Ser um líder eficaz vai muito além de apenas dar ordens. A liderança verdadeira envolve inspirar, guiar e desenvolver a equipe para alcançar os objetivos da organização. Segundo o levantamento da consultoria Michael Page, 8 em cada 10 funcionários que deixam seus empregos o fazem devido a questões relacionadas à insatisfação com a liderança, falta de oportunidades de crescimento ou falta de reconhecimento.
Para se tornar um grande líder, é essencial desenvolver determinadas habilidades, como autoconhecimento, boa comunicação, flexibilidade, proatividade, empatia e a habilidade de fornecer feedback construtivo. Estas habilidades ajudam a criar um ambiente de trabalho harmonioso e eficaz.
“A liderança não é uma habilidade inata, mas uma capacidade que pode ser desenvolvida com dedicação e prática. Com uma postura positiva, responsabilidade, visão de longo prazo e constante aprimoramento, você pode se tornar um líder valorizado e eficaz, capaz de inspirar sua equipe e alcançar grandes resultados”, afirma Renata Fonseca, psicóloga, especialista em Pessoas & Cultura e sócia da Refuturiza, ecossistema pioneiro a unir educação e empregabilidade.
Para quem deseja se desenvolver enquanto liderança, os cursos de Educação à Distância (EaD) surgem como uma excelente opção. Além de flexíveis, permitem que você adquira conhecimentos atualizados e relevantes sem sair de casa. A plataforma Refuturiza oferece diversos cursos e também testes para você descobrir suas habilidades e direcionar ainda mais a sua carreira a partir de R$ 12,99 por mês.
6 habilidades para se tornar um líder de sucesso
Aprenda com grandes líderes quais as habilidades a serem desenvolvidas e comece a colocá-las em prática desde já.
Postura positiva
“Não se é líder batendo na cabeça das pessoas. Isso é ataque, não é liderança”. A frase é de Dwight Eisenhower, presidente dos EUA entre 1953 e 1961, e ressalta que um líder com uma atitude positiva consegue extrair o melhor de sua equipe.
Segundo pesquisa da Harvard Business Review, as pessoas produzem melhores resultados quando estão satisfeitas e felizes. De acordo com o estudo, ser corporativamente feliz no trabalho faz com que os colaboradores tripliquem sua capacidade de inovação, sejam 31% mais produtivos e 85% mais eficientes.
Evite críticas excessivas, pessimismo e falta de transparência. Ao invés disso, valorize os acertos e motive sua equipe, criando um ambiente saudável e produtivo.
Responsabilidade e autonomia
Um dos fundadores da Apple, Steve Jobs disse certa vez que “não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que devem fazer”.
Bons líderes orientam, mas também dão autonomia para que a equipe descubra o melhor caminho para alcançar os objetivos. Autonomia, combinada com responsabilidade, incentiva a criatividade e a inovação.
Aprimoramento contínuo
Com mais de 25 milhões de livros vendidos apenas no Brasil, o psiquiatra Augusto Cury afirmou que “o maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade”.
Um bom líder é aquele que reconhece suas limitações e busca constantemente se aprimorar, uma vez que a liderança é uma habilidade comportamental que pode ser desenvolvida com estudo e prática contínua. Esteja sempre atualizado com as melhores práticas e novas tendências.
Exemplo e inspiração
Liderar pelo exemplo é fundamental. Adlai Stevenson, político estadunidense, dizia que “é difícil liderar uma cavalaria se você não sabe montar a cavalo”.
Seja uma referência e inspiração para sua equipe, mostrando como agir e se comportar.
Desenvolvimento da equipe
Ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln ressaltava que “a maior habilidade de um líder é identificar aptidões e desenvolver competências extraordinárias em pessoas comuns”.
O crescimento da equipe é fundamental para o sucesso coletivo, por isso um líder eficaz observa e lê os profissionais, incentivando-os a ampliar e desenvolver suas habilidades.
Visão de longo prazo
Fundador e presidente do Grupo Cartão de TODOS, Altair Vilar diz que “ninguém vive do passado, mas pode morrer dele”.
Líderes devem aprender com o passado, mas focar no futuro, planejando os passos de hoje para alcançar os objetivos de amanhã. Essa visão estratégica é essencial para a sustentabilidade e o crescimento da organização.
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DENISE DE OLIVEIRA FREIRE
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