderes. É certificada em vários programas de liderança, incluindo Dare to Lead™ e MBTI®, além de ser treinada em mindfulness e eneagrama. Para o SOMA, Lorri Sulpizio trará insights valiosos sobre como as mulheres podem desenvolver suas habilidades de liderança e superar os desafios no ambiente corporativo.
Maior evento voltado ao protagonismo feminino no mercado imobiliário brasileiro
Os dois dias de evento trarão pautas relevantes, dentre eles, inteligência artificial, solidão na liderança, locação por temporada, cidades inteligentes, maternidade nas empresas, burnout, marketing digital e leilões. Dentre as vozes que ecoarão no MASP, estão confirmadas: Janaína Santos, especialista em Regularização de Imóveis Comerciais e Industriais e Inspetora CREA SC; Luiza Junqueira, Arquiteta, Urbanista e Sócia-fundadora da Straubjunqueira; Danilo Igliori, Fundador da DataZAP; Bianca Setin, Vice-Presidente da Setin Incorporadora; Valéria Bechara, sócia fundadora do Jaime Lerner Advogados; Elisabete França, Secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento no Estado de São Paulo; Ana Tomazelli, psicanalista e CEO do Ipefem (Instituto de Pesquisas & Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas); Juliana Abrusio, sócia na Machado Meyer Advogados, entre outros grandes nomes.
“Nossa última edição foi fantástica, foi um encontro aberto para todas as pessoas que querem compreender esse terreno cada vez mais habitado por elas. Uma comemoração à voz das mulheres que não apenas integram, mas completam e potencializam o mercado”, menciona a fundadora do Instituto Mulheres do Imobiliário e autora do livro Proprietárias, Elisa Rosenthal. Em sua segunda edição, em 2023, o evento SOMA contou com centenas de mulheres que acompanharam palestras nacionais e internacionais.
Além das palestras, conhecimentos, experiências e conexões, o evento espera gerar potente networking, além de ser um espaço para a concretização de importantes negócios e parcerias. “O SOMA é um evento onde nós, mulheres, somos protagonistas e trazemos nossas experiências para fomentar discussões relevantes no mercado”, reforça a diretora do SOMA, Raquel Trevisan.
“É incontestável ver o quanto encontros como esse são importantes. Levantar assuntos pertinentes como habitação, protagonismo da mulher no setor e tantos outros que fizeram parte do SOMA é reforçar, não apenas a necessidade do diálogo, mas especialmente buscar soluções para combater o preconceito em todas as esferas”, finaliza Raquel Trevisan, diretora do SOMA.
O evento já conta com apoio de grandes empresas como Grupo OLX, Zap, Viva Real, Refúgios Urbanos, Charlie, Apê11, Imóveis Crédito Real, Aqua, Andaza Imóveis, Setin Incorporadora, Oka, dentre outras.
SERVIÇO:
SOMA
Data: 14 e 15 de agosto de 2024
Endereço: MASP (Museu de São Paulo) Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo–SP
Inscrições e mais informações: Para saber mais sobre a programação completa e garantir sua participação no SOMA, acesse o site oficial do evento.
Instituto Mulheres do Imobiliário
Primeiro e maior grupo feminino do setor imobiliário no País, dedicado à equidade de gênero na cadeia produtiva. Seu objetivo é promover igualdade e equidade, além de defender o meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e inclusão social, especialmente para mulheres. Suas atividades incluem educação, geração de trabalho decente, acesso à habitação, apoio ao empreendedorismo feminino e combate à discriminação. O Instituto também promove relações positivas entre áreas urbanas e participação democrática na gestão urbana. Saiba mais: www.mulheresdoimobiliario.com.br
Elisa Rosenthal é a fundadora e diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. Como mentora de profissionais de diversas áreas, ela continua motivando e preparando mulheres para cargos de liderança. Elisa foi a primeira paulista a ser certificada pelo curso de Liderança Avançada para Mulheres pela Shakti Fellowship, em parceria com a San Diego University, Califórnia. Reconhecida como LinkedIn Top Voices e TEDx Speaker, ela é uma influente colunista da HSM Management e Exame Invest. Vencedora do prêmio A Voz Feminina do Mercado Imobiliário, Elisa possui formação em Arquitetura pelo Mackenzie, pós-graduação em Administração de Empresas com extensão em Negócios Imobiliários pela Fundação Getulio Vargas e é formada como Conselheira de Administração pelo IBGC. Atualmente, ela está cursando pós-graduação em Urbanismo e o Futuro das Cidades pela PUCPR. Sua trilogia sobre liderança feminina para o LinkedIn Learning já alcançou mais de 25 mil alunos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
STEFANI PEREIRA SOARES
hello@agenciatemma.com